Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 26

Comentário devocional:

Neste capítulo, Isaías muda seu foco do tempo do fim para o coro do povo quando vêem a força da Nova Jerusalém, a cidade forte (v. 1). Como alguns como Moisés e Enoque já estão no céu, eles cantarão para que se abram os portões da Nova Jerusalém aos ressuscitados, a nação justa (v. 2a). Esta nação é aquela que manteve a fé (v. 2b).

A canção reflete as características de confiança daqueles que compõem a multidão de salvos: mantiveram paz espiritual porque guardaram um propósito firme de confiar em Deus somente (v.3) mesmo em condições extremas.

A razão para essa confiança “no Senhor” é que Ele é a Rocha eterna (v.4). Cristo é a Rocha-reino que, no sonho de Daniel 2 atinge todos os reinos e enche o mundo inteiro, por ocasião de Sua Segunda Vinda.

Isaías se inclui neste grupo a viajar para a Sião Celestial. Ele expõe que nos momentos escuros sua alma anseia por Deus e quando a luz se faz em sua vida ele deseja que Deus o acompanhe (v. 9a-b). Seu espírito busca a Deus diligentemente porque sabe que é conhecendo a vontade de Deus e reconhecendo os Seus juízos que se aprende a justiça. (v. 9c-d).

Isaías viu isso na visão e sentiu saudades do céu. Ele deseja profundamente a paz que Deus planeja para os Seus (v.12) e reconhece que já estivemos sob domínio de outros senhores, que ainda desejam voltar a nos dominar. Por isso dá graças a Deus pela liberdade (v. 13).

Ao final, Isaías fala ao seu povo que se esconda por um momento (v. 20) até que se passe a ira de Deus “para castigar a iniquidade dos moradores da terra” (v. 21). “O juízo é, para o Senhor, ‘obra estranha’ (Is 28:21); mas o momento da ira divina contra os ímpios é também o de livramento e triunfo do povo de Deus”. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 207.

Koot Van Wick
Coreia do Sul

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/isa/26, https://www.revivalandreformation.org/?id=951 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/26/ Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/03/20
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Isaías 26 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/








%d blogueiros gostam disto: