Comentário devocional:
Estamos acostumados com tanta dor e sofrimento que, às vezes, podemos nos sentir culpados por aquilo que está indo bem em nossas vidas. Este salmo é um lembrete de que é sempre bom louvar a Deus pela alegria e o prazer existentes em nossa vida.
Davi agradeceu a Deus pela beleza física que herdou de seus pais: “as divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança!” (v. 6, NVI). Alguns recebem dotes físicos, outros intelectuais, outros ainda habilidades nas mais diversas áreas. Podemos e devemos agradecer a Deus pelo que Ele tem feito por nós.
Este salmo parece incluir também promessas de júbilo na Terra renovada. Ele indica que as alegrias que temos agora são indícios do regozijo que teremos quando nossos corpos não irão mais desgastar-se e para todo o sempre teremos “prazeres à mão direita de Deus” (v. 6, NVI).
Então, embora saibamos que este mundo está cheio de tristeza e dor por causa do pecado, também sabemos que teremos tempos de “transcendência”, vislumbres do futuro Reino a ser estabelecido. Nessa vida, com certeza, teremos momentos de alegria, paz e prazer. Podemos vê-los como uma antecipação da promessa do Novo Céu e da Nova Terra.
Lisa Clark Diller
Diretora do Departamento de História e Ciências Políticas
Southern Adventist University
Estados Unidos
Traduzido por JDS
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/16/
Texto bíblico: Salmo 16
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Corremos o risco de pensar que tudo neste mundo é somente tristeza, sofrimento e desilusão. É bem verdade que enquanto estivermos aqui teremos que enfrentar essas coisas.
Comentário por Altenor Gonçalves da Silva 23 de agosto de 2013 @ 7:11No entanto, quando estamos na presença do Senhor, podemos repousar seguros.
O Senhor nos fará ver os caminho da vida ou seja nos dará sensibilidade para percebermos o melhor caminho e tomarmos as melhores decisões. O resultado disso será a plenitude de alegria, algo que não dá pra descrever com palavras, apenas sentimos.
Obrigado Meu Deus, por essa promessa, por essa esperança e por essa certeza.
Eu aceito a plenitude de alegria e as delicias que o senhor promete nesse salmo.
Altenor Gonçalves da Silva
Taboão da Serra – SP