Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 45 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de dezembro de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

930 palavras

O capítulo anterior (Jr 44) tratava de acontecimentos ocorridos dez anos após a destruição de Jerusalém pela Babilônia (586-576 a.C.). Este capítulo (Jr 45) está fora de sequência e complementa o capítulo 36, que é um registro da mensagem de Deus que Jeremias deveria entregar ao rei Joaquim de Judá anos antes, em 604 aC. Por alguma razão, Jeremias não pôde ir, então ele pede que Baruque leia a mensagem de Deus ao rei impenitente e aos seus servos.
O rei Joaquim queimou o rolo que Baruque escreveu (Jr 36:23) e ordenou aos seus servos que prendessem Baruque e Jeremias, mas Deus os escondeu dos olhos do rei e dos seus servos (Jr 36:26). Após Joaquim queimar o livro, Deus ordenou a Baruque que reescrevesse a mesma mensagem em um novo rolo (Jr 36:28, 32). Após este incidente, o etíope Ebede-Meleque recebeu uma mensagem divina de incentivo (Jr 39:16-18), assim como Baruque também recebeu (Jr 45:4,5).
O que podemos aprender com este capítulo? “O Senhor não dá lugar na Sua obra aos que têm maior desejo de alcançar a coroa do que de transportar a cruz. Deseja homens que pensem mais em cumprir o dever do que em receber recompensas — homens que sejam mais amantes dos princípios do que de promoção” (A Ciência do Bom Viver, 476.2).
Precisamos orar para sermos como Jeremias e Baruque, cumprindo o nosso dever independente das circunstâncias, sem esperar recompensa. Yoshitaka Kobayashi, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/06/15/.

O evento relativo a este capítulo é registrado em 36:1-8. O capítulo foi escrito em 605 – 604 a.C. Baruque foi o escriba que registrou as palavras de Jeremias em um rolo. Life Application Study Bible Kingsway.

O Senhor fala a Baruque por meio de Jeremias. … O próprio copista reconhece que está gravando a palavra de Deus no seu pergaminho. Bíblia Shedd.

1 Baruque. Uma compreensão do caráter do fiel escriba de Jeremias é apresentada neste capítulo. CBASD, vol. 4, p. 548.

ano quarto de Jeoaquim. Este foi o ano no qual Baruque preparou o primeiro rolo contendo as palavras de Jeremias para ser lido publicamente (36.1-3). Bíblia de Genebra.

Ai de mim agora! Com Jeremias aprisionado e o rei e seus conselheiros não dando ouvidos às mensagens do profeta, Baruque desanimou. Sua ambição de ocupar uma posição de importância no estado judeu renovado (v. 5) parecia frustrada em vista do aparente fracasso dos esforços de Jeremias. O profeta compreendia os sentimentos de seu secretário de forma solidária porque ele também experimentava amargas decepções (Jr 15:10-21; 20:7-18). Baruque, como todos os homens, precisava aprender a esperar o amargo e o doce, o fracasso e a prosperidade (ver Jó 2:10). CBASD, vol. 4, p. 548.

tristeza. Baruque, como é evidente, tinha sofrido em companhia de Jeremias, como resultado da comissão profética de Jeremias (cf. 11.18023). Ver 36.19; 43.3. Bíblia de Genebra.

Sofrimento. A queixa de Baruque; “acrescentou tristeza ao meu sofrimento”, devia-se ao fato de ter reconhecido os pecados de seu povo, e estar sofrendo em espírito por causa da pecaminosidade deles. Depois, escrevera para Jeremias as profecias de destruição que haviam aumentado ainda mais sua tristeza. Bíblia Shedd.

Até certo ponto, Baruque compartilhava da angústia do profeta, resultado do chamado e do ministério prof;etico de Jeremias (v. e.g., 8.18-9.2; 20.7-18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei.Deus também sofreu quando seu plano para Judá foi rejeitado. Bíblia de Estudo Andrews.

A constante pecaminosidade do povo de Deus não deixara outra saída ao Senhor, senão a de castigá-lo severamente. É o reverso do plano revelado a Jeremias, de demolir para depois edificar (1.10). As tentativas de edificação serão eliminadas até que os falsos alicerces do paganismo sejam totalmente derribados. Bíblia Shedd.

É o nosso apego exagerado às coisas boas da nossa época que nos torna impacientes diante das ruins. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Não as procures. Baruque, um homem instruído cujo irmão era oficial do alto escalão no reinado de Zedequias (ver 32:12; 51:59), poderia ter ambições semelhantes. Bíblia de Estudo Andrews.

Nenhum sucesso terreno poderia ser tão importante para Baruque como a obra que Deus desejava que ele fizesse. Cada pessoa tem um lugar no grande plano de Deus, o qual só ela pode preencher. CBASD, vol. 4, p. 548.

Baruque serviu por longo tempo a este profeta impopular, escrevendo este livro repleto de lutas e juízos e, agora, ele estava contrariado. Deus falou a Baruque para deixar de olhar a si próprio e às recompensas ele achava que merecia. … É fácil perder o prazer de servir a Deus quando tiramos os nossos olhos dEle. Quanto mais desviarmos o olhar dos propósitos de Deus em direção aos nossos próprios sacrifícios, mais frustrados ficaremos. Ao servir a Deus, evite focar naquilo que você está deixando de lado. Quando isto acontecer, peça o perdão de Deus; então olhe para Ele ao invés de para si próprio. Life Application Study Bible Kingsway.

Eu te darei a tua vida.Baruque recebeu a certeza de ter a proteção divina onde quer que estivesse. Bíblia de Estudo Andrews.

Deus conforta a Baruque, o escriba, com a promessa de que lhe seria misericordioso. Num contraste assinalado com a vingança divina e a retribuição que cairia sobre “toda a terra” da Judeia (v. 4) e o mal que sobreviria “sobre toda a carne” por causa da invasão babilônica (2Rs 25), a vida de Baruque seria protegida por Deus. Muitas das pessoas de quem Baruque invejava o sucesso e a posição não tiveram esta segurança, mas pereceram miseravelmente na destruição de Jerusalém. CBASD, vol. 4, p. 548.

Em todo lugar. Estas palavras parecem indicar que o futuro de Baruque seria a peregrinação e o exílio. Sabemos que foi para o Egito (ver Jr 43:5-7). A tradição judaica diz que ele morreu no Egito ou em Babilônia [não em Judá]. CBASD, vol. 4, p. 548.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Muito bom a explicação sobre Jeremias capítulo 45

Comentário por Luiz de Oliveira




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: