Reavivados por Sua Palavra


Dia 4

DIA 4 – O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO

TEMA GERAL: BUSCANDO O ESPÍRITO DE DEUS

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (Atos 1:4, 5, ACF).

Testemunho

“Quando vocês receberem o batismo do Espírito Santo, entenderão mais das alegrias da salvação do que jamais conheceram em toda a vida até agora” (Ellen White, Manuscript Releases, vol. 5, p. 231).

Eu visitei um homem que estava morrendo de uma doença incurável. Orei e tentei encorajá-lo com o amor e a misericórdia de Deus, mas quando deixei a sua casa, fiquei impressionado com o quão impotente eu me sentia na situação – e com a falta de poder de tantos cristãos. Ao comparar minha vida e a vida de outros cristãos com os cristãos do Novo Testamento, o contraste foi chocante. Como resultado dessa visita, decidi estudar minuciosamente o assunto do Espírito Santo na Bíblia. Por fim, estudei 273 textos nos idiomas originais que falam diretamente acerca da obra do Espírito Santo, e encontrei mais de 2.000 citações únicas nos escritos de Ellen White sobre o assunto.

No meu estudo da Bíblia, descobri o batismo do Espírito Santo. Essa experiência mudou a vida de Pedro, Paulo e todos os outros que receberam o Espírito de Deus em plenitude. Até mesmo Jesus foi capacitado pelo Espírito Santo, pois até o momento em que o Espírito Santo desceu sobre Ele como uma pomba, ele permaneceu na carpintaria. Depois que o Espírito desceu sobre Ele, Jesus fez a obra do Messias.

Nas histórias bíblicas, sempre encontramos algumas evidências indicando que o poder do Espírito Santo foi concedido. Numa sexta-feira à noite, por volta das 10h, nossa filha de 8 anos chamou pela mamãe. Quando minha esposa foi até o quarto de nossa filha, decidi ir até o escritório para orar. Ao orar, senti a presença divina de Jesus entrar na sala. Comecei a falar com o Senhor com grande fervor e fome pela presença do Seu Espírito em minha vida. Logo vi Jesus na porta da minha igreja, colocando amorosamente Sua mão perfurada pelos pregos no ombro de cada membro da igreja com uma expressão graciosa e acolhedora. Jesus me perguntou: “Você ama o meu povo?” Eu poderia dizer que os amava, mas tive que admitir que alguns deles eram particularmente difíceis de amar. Lágrimas começaram a fluir quando confessei o meu pecado. Então vi os pés de Jesus, perfurados pelos pregos, em pé no púlpito onde eu pregava toda semana. Jesus disse: “Eu morri para poder perdoar e salvar as pessoas deste mundo. Você está pregando o evangelho toda semana com paixão pelas almas perdidas?” Eu poderia dizer que era meu desejo pregar o evangelho com grande urgência para salvar os perdidos, mas me senti tão indigno em Sua presença. Lágrimas correram pela minha face quando confessei meus pecados a Jesus. Então eu vi a coroa de espinhos cravada em Sua fronte. Ouvi Jesus dizer: “Me humilhei até a morte na cruz. Você procura elogios de homens?” Eu poderia dizer que não queria elogios de homens, mas admiti em lágrimas que lutava com o orgulho. Eu me senti completamente indigno em Sua presença, e as lágrimas fluíram ainda mais profusamente. De repente, Jesus afastou o manto e vi o lado dele onde a lança o havia perfurado. Ele disse: ” o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

Então senti o amor e a aceitação completos do Senhor como nunca antes. Eu sabia que meus pecados haviam sido perdoados e sabia que havia sido aceito por Ele. Eu estava me deliciando com essa revelação quando ouvi minha esposa descendo as escadas. Olhei para o relógio; era meia-noite. Duas horas haviam se passado, mas me pareceram apenas alguns minutos. Eu não estava pronto para falar sobre o que havia acontecido, então retornei rapidamente para a cama e virei as costas para a porta de modo que minha esposa não visse que eu estava acordado. Ao entrar no quarto, ela perguntou: “O que aconteceu com você?” Eu disse: “Como assim?” Ela disse: “Eu sei que algo aconteceu com você. Eu posso perceber. O que aconteceu?” Então contei tudo a ela e minha esposa saiu imediatamente para a sala a fim de orar sozinha. Eu podia ouvi-la clamando a Deus para que ela também fosse abençoada.

