Reavivados por Sua Palavra


Salmo 46 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na Terra” (v.10).

Em meio a uma pandemia sem precedentes, crise econômica, desastres ambientais e um crescente êxodo de refugiados decorrente dos conflitos infindáveis, o mundo tem vivido um período de grande transtorno. E até muitos que não são atingidos diretamente por tais situações têm entrado nas estatísticas da depressão e da ansiedade, provocadas pelo medo. O período crítico do Covid-19 só veio provar, apesar de toda a tecnologia e avanços na ciência, a fragilidade humana e a força comprobatória das profecias para o tempo do fim.

Muitos têm soado alarmes falsos, dando um enfoque exagerado no problema, e esquecem do Solucionador de problemas. Tudo o que está acontecendo tem sim o seu lugar no cumprimento das profecias bíblicas. Mas não devem ser um fim em si mesmos. A nossa posição como aqueles que aguardam a gloriosa aparição de Cristo deve ser a de dar o sonido certo ao mundo: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a Terra se transtorne” (v.1-2).

O Salmo de hoje é um pedido do Senhor ao Seu povo em tempo de tribulação: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” (v.10). Ele nos diz: “Permaneçam tranquilos nos momentos de dificuldade e confiem em Mim”. Foi inspirado nas palavras deste Salmo que o grande reformador protestante Martinho Lutero compôs o hino “Castelo Forte”. Enquanto atravessava o vale da sombra da morte da Idade sombria, o fiel servo de Deus e atalaia das Escrituras marchava sob a forte convicção do cuidado de Deus. Apesar do grande assédio do Maligno, Lutero avançava pelo poder do alto que de sua fraqueza extraía força.

O “Deus de Jacó” (v.7) e o Deus de Lutero é O mesmo Deus que nos diz hoje: “Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o Meu nome, e Eu a ouvirei; direi: é Meu povo, e ela dirá: O Senhor é meu Deus” (Zc.13:9). “Há um rio”, amados, “cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela” (v.5), e é para lá que Ele deseja nos levar. Ó, bendita esperança!

Onde estão os “Luteros” atuais dispostos a declarar guerra contra as forças espirituais do mal através de uma vida de oração e obediência à Palavra de Deus? Onde estão os homens, mulheres, jovens e crianças que farão esta terra contemplar “as obras do Senhor” (v.8), pelo poder do Espírito Santo? Onde estão aqueles que, pela luz da verdade em suas vidas, serão agarrados pelas vestes e ouvirão “de todas as línguas das nações […]: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (Zc.8:23)? Que nossa vida seja uma sensata declaração das palavras finais do hino de Lutero:

“Sim, que a Palavra vencerá, sabemos com certeza;
E nada nos assustará, com Cristo por defesa.
Se temos de deixar parentes, bens e lar;
Embora a vida vá, por nós Jesus está e nos dará Seu reino”
(“Castelo Forte”, Novo HASD, no 73).

Vem, Senhor Jesus! Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo remanescente de Deus!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Salmos46 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de VALTEIR RIBEIRO

Uma benção de Deus. Parabéns. Nosso Deus seja louvado.

Comentário por VALTEIR RIBEIRO




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.