Reavivados por Sua Palavra


SALMO 79 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
24 de julho de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 79 – Nós sofremos por causa de nossas atitudes e também por causa das atitudes dos outros. Causamos problemas a nós mesmos e aos outros, e outros também causam problemas a nós.

Portanto, mesmo que nos esforçamos intensamente pelo que é certo, sempre terá alguém tentando prejudicar-nos.

A nossa fuga diante de toda esta triste fatalidade é buscar orientação, consolo e perdão através da oração ao Deus ricamente misericordioso e generoso. Podemos clamar a Ele quando perversos incomodam a Seu povo ou quando pessoas cruéis chacinam aos representantes de Deus neste mundo.

1. Neste mundo injusto e corrupto existem invasores que surgem de vários lugares, em diversas ocasiões. Invadem a vida das pessoas, saqueiam a paz e roubam a alegria. Escarnecedores blasfemam de Deus e de Seus representantes no mundo tenebroso (Salmo 79:1-4).
2. Deus não esquece Seu povo, ainda que Seu povo se esqueça dEle. Deus não despreza Seu povo; por isso, nos momentos de dificuldades é só orar que Deus ouve e dá atenção aos feridos. Asafe nos deixa esse legado inspirado permeado de intercessão pelo povo em aflição:

É preciso…

a) …reconhecer os pecados, pedir pela misericórdia de Deus e depender genuinamente de Sua graça (Salmo 79:5, 8).
b) …clamar por ajuda de Deus pela libertação e salvação de tudo aquilo que assola ao povo em suas debilidades (Salmo 79:6-7, 9).
c) …buscar a intervenção de Deus para lidar com os opositores e detratores do povo de Deus (Salmo 79:10-12).
d) …depender de Deus como ovelhas para então dar-Lhe graças para todo o sempre (Salmo 79:13).

Ao nos aproximarmos de Deus, muitas coisas mudam em nosso coração. Alguém disse que “onde há mansidão, as tendências naturais estão sob o controle do Espírito Santo. A mansidão não é uma espécie de covardia. É o espírito que Cristo manifestou ao sofrer injúria, ao tolerar ofensas e insultos. Ser manso não é abrir mão de nossos direitos, mas nos manter sob controle diante da provocação de cedermos à raiva ou ao espírito de vingança. A mansidão não permitirá que a paixão tome a dianteira”.

Jesus foi além de Asafe, deixando-nos um legado maior e mais nobre (ver Lucas 6:22-23, 27-36). Vamos elevar nosso padrão de vida? Vamos ser mais cristãos em nossas atitudes?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.