Comentário devocional:
O Salmo 84, como outros salmos, tem sido fonte inesgotável de inspiração para poetas e compositores, como a feita por Brahms: “Como é agradável o lugar da tua habitação” [“How lovely is thy dwelling place!”].
Este é “um Salmo dos filhos de Coré”. Como é maravilhoso que os descendentes do grande rebelde, Coré, não tenham seguido os seus passos! Pelo contrário, eles amavam o serviço que faziam no Templo de Deus. Eles consideravam o “santuário-templo”, como o lugar da habitação de Deus e desejavam “contemplar a Sua face”.
Eles também amavam estar no templo. Os corais organizados pelo músico Davi tinham muito prazer em estar nos aposentos especialmente construídos para eles, adjacentes ao santuário de Deus: “Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-Te sem cessar!” (v. 4, NVI).
Neste salmo são expressos os sentimentos dos peregrinos, que se dirigem a Jerusalém e que, ao passarem pelo Vale de Baca, “lugar de choro”, se refrigeram com a lembrança do cuidado de Deus e são fortalecidos a prosseguir a caminhada (v. 7). Eles seguem na expectativa de estar no lugar onde um dia vale mais do que mil em outros lugares (v. 10).
O Salmo conclui com lindas expressões de gratidão a Deus, reconhecendo que o Senhor é luz, proteção e tem prazer de fazer o bem e favorecer e honrar os Seus amados (v. 11). E como é feliz aquele que nEle confia (v. 12).
Senhor, amamos nos reunir na Tua casa para Te adorar. Ali, na companhia dos irmãos, compartilhamos as bênçãos da Tua presença. Transforma o nosso coração para que estejamos em plena harmonia conTigo e sintamos o pleno prazer de estar em Tua presença.
Beatrice Neall
Estados Unidos
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/84/
Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Salmo 84
2 Comentários so far
Deixe um comentário
O salmos 84 – fala sobre o local de habitação de Deus, o antigo santuário era um local de encontro entre Deus e o homem, ” me farão um santuário para que eu habite no meio deles”. Esse é o maior desejo de Deus habitar conosco, estar conosco. Todavia é preciso fazermos algumas reflexões: Hoje Deus ainda continua com o mesmo desejo de habitar conosco, mas nossos templos realmente abrigam a sua presença? A nossa adoração nos coloca diante do trono da graça ? na concepção paulina – nossos corpos – templos do Espirito Santo – temos sido locais da habitação divina? somos bênçãos? Pois onde Deus esta esse local é abençoado. Temos prazer em estar na sua presença por um dia , mais do que em qualquer outro local mesmo que seja o melhor resort do mundo?. Quanto tempo temos passado na presença de Deus? Isso refletira no tempo que queremos passar com ele na eternidade.
Comentário por gilberto.jose@adventistas.org.br 30 de outubro de 2013 @ 7:37Isso mesmo, caro Gilberto. Obrigado por repartir conosco suas considerações.
Comentário por jquimelli 30 de outubro de 2013 @ 10:13