Filed under: Sem categoria
539 palavras
Este é um salmo de gratidão que comemora o livramento de um grande perigo, talvez de uma enfermidade grave. O significado das palavras do subtítulo “dedicação da casa”é incerto. … O salmo é evidentemente pessoal. O poeta expressa profunda gratidão a Deus por Sua bondade e detalha sua experiência durante a enfermidade. Na sinagoga moderna, o salmo é lido da Festa de Dedicação (Hanukah). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 790.
Davi pode ter escrito este salmo quando dedicou a eira de Araúna que se tornou o futuro local do templo e depois que Deus parou a grande praga que ele havia usado para disciplinar Davi (1 Crônicas 21:1 – 22:6). A doença grave mencionada em 30:2, 3 pode referir-se a uma doença que Davi teve ou à própria praga. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Exaltarei. Tornar supremo em pensamento e afeição. CBASD, vol. 3, p. 790.
3 Cova. A explicação mais natural é considerar que o salmista esteve gravemente enfermo de modo que sentiu estar perto da morte. CBASD, vol. 3, p. 790.
5. Não passa de um momento. A ira de Deus é passageira no caso de alguém que peca, se arrepende e confessa, pedindo misericórdia (v. 8-10). CBASD, vol. 3, p. 790.
O Seu favor. Diferente da ira, o favor divino é duradouro, por toda a vida (ver Sl 16:11). CBASD, vol. 3, p. 790.
Como uma injeção dada por um médico, o desconforto da ira de Deus dura apenas um momento, mas os bons efeitos duram muito tempo. Deixe a ira de Deus ser uma dor aguda que o avisa para se afastar do pecado. Life Application Study Bible Kingsway.
Dura. Do heb. lin, “passar a noite”. A ideia expressa pelo hebraico é de que “o choro chega ao anoitecer para passar a noite, mas pela manhã há alegria”. CBASD, vol. 3, p. 790.
Alegria. Se tivermos comunhão com Deus, a noite de tristeza sempre se dissipará com a manhã de alegria. CBASD, vol. 3, p. 790.
6, 7 A segurança fez Davi se sentir invencível. Embora soubesse que suas riquezas e poder vinham de Deus, eles subiram à sua cabeça, deixando-o orgulhoso. Riqueza, poder e fama têm um efeito inebriante sobre as pessoas, tornando-as autossuficientes, facilmente destrutíveis. Não se deixe enganar pela falsa segurança da prosperidade. Dependa de Deus para sua segurança e você não será abalado quando as posses mundanas desaparecerem. Life Application Study Bible Kingsway.
7 Voltaste o rosto. A enfermidade ou o perigo foi para o salmista um sinal de que Deus tinha retirado dele Seu favor (ver com. de Sl. 13:1). CBASD, vol. 3, p. 791.
9 Que proveito … ? O argumento “sugere um comovente quadro de confiança e intimidade infantil que o salmista tinha com Deus” (Oesterley). Esse tipo de súplica é tipicamente hebraica. CBASD, vol. 3, p. 791.
10 Sê Tu, SENHOR, o meu auxílio. Com o sofrimento ele aprendeu que seu único auxílio estava em Deus. CBASD, vol. 3, p. 791.
11 Folguedos. Evidência de alegria. As crianças dão pulos quando estão felizes e agradecidas (ver Êx 15:20; Jr 31:4, 13; ver com. de 2Sm 6:14). CBASD, vol. 3, p. 791.
Pano de saco. O traje do que está pesaroso (ver Jó 16:15; Is 3:24). CBASD, vol. 3, p. 791.
12 Para sempre. Literalmente, “por uma idade”, isto é, durante a vida do salmista. Ele se propõe a agradecer a Deus em todas as suas atividades; aprendeu a lição da adversidade, que o habilita a se manter firme na prosperidade. CBASD, vol. 3, p. 791.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário