Reavivados por Sua Palavra


1Samuel 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de setembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a Quem tens afrontado” (v.45).

Israel vivia em estado de guerra contra os filisteus. Já não bastasse esta constante pressão, surgiu dentre os filisteus uma arma secreta que, revelado diante dos oponentes, causou grande espanto e alvoroço. Aquela gigantesca máquina humana e o seu desafio fez Saul perceber que estava diante de uma batalha vencida. Era só uma questão de tempo para que o exército dos filisteus avançasse e tornasse aquele vale o símbolo de sua vitória.

Por quarenta dias, Israel ouvia os insultos de Golias e a zombaria dos inimigos diante da covardia que os abatia e os debilitava. Mas a bondade e a misericórdia do Senhor não permitiria que a insensatez e a dura cerviz de Saul eliminasse da Terra o povo que havia elegido como ascendência do verdadeiro Rei. Davi não foi ungido apenas para ocupar o lugar do primeiro monarca de Israel, mas para erguer na terra um monumento ao verdadeiro Deus que jamais seria esquecido. Desprezado por seus irmãos e ignorado por seu povo, sua vitoriosa atuação ilustrava a vida Daquele que seria conhecido como Filho de Davi.

Até ali, diante de Saul, Davi era apenas o tocador de harpa que acalmava os seus sentidos. Mas tendo visto o cumprimento de sua fama, “forte e valente, homem de guerra” (1Sm.16:18), sua curiosidade foi aguçada: “Pergunta, pois, de quem é filho este jovem” (v.56). Na vitória de Davi sobre Golias “no vale de Elá” (v.2) posso quase ouvir no tanger da harpa: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo” (Sl.23:4).

Saul tentou vestir Davi de sua armadura e enviá-lo à batalha com suas armas falíveis. Mas “Davi tirou aquilo de sobre si” (v.39) e foi à peleja vestido com as vestes que lhe ensinaram as mais preciosas lições de confiança, coragem e obediência. Não há figura que de forma mais fiel represente a Deus diante do Seu povo do que a figura de um pastor. Ao cuidar das necessidades básicas das ovelhas, ao conduzi-las em segurança e em não deixá-las à própria sorte mesmo pondo em risco a própria vida, Davi adquiriu força moral e espiritual que nenhum gigante poderia abalar.

Amados, um dia, Jesus enfrentou o maior dos gigantes por cada um de nós: a morte. Não fosse o Seu sacrifício, o vale da sombra da morte seria o nosso fim. Todavia, Ele “se levantou de madrugada”, “deixou as ovelhas” aos cuidados do Senhor, “e partiu”, como Deus “lhe ordenara; e chegou” (v.20) a esta terra envolta em um grande conflito. E diante de um povo incrédulo, Sua missão foi questionada: “Por que desceste aqui?” (v.28). Mas como o nosso bom Pastor, “Tomou o seu cajado na mão” (v.40) e, com fé e oração, não desistiu de provar a todo o mundo “que o Senhor salva” (v.47).

Muito em breve, o inimigo cairá derrotado “com o rosto em terra” (v.49), e Jesus esmagará a sua cabeça de uma vez por todas (Gn.3:15). O herói dos filisteus foi morto para não mais viver. O nosso Herói foi morto, mas venceu a morte para que tenhamos vida e vida “em abundância” (Jo.10:10). Permita que o Cristo ressuscitado seja o Pastor de sua vida e, certamente, Ele estará com você no vale deste mundo escuro até que Ele lhe leve para habitar “na Casa do Senhor para todo o sempre” (Sl.23:6). Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, ovelhinhas de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#1Samuel17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém! Excelente!

Comentário por Silvio Fernandes




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: