Reavivados por Sua Palavra


Salmo 119 by Jeferson Quimelli
4 de dezembro de 2013, 0:39
Filed under: Salmos | Tags: , , ,

Introdução:

Meditação devocional sobre a Palavra de Deus. Bíblia NVI Vida.

A maneira de encarar os ensinamentos de Deus. Bíblia Shedd.

Lindo hino acróstico sobre a lei de amor de Deus, sobre a força que traz em meio à opressão e sobre a lealdade a Deus. Andrews Study Bible.

O Salmo 119 apresenta a alegria e felicidade que vem à pessoa que toma a lei de Deus como conselheira e guia.
O salmo é acróstico e consiste em 22 seções que representam as 22 letras do alfabeto hebraico; cada seção contém oito versos […] No hebraico, todos os versos da primeira seção começam com ‘alef, a primeira letra do alfabeto hebraico; todos os versos da segunda seção começam com beth, a segunda letra do alfabeto hebraico, e assim por diante. […]
O primeiro verso é o texto sobre o qual o restante do salmo discursa. ["Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!" (v. 1, NVI)] Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1005.

Comentário devocional:

Este é o capítulo mais longo da Bíblia e é dividido em 22 segmentos. Cada segmento ou estrofe é uma meditação sobre as excelências da Palavra de Deus e da importância dela em nossas vidas.
É uma canção de amor apaixonado de Davi pela Palavra de Deus.

Olhemos para as três grandes religiões do mundo, o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. Observe como os seguidores das duas primeiras religiões são tão fortemente comprometidos com os seus livros sagrados. Mas, e os cristãos?

De acordo com pesquisas recentes apenas metade dos que se dizem cristãos fazem escolhas morais com base nos princípios e normas das Escrituras. Isso não deveria ser assim.

É incrível como Deus preservou a Bíblia ao longo da história. Ela é publicada em mais de 400 línguas e milhares de exemplares são distribuídos todas as semanas. Mais livros foram escritos sobre a Bíblia do que sobre qualquer outro assunto e mais escritores citaram a Bíblia do que qualquer outra fonte. Existem mais manuscritos antigos da Bíblia do que documentos de qualquer outro escrito antigo popular. Então, quando Davi canta a Palavra de Deus como uma luz que brilha na escuridão (v. 105), a evidência é esmagadora.
Milhões de pessoas tiveram suas vidas iluminadas pela Palavra. Então deixe a luz brilhar em sua vida também!

Muitas bênçãos nos chegam a partir do estudo da Palavra de Deus, mentalmente, fisicamente , e, acima de tudo, espiritualmente. Como Davi diz: "Como são felizes os que obedecem aos Seus estatutos e de todo o coração O buscam!” e “Guardei no meu coração a Tua palavra para não pecar contra Ti” (v. 2,11 NVI). E foi isso que Jesus fez. Quando tentado no deserto pelo maligno, Ele dependeu unicamente das Escrituras (Mateus 4:1-11). Isso é o que precisamos fazer cada vez mais à medida que avançamos em direção ao fim dos tempos.

Passemos tempo com a Palavra de Deus. Não somente para aprender intelectualmente o que a Bíblia diz, mas para colocar em prática os seus ensinos em nossas vidas. Deus fala amorosamente ao nosso coração através da Bíblia.

Do mesmo modo como Jesus dependia unicamente da Palavra, pautemos também nossos pensamentos e ações unicamente pela vontade de Deus!

Dwight Nelson
Andrews University, Estados Unidos

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/119

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Salmo 119: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/salmos/sl-capitulo-119/



Salmo 118 – O meio de nossa leitura by Jeferson Quimelli
4 de dezembro de 2013, 0:24
Filed under: Bíblia

Chegamos ao meio de nossa leitura – são 594 capítulos lidos até ontem e temos mais 594 à nossa frente.

Só temos a agradecer ao Senhor por este maravilhoso projeto e porque cada vez mais pessoas tem descoberto a Sua voz nesta leitura compassada e, nela, a direção para a sua vida.

Louvado seja nosso Deus! – Jeferson Quimelli

Este Salmo está entre o menor (117) e o maior capítulo bíblico (119). O verso 8 do Salmo 118 é considerado o versículo localizado exatamente no centro da Bíblia. O qual tem uma mensagem importante: “Melhor é refugiar-se no Senhor do que confiar no homem”.

É possível que Jesus tenha cantado este Salmo na noite que antecedia a Sua morte. Este Salmo é maravilhoso, além de extremamente importante para todo servo de Deus.

Seus 29 versos é um hino antifônico em que um indivíduo canta sua gratidão a Deus (vs. 5-7, 10-14, 17-21, 28), intercalando com o canto congregacional do povo (vs. 1-4, 8-9, 15-16, 22-27, 29). Destes versos é possível destacar os seguintes ensinamentos:

1. É importante animar a si mesmo e a outras pessoas a confiar em Deus, baseado na experiência de poder e da compaixão de Deus (vs. 1-18). Isso é reavivamento individual e coletivo.

2. A porta de entrada para a adoração é pela porta da justiça, provida por Deus, a qual é Jesus Cristo (vs. 19-20). Esta é a entrada ao reavivamento espiritual!

3. A base de toda a confiança é Deus e Seu Messias, a pedra rejeitada e depois escolhida (v. 22). Jesus, a Pedra, é o motivo das ações de graças do salvo (v. 21) e o plano maravilhoso de Deus (v. 23). Ele é a base para o reavivamento da morte do pecado!

4. O dia especial de Deus é o dia de alegria, libertação e salvação para os que entram pelas portas e confiam em Seu plano (vs. 24-27). A primeira e a segunda vinda de Cristo é a causa do reavivamento e reforma espirituais.

Se a confiança estiver firmada em qualquer coisa que não seja em Deus, a pessoa estará fadada ao fracasso.

Por outro lado, quem confia plenamente em Deus e aceita Seu plano de salvação (O Messias) reconhecendo Sua divindade (v. 27) e que Ele traz luz, vida e alegria a Terra; elevará louvores de ações de graças aos Céus (v. 28) e convidará outras pessoas a fazerem o mesmo, pois Deus é bom e a Sua misericórdia dura para sempre (v. 29) – Pr. Heber Toth Armí.