Reavivados por Sua Palavra


Salmo 98 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de agosto de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Você provavelmente já presenciou algum julgamento, ou já ouviu falar em muitos. Os casos mais famosos e de maior alcance geralmente dizem respeito a crimes contra a vida, ou, no cenário político, crimes de corrupção. Mas o que fica evidente em todo julgamento é que a parte prejudicada sempre espera que a justiça seja feita e que seus direitos sejam garantidos.

O Salmo de hoje nos exorta a louvar a Deus, pois “fez notória a Sua salvação; manifestou a Sua justiça perante os olhos das nações” (v.2). Deus jamais agiu e nem agirá injustamente, pois Ele é a própria justiça. Quando o povo de Israel rejeitava os Seus preceitos e estatutos, Ele os deixava sofrer as consequências de seus próprios atos. Porém, quando se arrependiam e seguiam as instruções do Senhor, Ele prontamente lhes era misericordioso e lhes fazia justiça perante as nações inimigas.

“[Todos] os confins da Terra” são convidados a celebrar “com júbilo ao Senhor” (v.4). O salmista conclama todos os povos a louvar a Deus por Sua justiça. A mensagem da salvação foi dada para ser pregada “a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo […]” (Ap.14:6 e 7). Todo aquele que tem a Cristo como seu Advogado (1Jo.2:1), não sentirá medo do Seu juízo. Porque Seu juízo virá para dar fim ao pecado e confirmar a nossa fé no “Senhor, Justiça Nossa” (Jr.23:6).

Quando Cristo retornar, Deus fará “notória a Sua salvação” e manifestará “a Sua justiça perante os olhos das nações” (v.2). Todos serão testemunhas oculares (Ap.1:7) da vitória daqueles que amaram a Deus acima de tudo, que confiaram na força de “Seu braço santo” (v.1). Com profunda contrição e reverência, sentir-se-ão indignos de estar “na presença do Senhor” (v.9), mas o Senhor mesmo os absolverá, exclamando: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt.25:23).

Guardem isso no coração, amados:
Todos os dias devemos cantar “ao Senhor um cântico novo” (v.1) e nEle buscar a purificação de nossos pecados. “Porque Ele vem julgar a terra” (v.9), e virá com justiça e equidade. Ninguém encontrará uma só razão para questionar o Seu justo julgamento e todos terão de reconhecer que “justos são os Seus juízos” (Ap.19:2). Prepara-te, pois “o Senhor, que é Rei” (v.6) vem vindo!

Pai nosso que está nos céus, nós Te louvamos por Tua graça e bondade! Damos-Te graças pela salvação em Cristo Jesus e pelo precioso dom do Espírito Santo! Somos indignos de estar em Tua presença. Necessitamos, mais uma vez, que o Senhor nos purifique e nos capacite a viver em Tua santa presença. Ajuda-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, justificados e santificados por Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos98 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.