Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 21 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
1 de junho de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

Nota-se nestes últimos capítulos que, infelizmente, a espiritualidade pura do povo de Deus foi contaminada pelo lixão teológico dos pagãos.

A cultura do Céu instituída por Deus ao Seu povo, revelada em Sua Palavra, fora suplantada pela ideologia reinante da cultura secular. O sincretismo religioso era positivo porque, ainda que misturada com tradições humanas restavam ideias de um Deus verdadeiro.

A igreja nunca precisou de críticos para reformá-la, mas de exemplos positivos para influenciá-la. A frase citada três vezes (17:6; 18:1; 19:1;) no livro, “Naquele tempo, não havia rei em Israel. As pessoas faziam o que bem entendiam”, encerram as últimas palavras de Juízes.

Não havia quem guiasse o povo na lei de Deus. “O pecado humano precisa de governos que imponham a moralidade” (Kenneth A. Mathews).

• Neste último capítulo, o autor demonstra como soluções humanas para o pecado podem trazer maiores problemas; que fazer justiça com as próprias mãos pode resultar em terríveis desgraças; e, o que resta será lamentar o caos perante Deus, O qual não é responsável pela desgraça causada pelo pecado de ninguém (vs. 1-5).

• Sobraram 600 homens e nenhuma mulher da tribo de Benjamim – era o fim dessa tribo; os restantes dos israelitas tiveram pena. Por isso, criaram uma estratégia estranha para lograr que a tribo não fosse extinta de uma vez. A parte positiva é que deu certo! (vs. 6-24).

Analisado Juízes com oração e atenção, nota-se que, “justamente aqueles que Deus Se propõe a usar como Seus instrumentos para uma obra especial, Satanás, empregando seu máximo poder procura transviar” (Ellen G. White). Contudo, “a salvação é o alvo para o qual Deus dirigia e dirige a história. Como Senhor da história, Deus era livre para escolher qualquer pessoa para atuar como libertador” (Mathews).

Salvação? “Sexo, violência, estupro, massacre, brutalidade e fraude não parecem material adequado ao relato da história da salvação”. “Por isso, de certo modo, ficamos chocados sempre que lemos o livro de Juízes, pois deparamos com uma situação caótica” (Eugene Peterson).

Talvez, a maior lição de Juízes seja esta:

NÃO IMPORTA SE HOMEM OU MULHER, SÁBIO OU FORTE, LÍDER OU NÃO… INDEPENDENTE DE JESUS – O JUSTO JUIZ – JAMAIS HAVERIA SOLUÇÃO PARA O PECADO, NEM SALVAÇÃO AO PECADOR!

Assim, poderás reavivar-te estudando Juízes! – Heber Toth Armí.

Quero conhecer tua reação ao dedicar 21 dias meditando no livro de de Juízes. Escreva aqui:


14 Comentários so far
Deixe um comentário

O livro de juízes me fez enxergar o quanto Deus é misericordioso, mesmo achando que em alguns momentos o povo deveria ser eliminado. É um livro muito triste, pois Deus é colocado de lado e as vontades humanas prevalecem acima da vontade divina.

Comentário por Otoniel

Senti medo e pavor! Vi o quanto preciso da misericórdia do Senhor, como pessoa e como igreja. sinto que preciso da transformação de Deus. Desejo que toda maldição que possa está estalada em minha família ou na igreja, seja transformada em bençãos. E peço a Deus reavivamento e reforma espiritual em nossas vidas, em nome de Jesus. Amém!

Comentário por Márcia

A minha reação e perceber a ratificação da brutalidade do ser humano que está longe de Deus. Em contrpartida, posso ver como O Deus que criou os céus e a terra, é paciente, longânimo e misericordioso. Como Ele nos ama! Mesmo o povo e nós nos desviando dEle, quando nos voltamos para Ele, arrependidos ou não, como Pai de amor, Ele não hesita em nos atender. Mas devemos lembrar que mesmo tendo o Seu perdão, as consequências do pecado, permanecem. Que Ele continue te abençoando pastor.

Comentário por Almrinda Gomes

Pessoas que buscam fazer o que acreditam ser correto longe do SENHOR causam tragédias. A cada história lida, pensava eu : ESTE É O POVO ESCOLHIDO???? O Isso me à mente quantas vezes falhamos em nossa vida e àquela perguntinha básica bate lá na cabeça e no coração : VOCÊ ENTREGOU A VIDA PARA JESUS ATRAVÉS DO BATISMO HÁ ………… ANOS. SENDO LIBERTA POR ELE E O CONHECENDO COMO CONHECE, AINDA TEM CAPACIDADE DE FAZER ISSO?????????
GRAÇAS À DEUS QUE O SENHOR FOI MISERICORDIOSO COM AQUELE POVO E CONTINUA SENDO CONOSCO HOJE. O Como o SENHOR mesmo diz diariamente : REAVIVEMO -NOS!!!!!

