Reavivados por Sua Palavra


Salmo 30 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de junho de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“[…] Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (v.5).

Certo dia, conversando com meu filho sobre o sol se pôr mais tarde no Sul do país, ele me disse: “Que legal! Gostaria de morar lá, porque o dia dura mais”.

Parece que tudo fica melhor quando os primeiros raios do sol apontam no horizonte. A luz traz consigo a vida. Tanto, que quando um bebê está para nascer, dizemos que a gestante está para dar à luz. Já a noite traz consigo a escuridão, que por sua vez, é como um símbolo da morte. Davi fez um contraste entre sentimentos e emoções ao comparar a noite com a tristeza e o pranto, e a manhã com a alegria e a celebração.

Costumamos ser muito rápidos e diligentes para pedir, mas lentos e negligentes para agradecer. Cada manhã que acordamos com vida é motivo mais do que suficiente para darmos graças a Deus. Enquanto muitos desceram à sepultura, nossa vida foi mais um dia preservada (v.3). A noite é como se fosse um “vale da sombra da morte” no tempo (Sl.23:4). Por mais que os santos de Deus (v.4) tenham que enfrentar situações escuras, por mais que as adversidades os façam chorar, a noite “não passa de um momento” (v.5), isto é, o sofrimento dos filhos de Deus é passageiro. Logo vem a manhã trazendo a alegria e o favor de Deus que “dura a vida inteira” (v.5).

Anoiteceu em sua vida? Tudo se converteu em choro? Clame ao Senhor por socorro (v.2) e Ele lhe tirará “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Ele converterá o seu pranto em festa; tirará as suas vestes de luto e lhe vestirá de alegria (v.11). Você sempre terá um cântico no coração e a sua vida será uma melodia em gratidão ao Deus da sua salvação. O que quer que esteja escurecendo a sua vida, que lhe faça pensar que não tem mais jeito, que faça com que inimigos se deleitem em seu sofrimento, se Deus for o seu auxílio, é só uma questão de tempo até que a sua alegria se torne em “dia perfeito” (Pv.4:18).

De certa forma, fazendo um paralelo, todos nós vivemos em um “mundo noite”. Doenças e morte nos cercam por todos os lados. Mas os que esperam no Senhor e na preciosa e fiel promessa da segunda vinda de Cristo, sabem que o choro pode até durar na noite que é este mundo, mas a alegria no mundo onde “já não haverá noite” (Ap.22:5) durará para sempre. “E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap.7:17).

Apeguemo-nos, pois, às promessas do Senhor, pois elas “são fiéis e verdadeiras” (Ap.22:6). Clamemos a Deus por auxílio e compaixão (v.10)! Então, muito em breve, estaremos rendendo graças para sempre (v.12) na cidade que “não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap.21:23). Vigiemos e oremos!

Bom dia, santos do Altíssimo!

Rosana Garcia Barros

#Salmos30 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.