Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 31 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de agosto de 2020, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 31 – Certamente não foram apenas judeus que escreveram as palavras de Deus. Deus nunca menosprezou mulheres, pelo contrário, na Bíblia ela sempre é valorizada pelo Criador.

Este capítulo em foco “desdobra-se em duas partes, ambas são declarações da mãe de Lemuel. O fato de que Lemuel e sua mãe provavelmente não sejam israelitas demonstra não somente a natureza universal da natureza do movimento da sabedoria, mas também a aceitação da sabedoria bíblica fora de Israel”, explica o teólogo Paulo R. House.

Desta forma, o próprio livro de Provérbios prova que suas aplicações servem para todos nós ainda hoje. Todos eles são aplicáveis universalmente, inclusive estes:
1. Pessoas sábias fogem da devassidão e da lascívia. A falta de sabedoria na escolha do cônjuge é a perdição inclusive de reis e rainhas (vs. 1-3).
2. Ainda que bebidas alcoólicas tenham alguma utilidade, os sábios não devem prejudicar sua capacidade de liderar, administrar, julgar e decidir ingerindo álcool (vs. 4-7).
3. Os reis e governadores, os políticos em geral, têm a obrigação de defender aos desamparados e prestar auxílio aos necessitados, nada deve fazê-los desviar-se destas responsabilidades – o constituiria loucura (vs. 8-9).

Mulheres e homens, gentios e judeus, podem ser igualmente sábios. Reflita nesta declaração do Dr. House:
“O livro é concluído com uma extensa definição de uma boa esposa (31:10). A mãe de Lemuel inclui toda característica de uma mulher honrada que poderia possivelmente contrastar com a característica da mulher má em outra parte do livro (7:6-27). Essa esposa trabalha incansável, efetiva e valentemente (31:10-24). Ela fala palavras sábias e tem força e dignidade (31:25-26). A mãe de Lemuel a elogia com o louvor mais alto que o livro oferece: ela teme o Senhor (31:27-31). Mais uma vez é a relação com Yahweh que conduz à vida sábia. Esse princípio é verdade para homens e mulheres, israelitas e gentios”.

Agur, Lemuel e sua mãe são provas reais de que a sabedoria está acessível inclusive aos não judeus, sejam homens ou mulheres. Rute, a Sulamita de Cântico dos cânticos, Abigail e Maria, mãe de Jesus, são exemplos de mulheres sábias.

Já que todos podem ser sábios… por que não…
• …livrarmo-nos de vez da loucura?
• …obtermos sabedoria?
• …seguirmos diariamente os passos indicados em Provérbios?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Escreva como o Livro de Provérbios te influenciou nestes 31 dias…


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Foi uma grande bênção.
Eu nunca tinha lido Provérbios de uma forma tão intensa

Comentário por Cilas Alves Gama

O livro de Provérbios me alertou sobre a necessidade de cuidar com minhas palavras.

Comentário por Renata

Eu deveria ter lido este livro no início da minha juventude. Mas não é tarde aos 43 anos e ter passado por dois casamentos frustrados. Sim, falta de sabedoria é uma desgraça na vida de um homem. Além do livro, o Pr. Harmí me conduziu a uma reflexão, análise e tomada de decisão para a minha vida.

Obrigado.

Comentário por Enio Sergio




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: