Filed under: Sem categoria
616 palavras
Em quatro manuscritos hebraicos, na LXX [tradução do AT para o grego] e na Vulgata [tradução para o latim do AT e NT], os Salmos 9 e 10 são um só, que é enumerado Salmo 9. … Os dois salmos se assemelham quanto à descrição dos inimigos de Deus, mas no Salmo 10 os inimigos oprimem o irmão mais fraco da nação de Israel. Enquanto o Salmo 9 tem muito louvor e gratidão, o 10 é um apelo para que Deus vingue o oprimido e destrua seus opressores. … Há dez estrofes, as primeiras seis caracterizam os inimigos, as últimas quatro apelam a Deus por livramento. CABSD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 736.
1 longe. O salmo começa com relato dramático da aparente indiferença de Deus para com a tribulação do salmista no momento preciso em que mais se espera a intervenção divina. CABSD, vol. 3, p. 736.
2 arrogância. Os v. 2-11 apresentam uma impressionante enumeração das características dos inimigos. CABSD, vol. 3, p. 736.
3 avarento. Avareza é idolatria. CABSD, vol. 3, p. 736.
4-6 A riqueza é temporária. Não é necessariamente um sinal da aprovação de Deus na vida de uma pessoa; nem sua ausência é um sinal da desaprovação de Deus. Não deixe a riqueza ou a falta dela se tornar sua obsessão. Veja em Provérbios 30:7, 8 uma oração que você pode fazer. Life Application Study Bible Kingsway.
4 que não há Deus são todas as suas cogitações. A ideia expressa nesta passagem não é necessariamente que o ímpio negue a existência de Deus, mas que ele não si importa com esse fato. … A constante repetição da ideia o torna praticamente um ateu, embora se duvide de que seja possível alguém se tornar um ateu absoluto. CABSD, vol. 3, p. 737.
5 São prósperos os seus caminhos. Devido ao êxito em praticar o mal, o ímpio imagina que isso continuará e que ele pode seguir impune com sua obra perversa.Com frequência os que o observam pensam o mesmo (ver Jó 12:6; Jr 12:1). Esse é um dos grandes problemas discutidos no AT. CABSD, vol. 3, p. 737.
8 vilas. Pode ser uma referência a vilarejos sem muros, com casas e construções em lugar aberto … O ímpio se aproxima furtivamente desses lugares para roubar e atacar a pessoa que entra e sai. CABSD, vol. 3, p. 737.
11 Diz ele. O ímpio age como se Deus não o visse (ver com. do v. 4). A convicção de que Deus observa tudo deveria ser um dos maiores freios contra o mal. CABSD, vol. 3, p. 737.
Existe uma incompatibilidade entre arrogância cega e a presença de Deus em nossos corações. Isto causa a retirada da influência de Deus de nossas vidas.Quando a presença de Deus é bem recebida, não há espaço para o orgulho porque ela nos torna conscientes de nossa verdadeira condição. Life Application Study Bible Kingsway.
13 Deus não se importa. A crença de que não haverá ajuste final de contas explica em parte a existência de tanta maldade no mundo. A convicção de que o dia do juízo virá, no qual Deus será o juiz, é em si um grande freio para o mal. CABSD, vol. 3, p. 737.
14 porém, o tens visto. A crença arrogante do ímpio, de que Deus não observa a má conduta do ser humano, é negada de forma veemente pelo salmista. Portanto, o necessitado pode, com segurança, deixar sua causa nas mãos de Deus, com toda a certeza de que a justiça será feita. CABSD, vol. 3, p. 737.
órfão. Símbolo dos que são presa fácil para o voraz e, por isso, precisam da ajuda de Deus. CABSD, vol. 3, p. 737.
17 o desejo dos humildes. O desejo dos humildes é se libertar da opressão. CABSD, vol. 3, p. 738.
18 fazeres justiça. O salmo se encerra com uma nota de confiança absoluta de que Deus vingará o oprimido. Pela fé isso é considerado fato consumado. CABSD, vol. 3, p. 738.
1 Comentário so far
Deixe um comentário
A onisciência de Deus fica evidente neste capítulo ainda que não mencionada.
Comentário por Vilmar moura 16 de maio de 2023 @ 8:19