Reavivados por Sua Palavra


AMÓS 1 by Luís Uehara
11 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/am/1

Amós, cujo nome significa “um portador de carga”, era um humilde pastor de ovelhas em Tecoa, na Judéia, no século VIII a. C. Ele não era nem filho de profeta, nem havia sido treinado para ser profeta (7:14). No entanto, ele foi chamado por Deus para profetizar contra Israel a respeito do comportamento de seus líderes religiosos e políticos que faziam mal aos olhos do Senhor.

Amós sentiu-se incomodado com o luxo e os pecados existentes, descritos em vívidos detalhes por ele. Ele repreende os pecados que floresceram após a prosperidade material: as extravagâncias, as orgias, a libertinagem dos ricos, a opressão dos pobres, o suborno e a extorsão. Com muita clareza, Amós expressa o descontentamento do Senhor – “O Senhor ruge de Sião e troveja de Jerusalém; secam-se as pastagens dos pastores, e murcha o topo do Carmelo”. (v.2, NVI). Os versículos 3-15 apresentam o julgamento de Deus sobre Damasco, Gaza, Tiro, Edom e também Amom.

Amós denuncia três nações relacionadas por sangue com Israel – Edom, Amom e Moabe (Amós 2:1-3). A atitude nada fraterna de Edom, os descendentes de Esaú, para com os descendentes de Jacó, e a hostilidade dos amonitas para com Israel, foi condenada por Amós.

É ruim odiar a um inimigo, pior do que isso odiar a um amigo e ainda pior odiar a um irmão. Que o Senhor nos ajude a amar a todos.

Deepati Vara Prasad
Casa Publicadora Watchman, Índia

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/amo/1
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.