Reavivados por Sua Palavra


Salmo 34 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle se refugia” (v.8).

Diante de um Salmo tão belo e repleto de ricas mensagens de fé e de adoração, fica difícil pensar que Davi o escreveu após o episódio em que se fingiu de louco diante de Aquis, rei dos filisteus (1Sm.21:10-15). Aquele relato me faz rir todas as vezes que o leio, pois fico imaginando a cena. Então, me deparo com o Salmo de hoje e me pergunto: Toda esta inspiração veio depois daquele teatro de loucura de Davi?

Lembro-me, então, de uma outra história que, semelhante a de Davi, salvou a vida de uma senhora cristã em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial. Quando os soldados invadiram a sua propriedade, ela saiu de casa descabelada, toda suja, com uma vassoura na mão e gritando palavras sem sentido. Assustados, pensando que ela fosse alguma espécie de bruxa ou feiticeira, os soldados fugiram e assim a sua vida e a sua integridade física foram preservadas (você pode ler a história na íntegra, no livro “Mil Cairão ao Teu Lado”, da Casa Publicadora Brasileira).

No momento em que Davi foi posto frente a frente com o rei filisteu, aparentemente ele não tinha chance alguma de escapar e nada do que ele dissesse poderia justificá-lo. Então, Davi buscou o Único capaz de livrá-lo naquele momento (v.4). O fingir-se de louco não calou o seu clamor (v.6). Aos nossos olhos pode até soar estranho tal atitude, mas, para Davi, a forma como ele conseguiu escapar de uma morte certa, foi uma prova inequívoca de que o Senhor é bom e de como é verdadeiramente feliz todo aquele que nEle se refugia (v.8). Foi uma experiência tão real e tão forte, que ele pôde sentir a presença do anjo do Senhor ao seu lado (v.7).

Davi escolheu refrear a língua e esperar em Deus (v.13). Certamente, ele teria muito o que falar diante daquele rei perverso e pagão, mas o procurar a paz (v.14) era o mais sensato a se fazer naquele momento. Ele foi levado à presença de Aquis como um herói de guerra, e saiu como um louco. Se Davi tivesse buscado argumentar naquele momento, só provocaria ainda mais a ira de seus inimigos (v.21).

De coração quebrantado e espírito oprimido, ele pôde sentir, mediante uma situação inusitada, que o Senhor estava com ele (v.18); que os olhos de Deus repousaram sobre ele e que os ouvidos divinos ficaram bem atentos ao seu clamor (v.15). Depois do que ali aconteceu, Davi tinha a firme certeza de que, por mais que tivesse que passar por muitas aflições, Deus o livraria de todas elas (v.19); e que não há condenação para todo aquele que confia no Senhor (v.22).

Muitas vezes não entendemos o agir de Deus. Certamente, o Espírito Santo motivou Davi a reagir daquela maneira. Mas o que pode nos parecer loucura, também pode ser o método divino para nos salvar. Noé anunciou um dilúvio em uma época em que nunca havia chovido. Jonas fugiu de Deus e foi engolido por um grande peixe. O Senhor pediu ao profeta Oseias que se casasse com uma mulher adúltera. São apenas alguns exemplos de que o nosso conhecimento é demasiadamente limitado diante da sabedoria divina. E foi nesse Salmo que o Senhor inspirou Davi a escrever mais uma profecia messiânica, como vimos no versículo vinte.

Portanto, amados, aceitemos o amoroso convite da Palavra do Senhor: “Vinde, filhos, e escutai-me” (v.11). Quando procuramos ouvir a voz de Deus acima de qualquer voz humana, Ele nos faz enxergar a Sua provisão em meio ao improvável. Provai e vede! Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, tementes a Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos34 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de José Magalhães

Nunca imaginei que alguém pudesse rir da situação que Davi estava passando. Penso que todo ser humano tem seus limites, e entendo que a fase que Davi estava passando beirava de fato à loucura. Pelas misericórdias de Deus isso não aconteceu.

Comentário por José Magalhães

Avatar de Ivan Barros

Sabendo o desfecho, que tudo passou e Davi escapou incólume, a gente encara o relato com mais leveza.

Eu já passei por alguns “perrengues” que foram difíceis, mas, depois de resolvidos, ficaram as lembranças que me fazen rir do ocorrido… 😅😅😅

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.