Reavivados por Sua Palavra


Salmo 106 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
20 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Humilhados à condição de escravidão, os filhos de Israel sofreram 400 anos sob a tirania de um monarca cujo objetivo principal era engrandecer o seu reino sobre todos os outros. Ouvindo o clamor de Seu povo oprimido, o Senhor suscitou os irmãos Moisés e Arão a fim de guiá-los de volta à terra que antes havia prometido por intermédio de Abraão. Pela dureza do coração de Faraó, grandes sinais e prodígios deixaram o grande reino do Egito em ruínas, abrindo caminho aos hebreus para seguir em liberdade ao destino prometido.

As vozes, porém, que antes haviam se erguido em clamor e súplica, encurralados entre os inimigos e o Mar Vermelho, logo se esqueceram das pragas que apenas com os olhos contemplaram, erguendo-se em ofensas e acusações contra a liderança de Moisés. Mais uma vez, o Senhor manifestou o Seu poder abrindo caminho seco no improvável e destruindo aos que os ameaçavam. “Então, creram nas Suas palavras e Lhe cantaram louvor. Cedo, porém, se esqueceram das Suas obras e não Lhe aguardaram os desígnios” (v.12-13).

O salmista apresentou uma lista dos pecados de Israel. Vejamos: ingratidão (v.13), desobediência (v.14), cobiça (v.15), inveja (v.16), idolatria (v.19), murmuração (v.25), rebeldia (v.33), jugo desigual (v.35), infanticídio e culto aos demônios (v.37). De forma que Deus “abominou a Sua própria herança e os entregou ao poder das nações” (v.40-41). Os grandes milagres realizados a favor de Israel certamente podem ser classificados dentre as maiores maravilhas já realizadas à vista dos homens. As pragas derramadas sobre o Egito, a abertura do Mar Vermelho, a coluna de nuvem durante o dia, a coluna de fogo à noite, o maná, a fonte de águas direto da rocha, os livramentos quanto aos inimigos que os assediavam, são exemplos da misericórdia do Senhor sobre um povo que constantemente O provocava à ira (v.29), por rejeitar as Suas leis e estatutos.

Uma sociedade sem leis é passível de desordem e toda sorte de hediondos resultados. É do intuito de Satanás promover tamanha ruína sobre o mundo, lançando sobre a Terra as sementes do engano e do desprezo pela verdade com o mesmo afinco com que instigou Israel a pecar. Ao seus agentes humanos apontarem para a Palavra de Deus como uma obra antiquada e passível de mudanças, a autoridade e a Lei de Deus são negadas e rebaixadas à condição de um mero livro de aleatória consulta.

Neste tempo em que “Satanás está exercendo o seu poder”, com suas malignas visitações cada vez “mais frequentes e desastrosas” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p.594), o maior perigo para a nossa vida e para a nossa família está em afastar-nos das verdades que, por sua eficácia pela e fidelidade de Seu Autor, são a nossa única salvaguarda. Aproxima-se o momento em que pela lealdade e obediência dos filhos de Deus, estes receberão sobre si a acusação de serem a causa das calamidades finais.

Quando for assinado o decreto que nos obriga a honrar um sábado ilegítimo, que nossa vida assinale o testemunho da “perseverança dos santos” (Ap.14:12). Esta será precisamente a prova final que definirá “a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Ml.3:18).

Pai Celestial, não queremos ser rebeldes à Tua Palavra, nem andarmos em conformidade com este século. Por isso, Te clamamos pela transformação do nosso caráter mediante a renovação da nossa mente, a fim de que experimentemos a Tua boa, agradável e perfeita vontade, e assim perseveremos até que o Senhor volte. Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Feliz semana, santos do Altíssimo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos106 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.