Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 14 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
15 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (v.12).

Estamos examinando conselhos que, se seguidos com humildade, redundam em uma vida de paz e de bem-estar. Cada capítulo deve ser estudado com minuciosa atenção, pois cada versículo traz uma reflexão diferente e de particular importância para a edificação do caráter. Portanto, não se contente com um estudo rápido e descuidado, mas procure absorver palavra por palavra clamando ao Senhor que o ajude a compreendê-las e a viver os Seus sábios ensinamentos.

O capítulo de hoje inicia com a diferença entre a mulher sábia e a mulher insensata. Dizem as Escrituras: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derriba” (v.1). Quando paramos para pensar em quantos avanços as mulheres conquistaram na sociedade, percebemos que temos sido voz ativa em todo lugar. E isto nos concedeu direitos e deveres que antes não faziam parte do universo feminino. Porém, nem toda mudança produz somente pontos positivos. Com a modernidade e com o capitalismo desenfreado, o homem deixou de ser o único provedor da casa, passando a dividir com a mulher este encargo. Mães têm feito um esforço descomunal para desempenhar seu papel dentro e fora do lar. Outras têm deixado a cargo de terceiros a responsabilidade de educar os filhos que Deus as confiou. Longe de ser um discurso contra a mulher que trabalha fora, a Bíblia apresenta qual deve ser a nossa prioridade: a família.

Estamos diante de uma sociedade banalizada e praticamente destituída do que seja fazer diferença entre o certo e o errado. A voz da insensatez tem falado mais alto e o resultado inevitável é a destruição. Muitos têm seguido pelo caminho que lhes parece justo. Caminho largo (Mt.7:13) que aparenta ser bom, porque a maioria segue por ele. Mas é aí onde entra o papel dos pais. O de orientar e instruir os filhos a serem prudentes e atentarem “para os seus passos” (v.15), a serem cautelosos e se desviarem do mal (v.16). Pois uma mãe sábia que instrui seus filhos os edifica para serem árvores que florescem (v.11) e dão bons frutos (Sl.1:3). E um pai temente a Deus “é refúgio para os seus filhos” (v.26).

A paz que tanto é aclamada pelo mundo seria alcançada se tão-somente começasse dentro de cada lar. A pobreza que tanto causa tristeza seria amenizada se não fôssemos tão egoístas dentro de nossa própria casa. A injustiça que tanto causa revolta seria evitada se a justiça fosse uma regra de ouro em cada família. Amadas mulheres, o Senhor nos faz um apelo hoje. O de sermos exatamente o que Ele nos chamou para ser: mulheres sábias que edificam suas casas sobre firme fundamento (Mt.7:24). Homens, Deus vos chama para o sacerdócio do lar, imprimindo o temor do Senhor no coração de seus filhos. Escolha fazer a diferença, mesmo que o sistema deste mundo diga que você deve permanecer onde está. “Amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem” (v.22). Vigiemos e oremos!

Bom dia, mulheres sábias e homens tementes a Deus!

Deixe seu pedido de oração ou compartilhe conosco seu motivo de gratidão. #EuOroPorVocê

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios14 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia Rosana e todos. Meu pedido de oração é por meu filho Gabriel 7 anos, ele tá muito estressado com os estudos em casa, toda vez que vai fazer tarefa é uma agonia, ele chora muito, eu acabo ficando estressada também, que Deus nos dê paciência, e ajude ele a ter amor pelos estudos.

Comentário por Marcela Xavier de Lima

Bom dia, Rosana! Tudo bem?

Por favor, ore pra que Deus me ajude a desenvolver e consolidar vida de oração intercessória, que seja permanente e constante. Que pela Graça de Deus haja libertação, salvação do poder do pecado, cura e transformação completa através da intercessão, pelo sangue do Cordeiro. Por favor, lhe agradeço muito!

Comentário por Tamires

Continuo clamando a Deus pela vida espiritual e nova fase de vida do meu filho Endrius,… Deus possa através do seu poder e misericórdia, tocar o coraçãozinho dele a ponto dele se arrepender dos erros, e voltar pros caminhos do Senhor o mais rápido possível… mas mesmo assim sou grata a Deus, porque em meio a toda essa pandemia, Ele tem cuidado de toda a minha família, não deixando faltar nada… nada mesmo, inclusive saúde e esperança Nele!!

Comentário por Silvane

Olá! Bom dia!
Agradeço a Deus por Ele está me despertando e me encorajando no despertar em cada madrugada. Pela minha vida, saúde, família.
Peço oração pelos meus filhos Jean e Danton, que eles voltem para os braços de Jesus.

Comentário por CREONICE LUIZA DOS SANTOS




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: