Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Este é um Salmo curto com fortes emoções de gratidão e contemplação do poder do nosso Deus. Ele não é somente um deus qualquer, mas o nosso Deus, merecedor do mais santo temor (v. 7); é também nosso Salvador, pelos méritos de Jesus.
Fanny J. Crosby registrou esta verdade em uma composição muito apreciada por todos os cristãos: Bendita Segurança [Blessed Assurance, Jesus is Mine!]. É a certeza de que Jesus é o nosso Salvador pessoal que nos permite saborear antecipadamente a salvação: “Eu já desfruto bênçãos da luz!”
Pela fé, o salmista tinha uma antecipação da salvação final de Deus; pela fé, ele acreditou no prometido Cordeiro de Deus, e esta sua fé convoca o povo a elevar o seu cântico de louvor por causa dessa promessa maravilhosa. Para nós a certeza da salvação foi firmemente estabelecida no Calvário: "O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem, quando fora concebido um plano para a redenção da raça culpada. Existiu ele então no propósito de Deus e pela Sua promessa; e mediante a fé os homens podiam tornar-se súditos Seus. Contudo, não foi plenamente estabelecido antes da morte de Cristo. […] Quando, porém, o Salvador rendeu a vida, e em Seu último alento clamou: ‘Está consumado’, assegurou-se naquele instante o cumprimento do plano da salvação. […] O reino da graça, que antes existira pela promessa de Deus, foi então estabelecido.” (O Grande Conflito, p. 346, 347).
Se o salmista convida ao louvor por causa de uma promessa ainda por vir, então muito mais nós devemos nos motivar a prestar louvores, porque o Cordeiro de Deus já cumpriu a promessa. Expressões de louvor brotam do Salmo 67 pedindo a Deus para que seja misericordioso (o que Ele é) e três vezes apelam para que Ele nos abençoe (v. 1, 6 e 7). Além disso, este salmo nos chama (quatro vezes nos v. 3 a 5) a louvar a Deus: "Louvem-Te os povos."
Qual é o propósito de louvarmos a Deus? Nós o Louvamos para que o Seu caminho possa ser conhecido em toda a terra e que a Sua salvação seja aclamada em todas as nações (v. 2); para que todos possam saber que Ele julga e governa com justiça (v. 4) e que a terra produzirá sua recompensa (v. 6 ); e porque todos os confins da terra O temerão (v. 7).
Nós cantamos os louvores de Deus como testemunhas. Somos movidos a exaltar Seu poder e Sua bondade. Então Sua graça também chamará outros a buscarem a Sua face, admirar a beleza do nosso Salvador Jesus, e receber uma antecipação da Sua glória.
Teresita Pérez
Florida, EUA
Traduzido por JAQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/67
Texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/salmos/sl-capitulo-67
Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
A ordem é dada a "toda a terra" (v. 1): cantem alegremente a Deus, porque Suas obras são impressionantes. Seu poder é tão grande que até os Seus inimigos se submetem diante dEle (v. 3).
O salmista nos convida a reconhecer as poderosas obras do nosso Deus, como a abertura do mar Vermelho e do rio Jordão. Estes milagres ilustram o que Deus pode fazer em nosso favor para que possamos caminhar com segurança em meio às dificuldades e mantê-las longe de nós.
No entanto, quando Deus permite que sejamos testados, é para aperfeiçoar-nos para o nosso bem maior (v. 10-12). O resultado é um desejo de testemunharmos a respeito do Senhor: "Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim" (v. 16, NVI).
Deus nunca está distante. Ele ouve nossas súplicas (v. 19) e não afasta de nós o Seu amor (v. 20). Que Deus maravilhoso!
Este Salmo nos convida a exaltar a bondade de Deus e expressar o nosso testemunho através da música. Quando elevamos nossos louvores a Deus, a música eleva a mente, subjuga o coração e transforma nossos sentimentos, transformando-os em alegria. A música nos devolve o ânimo; a música torna o trabalho agradável.
“[Cristo] frequentemente expressava a alegria de Seu coração cantando salmos e canções espirituais” (DTN, p. 73).
Os resgatados entoarão canções de vitória quando estiverem entrando na cidade de Deus a fim de receber a sua recompensa imortal. "Quando o amor de Deus reside abundante na alma, a música vocal é um dos dons de Deus aos homens que não pode ser superado ou igualado" (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 335).
Nossa gratidão e alegria a Deus pode ser expressa por nossas vozes, mas é o amor que acrescenta a verdadeira melodia a nossas palavras, transformando-as em um louvor perfeito. A música tem a sua origem no Céu e faz um mundo de diferença, enriquecendo nossas experiências.
A primeira vez que eu fiz uma música foi quando segurei meu filho primogênito nos braços. O amor fez a música surgir espontaneamente do meu coração. Foi uma melodia de amor. Este Salmo nos convida a cantar uma melodia de amor a Alguém a quem amamos, o Deus do Universo, o Deus da nossa salvação.
Como bem disse Aygo, uma tailandesa de 11 anos: “Se não temos música, nossa mente está pela metade.” A música faz diferença em nossa atitude e torna complete nossa expressão de louvor por pertencermos ao Senhor.
Deus tem nos abençoado. Exaltemos a Deus, assim como o salmista o fez (v. 20). Sim, bendito seja o Seu nome para todo o sempre! Cantemos louvores de gratidão e louvor porque Jesus nos salvou!
Teresita Pérez
Estados Unidos
Traduzido por JDS/JAQ
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/psa/66
Texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/salmos/sl-capitulo-66/