No dia seguinte, sábado, senti o poder de Deus ao pregar o sermão. Várias pessoas tomaram decisões por Cristo naquele dia. Depois, um homem perguntou: “Pastor, aconteceu alguma coisa com você ontem à noite?” Espantado, eu disse: “Por que você pergunta isso?” Ele disse: “Eu sei que algo deve ter acontecido com você ontem à noite. Durante todo o tempo em que você estava pregando, vi um brilho em seu rosto.” Quando contei o que havia acontecido, ele disse: “Certamente o Senhor lhe visitou.” Naquele ano, 37 pessoas entregaram a vida a Jesus. Nos anos que se seguiram, desde aquela noite, centenas de pessoas tomaram decisões por Cristo. Que o Senhor Jesus seja louvado para sempre!

Textos da Bíblia para orar

  • Lucas 3:21, 22 – Após o batismo, Jesus orou para que o Espírito Santo viesse sobre ele.
  • Atos 1: 5-8 – Você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você.
  • Atos 2: 1-4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em várias línguas.
  • Atos 4: 31 – Os primeiros Cristãos receberam poder ao orarem para que o Espírito de Deus viesse sobre eles.
  • Atos 8: 15-17 – Eles foram batizados na água em nome de Jesus, mas precisavam do Espírito Santo.
  • Lucas 11: 11-13 – O batismo do Espírito Santo é dado aos que O buscam por meio da oração.
  • Atos 5:31, 32 – O Espírito Santo será dado os que estão dispostos a obedecer.

Orações sugeridas

  • Querido Pai, por favor, me batiza no Espírito Santo para que eu possa viver e amar por Ti com sucesso.
  • É meu grande desejo, Senhor Jesus, que eu possa Te representar bem no mundo. Por favor, prepara meu coração para receber o Espírito Santo e compartilhar o Teu amor com as pessoas da minha vida.
  • Por favor, guia-me em toda a verdade, para que eu possa sempre fazer as coisas agradáveis ​​aos Teus olhos. Permita que o Teu Espírito Santo me revele o que o Senhor quer que eu saiba e o que o Senhor quer que eu compartilhe. Que minhas convicções e preocupações venham do Teu coração e não das minhas próprias tendências egoístas.
  • Oramos para que nossos entes queridos que abandonaram a fé se lembrem de como era bom estar em comunhão com o Senhor e desejem voltar a estarem unidos com o Senhor. Ajuda-os a sentir e aceitar o Teu amor e perdão.
  • Senhor, pedimos a Tua proteção sobre os missionários que trabalham em lugares perigosos.
  • Oramos pelos 16 milhões de pessoas nas 6 cidades menos alcançadas da Divisão do Pacífico Sul. Oramos pelo batismo diário do Espírito Santo nos membros, conforme eles buscam revelar o Teu amor para os não alcançados.
  • Oramos para que o Espírito Santo nos ajude a alcançar as 406 milhões de pessoas nas 105 cidades menos alcançadas da Divisão Norte da Ásia-Pacífico.
  • Por favor, abençoa, os Ministérios Adventistas de Capelania que mobilizam capelães e membros voluntários ​​para ministrar àqueles que estão na prisão.
  • Também oramos por nossa lista de sete ou mais pessoas [mencione os nomes, se apropriado].
  • Pedidos de Oração Locais:

 

Músicas sugeridas

Vem Morar em Mim (Hino 596); O Santo Espírito Desceu (Hino 157); Vive em Mim (Hino 155);

 

Em inglês:

Baptize Us Anew (Hymn #258); Breathe; Holy Spirit, Come Fill This Place; Holy Spirit, Rain Down.

 

 








%d blogueiros gostam disto: