Reavivados por Sua Palavra


Obadias by jquimelli
22 de setembro de 2014, 0:00
Filed under: consequências | Tags: , , ,

Comentário devocional:

Este é o menor livro de um profeta no Antigo Testamento, apenas 21 versos. Que orientações Israel recebeu deste curto livro e que tipo de ajuda ele pode ser para nós hoje?

A mensagem de Obadias foi dirigida contra Edom, a nação dos descendentes de Esaú. Os israelitas e os edomitas eram, portanto, os descendentes dos dois filhos de Isaque (ver Gên 27). Mas o incidente da luta pela primogenitura criou uma hostilidade permanente entre estes dois “irmãos de sangue” Esaú e Jacó.

A história de Edom reflete o contínuo desdobramento da lei da “iniqüidade dos pais sobre os filhos” (ver Êxodo 20: 5). Os edomitas odiavam os israelitas, muito após a morte de Esaú e esta hostilidade continuou especialmente depois que eles se recusaram a permitir que os filhos de Israel tomassem o caminho mais curto através do seu território em seu caminho para Canaã (veja Números 20: 14-21).

A descrição que Obadias fez de Edom foi: “O orgulho do seu coração te enganou” (v 3.). Eles estavam orgulhosos de sua aparentemente inexpugnável fortaleza no alto de uma montanha, onde existiam várias áreas de armazenamento subterrâneo para a captura de água da chuva. Esta antiga fortaleza era chamada de Sela, e hoje a conhecemos como Petra. As pessoas hoje podem visitar esta antiga fortaleza, alguns a cavalo, através de uma estreita passagem de aproximadamente 1,5 quilometros de comprimento, que em alguns trechos não é mais larga do que a extensão dos braços abertos. Os edomitas se sentiam muito seguros em sua fortaleza e se orgulhavam dela! 

Que lições Obadias têm para nós hoje?

1 A história do caráter de Esaú e o orgulho de seus descendentes é uma lição para toda a família ou nação motivada pelo orgulho: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Prov 16:18 NVI).

2 Nesta terra o orgulho não será glorificado para sempre. “Como tu o fizeste, assim se fará contigo” (v. 15 ARA).

3 A justiça e a bondade de Deus terão a palavra final: “Mas no monte Sião haverá livramento; o monte será santo” (v 17).

Herbert Edgar Douglass, Th.D.

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/oba/1/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Obadias 

Comentário em áudio  


4 Comentários so far
Deixe um comentário

O orgulho cada vez mais nos afasta de Deus, precisamos a cada dia nos aproximar dele e pedir perdão por nossos orgulhos, o orgulho não nos leva a nada . Precisamos reconhecer que precisamos diariamente da presença do Senhor em nossa vida.

Comentário por raquel ferreira

Lembrei-me agora de uma semana de oração feita pelo Pr. Bullon baseada no livro de Obadias. Quantas lições tiradas de um livro tão pequeno. Maravilhosa Palavra de Deus!!!

Comentário por Cosme Ribeiro Peixoto

Esta Lição De Obadias nos ajuda Crermos na Palavra do nosso Bom Deus e cermos onesto e sicéros com nosso Deus , amo tudo que se referem ao nosso Deus , Palavras maravilhosas , mais ainda comfiarmos nas palavras do Nosso Pai do Céu que nos Ensina sobre a volta Volta de Jesus Cristo !!

Comentário por Janai Padilha Pessoa

A justiça e a bondade de Deus terão a palavra final: “Mas no monte Sião haverá livramento; o monte será santo” (v 17).

“Nesta história do Grande Conflito Cósmico (Bem x Mal)que estamos inseridos temos necessariamente que optar por uma posição”.

“Eu e minha casa serviremos ao SENHOR”…e assim até o final !!!!!!! Josué 24:15

Comentário por Djair Goulart de Souza




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: