Reavivados por Sua Palavra


Dia 2

DIA 2 — O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO

TEMA GERAL: BUSCANDO O ESPÍRITO DE DEUS

“Quando, então, Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8, NVI).

Testemunho

“O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz consigo mesmo sua própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus” (Ellen White, Evangelismo, p. 616).

O Espírito Santo trabalha em nossas vidas em três fases (João 16:8-11). Primeiro, Ele nos convence do nosso pecado para nos levar a Jesus. Segundo, Ele nos convence da justiça de Cristo, que é suficiente para nos salvar. Terceiro, Ele expulsa Satanás e o pecado de nossas vidas (João 16:11).

Meus pais criaram seus seis filhos (eu sou o número cinco) para acreditar em Deus e na Bíblia. Aprendemos que havia um paraíso a ganhar e um inferno a evitar. No entanto, nós não tinhamos um relacionamento com Deus e confiança nEle. Meu tio Harold, irmão de minha mãe, casou-se com uma Adventista do Sétimo Dia. Um dia, meu tio anunciou à sua nova esposa que lhe provaria pela Bíblia que ela não precisava guardar o Shabbath (sábado). Depois de muito estudo, no entanto, ele percebeu que o verdadeiro shabbat da Bíblia era de fato o sábado. Logo Harold foi batizado e se tornou um Adventista do Sétimo Dia.

Após algum tempo, Harold compartilhou a sua fé com a nossa família e, por mais que tentasse, eu não consegui encontrar uma maneira de refutar o ensino bíblico do sábado. Eu não queria guardar o sábado. Seria uma interrupção dos meus planos. Com o tempo, a convicção do Espírito Santo de que eu era um pecador destinado à destruição se aprofundou em minha mente e coração. Eu sabia que não estava seguindo a Deus e sabia que não seria salvo. Naquela época, chegou uma carta do tio Harold, e ele descreveu como seria o céu usando a Bíblia como sua autoridade. Ao ouvir sua descrição do céu, senti um forte desejo de entregar a minha vida a Deus. Então ouvi a voz de Deus em meu coração tão claramente como se alguém estivesse sentado ao meu lado. “Ou você Me entrega sua vida agora ou nunca o fará.” Imediatamente senti um grande medo. Eu estava trocando o céu pelas coisas desta terra. Levantei-me da cadeira, fui para o meu quarto e fechei a porta atrás de mim. Ajoelhei-me ao lado da minha cama e orei pela primeira vez do fundo do meu coração. Eu fiquei sem saber exatamente o que dizer, mas acabei orando: “Querido Jesus, quero ser o que Tu queres que eu seja. Quero fazer o que Tu queres que eu faça e quero ir aonde Tu queres que eu vá“.

No instante em que orei, senti uma mudança varrer o meu corpo. Minha antiga raiva e amargura foram embora, e o amor, a paz e a alegria de Deus encheram meu coração. Eu sabia que Deus tinha ouvido minha oração e sabia o que deveria fazer. Levantei-me dos meus joelhos e fui contar as boas novas a minha mãe – que agora eu viveria para Jesus e começaria a guardar o sábado. Lágrimas de alegria rolaram em sua face. Em poucos dias, comecei a cortar todos os vínculos pecaminosos que me ligavam ao mundo. Algumas pessoas não entenderam minha decisão, e o caminho a seguir ainda não estava completamente claro, mas minha consciência estava limpa e a alegria encheu meu coração! Mais tarde, estudei com o pastor adventista local e comecei a entender muito mais sobre a vontade de Deus para minha vida. Por fim, fui batizado e me tornei membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi a melhor decisão que já tomei!

Textos da Bíblia para orar

Uma vez Paulo perguntou a 12 homens de Éfeso: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” (Atos 19:2, NVI). Como você responderia?

Os homens Efésios disseram: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.’

O que diz a Bíblia sobre Ele?

  • João 16:8-11 – A obra do Espírito Santo é convencer-nos de nossos pecados e nos levar a Jesus.
  • Romanos 3:10, 23 – Não há ninguém que seja justo, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
  • Romanos 6:23 – O salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna por meio de Cristo Jesus.
  • João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  • Efésios 2:8, 9 – Somos salvos pela graça através da fé, não por nossa própria bondade. Somos salvos pelo dom de Deus, não por nossas próprias obras.
  • 1 João 5:11-13 – Se aceitamos a Jesus pela fé, sabemos que temos a vida eterna.
  • Romanos 8:16 – O próprio Espírito testifica, e sabemos que somos filhos e filhas de Deus.

 

A cada dia, quando nos voltamos para Jesus e oramos, recebemos Seu perdão e graça. Assim como os filhos de Israel saiam diariamente para receber o maná do céu, renovamos diariamente nosso relacionamento com Jesus, o Pão da Vida (João 6:58).

Pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, confessamos nossos pecados a Deus, aceitamos a justiça de Jesus em nosso favor e somos capacitados a resistir às tentações do diabo (Gálatas 5:16).

Orações Sugeridas

·       Querido Pai Celestial, sei que sou pecador. Por favor, perdoa todos os meus pecados como prometeste (1 João 1:9). Obrigado! O Senhor também prometeu me dar a vida eterna se eu aceitar a Jesus como meu Salvador. Hoje eu escolho Jesus. Mal posso esperar pelo retorno de Jesus!

  • Querido Jesus, quero andar sempre na presença do Espírito Santo, a fim de detectar a aproximação do diabo e de seus espíritos malignos. Dá-me a tua força para reconhecer e resistir às tentações deles (Tiago 4:7).
  • Estou confiando somente em Ti, Senhor, para a minha salvação. Que essa certeza me torne uma pessoa alegre e confiante, de tal modo que minha vida possa atrair almas perdidas para Ti.
  • Querido Pai, tantas pessoas nas igrejas deste mundo possuem apenas uma religião. Eles não conhecem a Jesus e Sua graça salvadora. Por favor, envia Teu Espírito Santo para convencê-los de seus pecados e levá-los a Jesus. Faça com que eles se cansem de meras cerimônias. Que eles anseiem pela Tua verdadeira presença em suas vidas.
  • Senhor, oramos pelos que estão em prisões espirituais e mentais para que eles sejam libertados da culpa e de outros cativeiros.
  • Senhor, por favor, levanta estudantes valdenses modernos que estejam dispostos a servi-lo em lugares difíceis.
  • Por favor, levanta corajosos missionários dispostos a trabalhar entre os 746 grupos de pessoas nos 20 países do Oriente Médio.
  • Oramos pelo Movimento 1.000 Missionários na Divisão Norte Asiática do Pacífico e Divisão Sul Asiática do Pacífico. Que esses jovens sejam capacitados para fazer a obra de Deus.
  • Oramos para que as 202 milhões de pessoas nas 41 cidades menos atingidas da Divisão Sul Asiática do Pacífico conheçam a Jesus.
  • Oramos pelos jovens que escolhem participar da Missão Calebe ou vivem perigosamente pelo Senhor no projeto Um Ano em Missão (OYiM).
  • Também oramos por nossa lista de sete ou mais pessoas [mencione os nomes, se apropriado].
  • Pedidos de Oração Locais:

Hinos Sugeridos

Bendita Segurança (Hino 240); Eu Creio (Hino 265); Cristo Salva (Hino 533); Vem Morar em Mim (Hino 596); Cristo, Dá-nos Tua Paz (Hino 496).

 

Em inglês:

Lord, I Lift Your Name on High; There’s Just Something About That Name; Is He Worthy; Spirit of the Living God; The Spirit Song.

 

 








%d blogueiros gostam disto: