Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 27 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
28 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe” (v.21).

Há uma frase atribuída a Abraham Lincoln que diz: “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”. No contexto do verso acima, poderíamos criar a seguinte versão: “Quer conhecer alguém? Elogie-o”. A Bíblia adverte sobre o autoelogio e aconselha que o louvor por nossas ações não saia de nossos próprios lábios, mas da boca do estranho (v.2). Na era do coaching motivacional, este conselho parece mais um balde de água fria. Em um tempo de depressão, reclusão e confinamento social, a autoestima tem sido evocada como uma ferramenta imprescindível e até curativa. Só que o verso acima, longe de ser um “bullying” ao amor próprio, é uma reflexão sobre o limite da autoestima. Gostar de si mesmo é até imprescindível para que possamos praticar o segundo maior mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt.22:39). Mas existe um limite, um princípio apresentado por Jesus: “o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt.23:12)

A provação não se trata apenas de algo externo, mas principalmente interno. Quando o nosso ego é massageado, há o grande perigo de trocarmos a glória de Deus pelo orgulho próprio. Por isso que é bem melhor “a repreensão franca do que o amor encoberto” (v.5). Pois “leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos” (v.6). Receber conselhos cordiais é como “o óleo e o perfume” que “alegram o coração” (v.9). Contudo, entramos numa zona de risco iminente quando buscamos os holofotes para nós mesmos.

Precisamos buscar a prudência para nos esconder do mal (v.12) e isto inclui até a exagerada exposição da intimidade que vemos hoje. Use suas redes sociais com sabedoria, e se elas lhe têm sido uma pedra de tropeço, se desfaça delas. Há alguns anos minhas redes sociais são administradas por meu marido e com o único objetivo de pregar o evangelho. Não me arrependo e sou muito feliz com o que Deus tem realizado em minha vida desde então. Pois o que muitos imaginam ser apenas uma exposição inocente, pode despertar sentimento pior do que a ira impetuosa: a inveja (v.4).

Quando fazemos o possível para fugir do mal, Deus faz o impossível para que ele não nos alcance. Como peregrinos, estamos a caminho da pátria celestial; de um lugar onde não haverá inconveniência (v.14) e nem fingimento (v.6); um lugar onde todos estarão perfeitamente satisfeitos e felizes com o que Deus lhes preparou. “Não te glories do dia de amanhã” (v.1), mas escolha, hoje, atentar para os sábios conselhos da Palavra de Deus. Aceite o terno convite do Pai: “Sê sábio, filho Meu, e alegra o Meu coração” (v.11). Que tudo o que façamos seja com o real objetivo de filhos que querem alegrar o coração de seu Pai! Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos sábios do Pai!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios27 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Que belas palavras,estou criando um blogue para alcançar vidas pra Jesus 🦋🥰🙏🏻

Comentário por Lucijane Brito




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: