Reavivados por Sua Palavra


2Crônicas 25 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de novembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Fez ele o que era reto perante o Senhor; não, porém, com inteireza de coração” (v.2).

Fidelidade circunstancial, como o próprio nome já diz, é aquela baseada em circunstâncias. Diante da batalha contra os edomitas, Amazias ajuntou todo o seu exército, mas também recrutou mais “cem mil homens valentes” de Israel pelo preço de “cem talentos de prata” (v.6). Aqueles homens seriam uma forte garantia de sucesso na guerra. Mas quem disse que quantidade é sinônimo de vitória? Amazias logo tomou conhecimento disso, quando o Senhor lhe falou através do homem de Deus. Ao invés de bênção, o exército de Efraim lhe seria uma maldição. O recado de Deus foi claro: “Vai só, age e sê forte” (v.8).

Contudo, Amazias já havia preparado tudo. Sua estratégia de guerra estava arquitetada. Ele já havia pago pelo reforço. E o prejuízo que teria? Prestem bastante atenção nas palavras do homem de Deus, meus amados: “Muito mais do que isso pode dar-te o Senhor” (v.9). Um teste de fidelidade estava diante de Amazias. Era como se o profeta estivesse lhe dizendo: “Não troque a bênção de Deus por míseros cem talentos de prata!” E para nós, fica a lição: “Não troque a bênção de Deus por planos que não estão de acordo com a vontade dEle, ainda que tenhas investido toda a tua vida nisso!” O Senhor está disposto a te dar muito mais do que você possa imaginar. Pois os planos de Deus sempre são maiores e melhores do que os nossos! E ser fiel a Deus independente das circunstâncias sempre termina em ânimo e em vitória.

Os efraimitas poderiam ter voltado para casa satisfeitos, pois foram recompensados sem nem mesmo precisar lutar. Mas o que ia no coração daqueles homens era tão perverso que “voltaram para casa ardendo em ira” (v.10). Eles queriam derramar sangue, e descontaram sua frustração em algumas cidades de Judá. Tudo isso porque Amazias não consultou ao Senhor antes de tomar a decisão de convocá-los para a guerra.

Deus estava disposto a dar muito mais do que ele pudesse imaginar. Amazias, porém, não possuía “inteireza de coração” (v.2) para com o Senhor e isso lhe custou a vida. Fazia as coisas sem levar em consideração a vontade de Deus; não hesitava em se prostrar diante dos ídolos pagãos; não deu ouvidos à disciplina do Senhor; e agia por vingança. Amazias foi fiel circunstancialmente. Ele fez o que era reto perante Deus até que o seu reino fosse “confirmado” (v.3) e obedeceu à palavra do homem de Deus para sair vitorioso na guerra (v.11). São atitudes que devem nos levar a uma séria reflexão pessoal: Temos sido fiéis porque amamos ao Senhor, ou porque queremos apenas receber as bênçãos? A nossa fidelidade depende das circunstâncias, ou somos fiéis com inteireza de coração?

Quantas vezes nós fazemos planos sem pedir a orientação de Deus, e decidimos rascunhar a nossa própria vida. Então o Senhor nos envia homens ou mulheres de Deus para nos orientar através de Sua Palavra, e, como Amazias, dizemos: “Para com isso” (v.16). Ignoramos conselhos que poderiam ter nos dado muito mais do que as migalhas que corremos atrás. E até ficamos chateados com aqueles que nos repreendem. Nada, amados, nada neste mundo pode ser melhor do que o que Deus tem preparado para mim e para você.

O rei de Judá fechou os ouvidos, e isso para a sua própria destruição. A fidelidade que o Senhor nos pede é aquela que não se intimida nem diante da morte: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap.2:10). Não confiemos, como Amazias, em glórias terrenas. Mas que sejamos fiéis filhos de Deus que fazem a Sua vontade ainda que Ele nos diga: “Vai só” (v.8). Que nossos ouvidos estejam sempre atentos para ouvir a voz do Espírito Santo e obedecê-la. Não troque o “muito mais” (v.9) do Senhor pelos cavalos fúnebres (v.28) deste mundo. Sei que o caminho é estreito e difícil, mas se confiarmos nossa vida nas mãos do nosso maravilhoso Deus, Ele tem o poder de nos reerguer e de transformar maldição em bênção. Ore neste momento, e clame pela orientação divina! Há um Deus no Céu disposto a te ouvir. Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis filhos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Crônicas25 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Deus tem forças para nos ajudar. Coloco minha vida e da minha família nas mãos do Senhor!!!!
Peço oração pelo meu filho sua esposa e o bebê q está p nascer.
Oro por todos vcs🙏🙏🙏🙏.

Comentário por Marilus




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: