Filed under: Sem categoria
665 palavras
Salmo missionário que convida os fiéis a proclamar a salvação divina entre as nações. Deus, o Rei, virá para julgar a Terra. O salmo ocorre com variações em 1Cr 26-33. Sua composição é atribuída a Davi. Bíblia Shedd.
Convocação para todas as nações louvarem ao Senhor como o único Deus e para proclamarem a glória do seu reinado por todo o mundo – uma antecipação no AT da missão mundial do povo de Deus no NT (v. Mt 28.16-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.
O salmista conclama todas as nações para proclamarem Deus como seu Rei. Este salmo contrasta Deus com os ídolos sem vida das nações (vs. 4-6). Bíblia de Genebra.
Este salmo foi cantado quando Davi trouxe a Arca de Deus ao templo. Bíblia Shedd.
1-3 Convocação para toda a terra cantar o louvor do Senhor entre as nações. A tríplice repetição (“Cantem” … cantem …. Cantem”) era característica dos chamados litúrgicos à adoração no AT (ver v. 7-9 e nota, ver tb. 103.20-22; 118.2-4; 135.1; 136.1-3). Bíblia de Estudo NVI Vida.
1-4 O melhor testemunho ocorre quando nossos corações estão cheios de apreciação pelo que Ele tem feito. Deus nos escolheu para anunciar “entre todos os povos, as Suas maravilhas”. Bíblia de Genebra.
1 Um novo cântico. A convocação é dirigida a Israel. No entanto, a perspectiva mundial deste salmo (ver esp. v 7) supõe aqui que o salmista tem em vista horizontes mais amplos (ver 97.1; 100.1 e nota; 117.1; ver tb. nota em 9.1). Bíblia de Estudo NVI Vida (adapt).
A realeza de Deus e nosso dever de cantar louvores a Ele são temas constantes dos salmos 95 até 100. Bíblia Shedd.
3 Entre as nações. Não apenas entre os israelitas, mas entre todas as nações da terra. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.
5 ídolos. Do heb. ‘elilim, “nada”. Aparentemente isto é um jogo de palavras entre ‘elohim, os deuses da nação, e”‘elilim, “coisas de nada” (ver 1Cr 8:4). Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.
6 O rei terrestre se veste com trajes ricos, símbolos de seu poder e o Rei dos Céus se veste com qualidades eternas. Bíblia Shedd.
7 Tributai. O adorador deve ir à casa de Deus para e não apenas para receber. A verdadeira oração faz mais do que apresentar pedidos: ela atribui honra e glória. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.
9 A verdadeira beleza de Deus é Sua qualidade mais sublime: a santidade; por isso Isaías sempre Lhe chama “o Santo de Israel”. Bíblia Shedd.
10-13 Característica teológica única: o juízo divino é associado à alegria e não ao medo, como seria de se esperar (ver também 98:4-9; 1Cr 16:31-36). Bíblia de Estudo Andrews.
10 para que não se abale. Deus criou o mundo, e Ele manterá sob seu controle as forças do caos. Bíblia de Genebra.
julga … com equidade. Deus não governa de forma caprichosa, mas de acordo com a justiça e retidão. Assim como existe estabilidade na criação, também há estabilidade na justiça. Bíblia de Genebra.
A garantia única de estabilidade social encontra-se quando uma nação pede que Deus a guia pela Sua Palavra, pelo Seu Poder. Bíblia Shedd.
11 Alegrem-se os Céus, e a terra exulte; ruja o mar e sua plenitude. Toda a natureza é convidada a participar do louvor a Deus quando Cristo vier para inaugurar o reino eterno de justiça (ver GC, 300; Sl 148:7-10; cf Sl 98:7-9). Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.
Tudo que há no universo é uma proclamação de louvor a Deus. Bíblia Shedd.
13 vem… vem … julgará. Porque Deus reina sobre todas as coisas e é o Senhor da história, Israel vivia na esperança (como anunciavam os profetas) da “vinda” de Deus – Seu atos futuros mediante os quais lideraria de modo decisivo e estabeleceria a Sua justiça na terra. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Uma profecia da vinda do Messias com Seu reino de retidão, conforme a descrição em Is 11.1-9. Bíblia Shedd.
Uma vívida imagem da vinda de Cristo para inaugurar Seu reino de justiça. A repetição da frase empresta força e vivacidade à passagem. Comentário Adventista, vol. 3, p. 955.
justiça … fidelidade. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo pra nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). Bíblia Shedd
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário