Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 13 – Comentário Pr Heber Toth Armí by jquimelli
12 de dezembro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

NEEMIAS 13 – Quando se acendem as chamas do reavivamento, não se deve esperar que elas prossigam ou aumentem automaticamente. É o que se nota neste capítulo…

“Ao que parece, as bênçãos são esquecidas com facilidade e em pouco tempo, pois o povo tinha um certo fascínio pelo pecado. A ausência de Neemias por um espaço de tempo fez surgir um vácuo na liderança do povo de Judá” (Elinaldo Renovato).

O remanescente reavivado estava despencando novamente para os prazeres do pecado:
• Mundanismo e liberalismo no templo. Tobias, o causador de problemas para Neemias ganhou um quarto na “Casa de Deus” (vs.4-9, 30-31).
• Devido às concessões dos líderes espirituais, o povo parou de devolver os dízimos e as ofertas forçando os sacerdotes a abandonarem suas responsabilidades (vs. 10-13).
• O sábado estava sendo mal utilizado, contrário à prescrição de Deus (vs. 15-22).
• O povo de Deus estava casando com mulheres mundanas, pagãs e idólatras (vs. 23-27).

Tudo isso após…
• …Forte reavivamento e reforma liderado por Esdras e Neemias (8-9:38);
• …Comprometimento público de guardar e cumprir todos os mandamentos divinos (10:29);
• …Alguns dos líderes políticos terem assinado um documento legal comprometendo-se em obedecer a Deus e observar Seus mandamentos (9:38-10:27);
• …O povo ter recebido auxílio divino para terminar o muro de Jerusalém e ter celebrado entusiasticamente a Deus pelo sucesso (12:27-47).

Neemias precisou ser agressivo para corrigir esses defeitos de caráter do povo. Ele mesmo declarou…
“Fiquei furioso”; “chamei a atenção dos oficiais”; “adverti contra a venda de alimentos [no sábado]”; “cobrei atitude dos líderes”; “mandei fechar os portões e proibi que fossem abertos até o fim do sábado”; “chamei a atenção [dos comerciantes incrédulos] dizendo: ‘Se eu encontrar vocês aqui outra vez [no sábado], vou retirá-los à força’”; “chamei a atenção [dos que casaram com mulheres pagãs] e os amaldiçoei. Cheguei a bater em alguns deles e a arrancar seus cabelos”; “[aos sacerdotes] eu os purifiquei de tudo o que era estranho”.

Tudo isso Neemias fez com oração e consagração (vs. 14, 22, 29, 31) pautado pela revelação de Deus em Sua Palavra (vs. 1-3): Eis o segredo do sucesso!

Liderar o povo de Deus não é fácil, mas é necessário. O que aconteceria se houvessem, em nossos dias, líderes como Neemias? Os crentes aceitariam?

Reavivemo-nos urgentemente! – Heber Toth Armí.

Escreva o que você achou do livro de Neemias…


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Neemias 13
O capítulo começa com a separação dos estrangeiros.Por meio da lei de Moisés Deus não permitiu que aqueles que fizeram mal ao povo de Israel habitassem entre eles, uma vez que não ajudaram o povo por meio de uma simples alimentação na qual naquele exato momento necessitavam. A partir do momento que contrataram Balaão para que amaldiçoasse o povo, pela graça e misericórdia de Deus a maldição se transformou em benção.
Mas o que isso tem haver na minha vida o que eu posso fazer diferente com esse versículo e não é só uma história mas nós não podemos ficar pensando isso vamos fazer um paralelo com a nossa vida é Deus não admite que vivamos com o pecado em nosso meio pensando que não vai dar nada porque assim iremos continuar em pecado e logo nos decepcionamos com as consequências como dar na hora em que eu provo precisou da comida e da bebida das terras de Moabe e Amom. “Quando se trata de assuntos que a gente considera privado muitas vezes nutrimos sentimentos desagradáveis”(comentário bíblico em espanhol pág 451).
A partir do versículo começa a reforma de Neemias.
Quando Neemias saiu para fazer relatório para o rei Artaxerxes logo Jerusalém virou um caos,várias coisas erradas de que o Senhor não se agradava.
-Tobias morou na sala das ofertas, versículo cinco
– Músicas e levitas haviam abandonado o templo, versículo 10
-Havia pessoas pisando em ovos e também a venda de mercadorias no sábado ,versículo quize e dezesseis
– Israelitas se casando com mulheres estrangeiras, versículo vinte e quatro
Afim de fazer o que Deus mandava Neemias colocou em ordem Jerusalém fazendo de formas em toda parte bem como o coração dos israelitas. Neemias queria que o povo se ajeitasse de acordo com a ordem de Deus .
E durante o capítulo ele suplica que Deus se lembrasse dele.
Será que nós estamos fazendo coisas dignas de sermos lembrados por Deus ?

Comentário por Emni de Oliveira da Silva




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: