Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de agosto de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda” (v.2).

Usando comparações próprias à sua época, Salomão exaltou a sabedoria em contraste com a tolice. O sábio e o tolo foram colocados em lados opostos, respectivamente, direito e esquerdo. Na perspectiva do pregador, não pode haver a junção de ambos, pois seria como um inseto morto em frasco de perfume (v.1). Também não há dificuldade em reconhecer um tolo, pois, em algum momento de sua vida isso fica bem evidente (v.3). Em síntese, este capítulo aponta para a sabedoria como um recurso divino que poucos possuem em discrição, mas que muitos alegam possuir por exibição.

Entre um rei e um servo, um pobre e um rico, um culto e iletrado, não existem barreiras que os impeça de receber sobre si a promessa liberal: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg.1:5). Então, a inclinação do sábio sempre será para o lado direito, para o que é reto e justo, para a Palavra de Deus como regra de fé e prática. De uma cova aberta na terra ao duro ferro, Salomão empregou ditados morais com prováveis aplicações do cotidiano para concluir que o que o tolo busca pela força, sem sucesso, “a sabedoria resolve com êxito” (v.10).

Amados, não podemos e não devemos nos desgastar com as formas, enquanto a essência do evangelho, Jesus Cristo, não for a motivação principal para realizá-las. Ostentação, más conversações e sentimentos cultivados para o mal enchem de simpatizantes o lado esquerdo. Mas como um príncipe que se senta à mesa apenas para refazer as forças e não para orgias, o “sábio conhece o tempo e o modo” (Pv.8:5), de maneira que sua vida se torna em um luminar em constante ascendência, porque “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv.4:18). O justo sabe que “o ânimo sereno acalma os ofensores” (v.4) e no manancial da oração encontra a mansidão de que necessita. Ele se aprofunda nas Escrituras, e em cada verdade revelada, em cada palavra inspirada, reconhece “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2).

A sabedoria está à distância de uma oração. O “lado direito” (v.2) pode ser trafegado pelo acesso do pedágio do “eu aceito”. Pela fé, podemos abalar o mundo com a última mensagem de esperança e sabedoria. Inclina-te, agora, para o lado direito! Estude com humildade a Palavra do Senhor. Ore com perseverança até que a presença de Jesus ao seu lado seja praticamente palpável. Acrescente à sua vida, a suavidade e simplicidade do Salvador, que Se portava com polidez diante das autoridades e com singeleza diante dos marginalizados. Permita que o Espírito Santo realize a Sua mais importante obra em tua vida: que você reconheça o seu lugar de criatura e o lugar do Senhor como Criador. Então, naquele Grande Dia, do lado direito você ouvirá: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt.25:34). Vigiemos e oremos!

Bom dia, peregrinos do lado direito!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Eclesiastes10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Falar o necessário, calar o necessário. Essa sabedoria pode ser aprendida pelas gerações dos nobres, mas sua essência e direção e divina! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Comentário por elianeteruel




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: