Reavivados por Sua Palavra


JÓ 33 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
24 de janeiro de 2020, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Eis que diante de Deus sou como tu és; também eu sou formado do pó” (v.6).

Segundo as palavras de Eliú, ele não pretendia ser maior do que Jó, nem tampouco se colocou em posição de inferioridade, mas proferiu o seu discurso de igual para igual. Alegando sinceridade de coração, ele manifestou interesse em justificar a Jó e fazê-lo refletir que mesmo em face de sua terrível condição, Deus tinha poder de redimi-lo e mudar a sua sorte. Que todo aquele que aceita o resgate divino “verá a face de Deus, e Este lhe restituirá a sua justiça” (v.26); o que se cumpriu com precisão na vida de Jó, conforme o capítulo 42 deste livro.

Podemos notar em algumas expressões a ansiedade de Eliú de proferir as suas razões. Contudo, diferente dos três amigos de Jó, suas palavras, apesar de não conter o teor rebuscado dos discursos dos mais velhos, não revelam soberba ou motivações egoístas. Parece que estava bastante incomodado com tudo o que até então tinha ouvido, pelo modo com que Jó havia sido tratado e como este havia se esforçado por justificar-se a si mesmo. Eliú declarou que a verdadeira intercessão e resgate vem de Deus, o que nos remete à obra de Cristo.

Na primeira carta de Paulo a Timóteo, a Bíblia deixa claro que “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm.2:5). Aquele que veio a esta Terra “para declarar ao homem o que lhe convém” (v.23) é o único “pelo qual importa que sejamos salvos” (At.4:12). Através do ministério de Cristo no santuário celestial, olhando para o Santíssimo, “mediante a fé, temos paz com Deus” (Rm.5:1). “Por isso” (v.7), não devemos temer o homem e nem o que possa tentar contra nós. “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, ressuscitou, O qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm.8:33-34).

Temos à nossa disposição um Sumo Sacerdote que no Céu realiza a Sua obra intercessora e que está para selar os Seus últimos eleitos antes do cumprimento da derradeira promessa. Dentro em breve, muitos hão de passar por um momento de terrível angústia, mas, como Jó, serão redimidos e resgatados para receberem a sua recompensa. Porque, pela fé, “aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial” (Hb.11:16).

Olhemos para Jesus e para a nossa futura redenção, quando estaremos “em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus”, entoando “o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações!” (Ap.15:3). Vigiemos e oremos!

Bom dia, redimidos por Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Jó33 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Acho que na fala de Eliu, ele quer trazer a ideia de que Jó sofre o mal da igreja de Laodiceia.
Jó dizia:
– Aponte o meu pecado!
De fato apontar um pecado de Jó era algo difícil, pq como o próprio Deus disse, Jó era um homem integro e reto.
Qual o problema então?
Justiça própria!
Esse é o mal dos laodiceianos.

O que me parece é que de alguma maneira Jó acreditava que os atos, integridade e retidão dele davam a ele o direito às bênçãos, misericórdia e salvação.

“-Eu sacrifico um cordeiro todos, isso me dá direitos diante de Deus”
Esse me parece ser o pensamento de Jó que Eliu tentou refutar.
Penso assim, ao ver que Deus não condenou a Eliu, como fez com os outros 03 amigos de Jó. Percebe se que depois da fala de Eliu, Deus entra em ação com sua fala o que leva a Jó declarar sua culpa e se arrepender no cap. 42.

Eliu foi uma bênção na vida de Jó.
Deus permitiu o mal na vida de Jó, para que este reconhecesse que obras, cultos, sacrificios etc não salvam. Somente Deus salva e Jó por mais justo e honesto que fosse não tinha méritos para a sua própria salvação.

Tenho essa visão deste livro…
Silas Alves Gama

Comentário por Silas Alves Gama

Muito interessantes suas considerações, Silas! Parabéns! [Jeferson]

Comentário por jquimelli

Bom dia, amado irmão!
Penso da mesma forma. Deus tinha um plano grandioso na vida de Jó e o sofrimento q ele passou só fez com q ele saísse como ouro refinado, obtendo assim o verdadeiro conhecimento de Deus. Que o Espírito Santo continue nos reavivando por Sua Palavra! 🛐❤

Comentário por Rosana Garcia Barros

Bom dia. Gostaria de pedir oração pela vida de minha tia, Vivalda. Obrigada.

Comentário por Isabelle




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: