Filed under: Sem categoria
763 palavras
O Salmo 33 é um hino de celebração, que louva Yahweh como criador, supremo soberano e provedor fiel daqueles que O temem. CBASD.
1 Exultai. Do heb. naman, “dar um vibrante grito de júbilo”. Os v. 1 a 3 são a introdução do salmo e um convite aos justos para louvar a Yahweh com instrumentos musicais. CBASD.
fica bem. Do heb. na’wah, ‘apropriado”, “conveniente”. O dom da gratidão é próprio dos justos. CBASD.
2 harpa. Do heb. kinnor, literal “lira” [raiz da palavra Kinnereth, outro nome do mar ou lago da Galiléia, que tem a forma aproximada de uma lira]. CBASD.
saltério. Do heb. nebel, um instrumento como a harpa. … Somente o melhor é o suficiente para a adoração a Yahweh. CBASD.
3 novo cântico. Novas bênçãos requerem novo agradecimento e novos hinos de louvor (ver Sal 40:3; 96:1). Não se deve limitar a usar sempre o que tem sido usado. Circunstâncias diferentes requerem uma expressão adequada e oportuna em palavras de adoração e louvor. CBASD.
4 a palavra do SENHOR é reta. Os v. 4 a 21 expõem as razões para louvar a Yahweh. Dentre elas está o fato de que Yahweh é justo e misericordioso (v. 4, 5, 18; ver Sl 25:10; 26:3; 36:5,6). CBASD.
Todas as palavras de Deus são corretas e verdadeiras – elas podem ser confiáveis. A Bíblia é confiável porque, ao contrário das pessoas, Deus não mente, esquece, muda suas palavras ou deixa suas promessas sem cumprir. Podemos confiar na Bíblia porque ela contém as palavras de um Deus santo, confiável e imutável. Life Application Study Bible Kingsway.
6-9 Este é um resumo poético do primeiro capítulo de Gênesis. Deus não é apenas o coordenador das forças naturais, ele é o Senhor da criação, o Deus todo-poderoso. Por ser todo-poderoso, devemos reverenciá-lo em tudo o que fazemos. Life Application Study Bible Kingsway.
6 por Sua palavra. A segunda razão para louvar é que Yahweh é o criador de tudo o que existe. Jesus é o “Verbo” (Jo 1:1) que fez “todas as coisas” (Jo 1:3). CBASD.
o exército deles. Os corpos celestes, conforme indica a estrutura paralela do versículo. CBASD.
9 Ele falou, e tudo se fez. Ou, simplesmente “Ele falou, e era”, suprimindo a palavra “fez”; ou ainda “Ele falou, e passou a ser”. […] Deus é apresentado como criador, em contraste com qualquer deus que [se] pretenda ser capaz de criar. A excelência da linguagem usada para descrever os atos criativos de Deus não tem paralelo na literatura (ver Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26). CBASD.
10 o Senhor frustra. A soberania de Yahweh (v. 10, 11) é a terceira razão para o louvor. CBASD.
11 “Os planos do Senhor permanecem para sempre”. Você está frustrado com as inconsistências que vê nos outros, ou mesmo em si mesmo? Deus é totalmente confiável – suas intenções nunca mudam. Há uma promessa de que dons bons e perfeitos nos vêm do Criador que nunca muda (Tiago 1:17). Quando você se perguntar se existe alguém em quem possa confiar, lembre-se de que Deus é totalmente consistente. Deixe-o aconselhar você. Life Application Study Bible Kingsway.
12 feliz. Este trecho antecipa os v. 18 a 20, introduzindo a ideia da relação especial entre Deus e Israel. CBASD.
13 olha dos céus. A quarta razão para louvar é a onipresença e a onisciência de Yahweh. CBASD.
16, 17 Cavalo refere-se à força militar. Como Deus governa e anula todas as nações, os líderes nunca devem confiar em seu poder físico. O poderio militar não é o fundamento de nossa esperança. Nossa esperança está em Deus e em sua graciosa oferta para nos salvar, se confiarmos nele. Life Application Study Bible Kingsway.
16 não há rei que se salve. A quinta razão para louvar é a onipotência de Yahweh. Ao se referir à relativa impotência de governantes, homens fortes e cavalaria, o salmista deixa subentendido que somente Yahweh é onipotente. Esse é um recurso poético extraordinário, cujo significado subjacente é percebido apelas pelo leitor mais atento. CBASD.
18, 19 Esta não é uma garantia férrea de que todos os crentes serão libertos da morte e da fome. Milhares de santos cristãos tem sido espancados até a morte, chicoteados, alimentados a leões ou executados (Romanos 8:35, 36; Hebreus 11:32-40). Deus pode (e muitas vezes milagrosamente o faz) livrar seus seguidores da dor e da morte, embora às vezes, para propósitos conhecidos apenas por Ele, Ele opte por não fazê-lo. Quando confrontados com essas duras realidades, devemos nos concentrar nos sábios julgamentos de Deus. O escritor estava implorando pelo cuidadoso cuidado e proteção de Deus. Em tempos de crise, podemos colocar nossa esperança em Deus. Life Application Study Bible Kingsway.
18 os olhos do Senhor. A sexta razão para louvar é que se pode confiar em Yahweh para proteger o povo escolhido. CBASD.
Fonte: CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 798, 799.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário