Reavivados por Sua Palavra


ESDRAS 7 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de novembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (v.10).

Da linhagem de Arão, sendo sacerdote e “escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel”, Esdras foi beneficiado pelo rei Artaxerxes, “segundo a boa mão do Senhor, seu Deus, que estava sobre ele” (v.6). Em 458 a.C., “este Esdras” (v.5) liderou o segundo grupo de exilados que regressou à terra de Judá. Sendo reconhecido pelo rei como “escriba da Lei do Deus do céu” (v.12, 21) e possuidor da sabedoria de Deus, Esdras demonstrou ter sido alguém que fez a diferença no meio de um reino pagão.

Esdras não foi apenas um perito das Escrituras, mas um obediente servo de Deus, praticante da Palavra. Sua vida não se resumia, contudo, a guardar consigo a sua experiência, pois além de buscar e cumprir a Lei do Senhor, também se dedicava a “ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (v.10). O conhecimento que dia a dia adquiria das leis de Deus não podia ser silenciado e sua importância foi reconhecida pelo próprio rei persa: “e ao que não as sabe, que lhas façam saber” (v.25).

Em seu decreto, por nove vezes, Artarxerxes se referiu a Deus como o Deus de Esdras. Para o monarca, era fato que o escriba judeu era um fiel adorador “do Deus do céu” (v.21). Tanto Esdras quanto Neemias foram favorecidos diante dos soberanos da Terra, não por mérito próprio ou por posições privilegiadas, mas porque tinham um coração disposto para fazer a vontade de Deus, segundo está escrito. Tendo por norma irrevogável o “assim diz o Senhor”, decidiram dedicar a vida a Deus e nEle buscar refúgio. Sua confiança e dedicação deram cumprimento aos eventos profeticamente determinados.

O exemplo de Esdras revela o caráter de quem aplica o coração a examinar as Escrituras. Todo aquele que dedica, diariamente, um tempo de qualidade em comunhão com Deus, através da oração e do estudo da Bíblia, recebe do alto o vigor espiritual necessário para enfrentar as mais adversas situações. Entretanto, há uma porção adicional separada aos que se dedicam a compartilhar as boas-novas. Sua vida torna-se mais nobre e mais bela, como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm.10:15).

O capítulo é encerrado com uma ação de graças de Esdras. Ele atribuiu a Deus todo o mérito. Lembro-me da história de Jó, que mesmo sendo fiel à toda prova enfrentada, no fim, reconheceu: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem. Por isso, me abomino no pó e na cinza” (Jó 42:5-6). Quando reconhecemos que é pela bondade de Deus e Suas misericórdias que “vivemos, e nos movemos, e existimos” (At.17:28), mais nos achegamos a Ele como uma criancinha de colo necessita de sua mãe.

Que, à cada dia, possamos declarar ao sair de nosso lugar de comunhão: “Assim, me animei, segundo a boa mão do Senhor, meu Deus, sobre mim” (v.28). Vigiemos e oremos!

Bom dia, versados nas Escrituras!

Desafio da semana: Gostaria de reforçar o estudo do Espírito de Profecia. Adote o projeto “Crede em Seus Profetas”. Até Neemias, capítulo 1, estamos estudando o capítulo 11 do “Grande Conflito”. Acesse: credeemseusprofetas.org 

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Esdras7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Olá querida irmã, obrigada pelo incentivo. Não lia mais o espírito de profecia diariamente e havia me esquecido o quão bom e mais próximos de Deus ficamos. Agora adotei esse outro programa também. Sigamos em conhecer e honrar a Deus como os príncipes e Esdras. Forte abraço e um dia nos conheceremos.

Comentário por Adriana Paula

Bom dia, amada irmã! Deus seja louvado! Que o Espírito Santo continue nos reavivando por Sua Palavra. Um forte abraço! 🛐❤

Comentário por Rosana Garcia Barros

Bom dia, grata por essa palavra, me incentivou a buscar mais e mais a palavra de Deus.
Deus abençoe!

Comentário por Cristiane




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: