Reavivados por Sua Palavra


Salmo 80 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de julho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ó Deus dos Exércitos, volta-Te, nós Te rogamos, olha do céu, e vê, e visita esta vinha” (v.14).

O espírito de rebelião contínua de Israel levou a nação a experimentar por muitas vezes as consequências do afastamento de Deus. Entregue ao poder dos inimigos, o povo passava por períodos sobremodo escuros e sob a constante tensão do serviço vassalo. Envergonhados e humilhados, eram obrigados a suportar a zombaria daqueles que deveriam respeitá-los. Mas, quanto maior a crise, maior era o despertamento para a necessidade vital de restauração em Deus.

A oração de Asafe, em forma de louvor, apresenta pontos importantes que representam o caminho desta restauração:

1. Asafe se referiu ao Senhor como “pastor de Israel” (v.1), como Aquele que cuida do Seu povo e lhe oferece tudo de que necessitam;
2. Ele citou o nome de José, o filho amado de Jacó; uma representação do amor do Senhor por Seu povo;
3. Ele também se referiu a Deus como Aquele que está “entronizado acima dos querubins” (v.1); uma referência ao “Shekinah” e à habitação celestial de Deus;
4. Por três vezes, recitou a bênção de Arão; um símbolo da obra sacerdotal de Cristo, que opera para a salvação do Seu povo;
5. Ao destacar as obras de Deus no passado, o salmista apelou para a realização de uma obra de restauração no seu tempo. Mesmo que motivado por inabalável confiança, Asafe sabia que somente uma obra de reavivamento e reforma resgataria o povo de uma situação degradante, para a posição que o Senhor lhe havia designado na Terra.

Podemos concluir que esses pontos destacados no Salmo de hoje constituem a nossa jornada rumo ao Lar. Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador pessoal, confiamos de que Ele nos guiará como filhos amados; que do Céu, no Santo dos Santos, Jesus intercede por nós e, por meio de Seu Espírito nos vivifica e restaura para a salvação. Portanto, nestes últimos instantes da Terra, que nossas vozes se unam em oração e “súplica por todos os santos” (Ef.6:18). Supliquemos pelo tão necessário e urgente batismo com o Espírito Santo!

Logo, do Céu virá o comando: “chegou a hora de ceifar, visto que a seara da Terra já amadureceu!” (Ap.14:15). E todo o que for regado com a chuva serôdia, “este habitará nas alturas […], o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas”, e os seus “olhos verão o Rei na Sua formosura” (Is.33:16-17). Que “até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto” (Is.32:15), semelhante a Asafe perseveremos em oração e ação de graças ao Deus dos Exércitos que luta por nós.

“Dá ouvidos, pastor de Israel”, ao nosso clamor pelo batismo do Teu Espírito! “Restaura-nos, ó Deus, faze resplandecer o Teu rosto, e seremos salvos”. “Ó, Deus dos Exércitos, volta-Te, nós Te rogamos”! “Seja a Tua mão sobre o povo da Tua destra”! “Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos”! Em nome de Jesus, Amém! Vigiemos e oremos!

Bom dia, salvos pelo Senhor dos Exércitos!

Rosana Garcia Barros

#Salmos80 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.