Comentário por Rosani Aparecida Nunes de Sousa

O livro de Juízes demonstra ao ser humano que sem Deus não podemos chegar a verdadeira vitória e felicidade.
Como professor de Matemática percebi que Deus ele não olha quantidade e sim qualidade, a vantagem numérica não teve vez.
Precisamos tomar muito cuidado com os votos, eles podem nos prender e ainda prejudicar os outros que não tiveram nada haver.

Comentário por Lindomar dos Santos Costa

Viu dedicar – me mais a Palavra de Deus, e tentar não cometer os mesmos erros do Povo de Israel. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário por Jackson Luiz Caillot

A palavra de Deus nos recria sempre, independentemente do registro, pois não camufla nada. Esta Palavra relata tudo, nos ensinando constantemente, inclusive, como não proceder. Juízes é um destes exemplos. Como não proceder quando somos escolhidos por Deus para sua obra de abençoar pessoas e contextos.

A pergunta sobre os relatos de Juízes que faço para mim é: que escolha estou fazendo hoje, diante do convite divino do: “sê tu uma benção! Gênesis 12: 2 ?”. A escolha de Abraão ou a de Sansão?

A resposta de Sansão aos seus pais quando questionado pela escolha de um mulher fora do direcionamento divino foi: ” toma-me esta (mulher), porque só desta me agrado”. Juízes 14:13.

A resposta de Abraão quando assustado com a proposta divina de sair do meio de sua parentela e andar em direção a um lugar desconhecido, mas, deveria confiar somente na condução divina em relação ao seu futuro e vida, foi: ” partiu, pois, Abraão, como lho ordenara o Senhor…”. Gênesis 12:4.

A nossa resposta a um assim diz o Senhor, define completamente se nossa vida será um caos para nós e o nosso entorno, ou uma bênção por onde passamos e alguém cheio de paz.

Comentário por Maria Jandira Laurentino

Com toda rebeldia do povo, DEUS em nenhum momento falhou com suas promessas. Quando havia arrependimento do que haviam feito errado e buscavam à Deus Ele estava presente! Como Deus è maravilhoso, minha fé aumentou. Deus seja louvado!!!

Comentário por Arilde de Menezes Dias

Fiquei chocada com a leitura e estudo deste livro. Muito chocada!!!

Comentário por Sueli Leme Marques

Aqui aprendi que Deus nos dá mandamentos para o nosso bem e felicidade.Ao fazer minhas próprias escolhas(errada)me afasto dEle e longe de Deus a perversidade não tem limites.Precisamos de Deus para sermos melhores!!!

Comentário por Christiani Padovani

Já tinha lido o livro de Juízes antes, mas aqui pude ler com mais calma e base para interpretar corretamente o texto.
Nesta segunda leitura pude ficar chocada com tamanha crueldade do povo que deveria ser exemplo para as demais nação, pude perceber que pequenas concessões ao pecado, como fizeram ao não eliminar o povo cananeu das terras, pode afastar tanto o povo de Deus.
É possível notar o afastamento do povo também ao tomarem atitudes tão insensatas.Que nos sirva de exemplo do que não fazer esse livro e que possamos sempre nos lembrar que mesmo diante de tanta maldade, perversão e imoralidade ainda assim Israel continuou sendo o povo de Deus porque Ele sim é perfeito, misericordioso, tardio em irar-se e sempre pronto a perdoar seu povo quando existe arrependimento verdadeiro.

Comentário por Cristiane

Perplexa por ver o quão facil é se desviar do caminho do senhor e de Sua vontade, apreensiva por que podemos estar na mesma condição e esperançosa, pois vi que Deus estava insistentemente procurando salvar Seu povo e adimirada com tamanha misericórdia de Deus. Que nós honestamente vigiemos para não nos afastarmos do Senhor Jesus e da Verdade que há Nele. Ansiosa para o fim do pecado. Boa noite Deus abençoe a Todos.

Comentário por Faby Santos

Vi as consequências quando fazermos o que é certos segundo nossos olhos, e como Deus pode fazer tanto em nós e por nós quando seguimos Seus caminhos.

Comentário por Isabel Cristina de Almeida

O livro de Juizes me deu a certeza de qie tenho um Deus que me ama e qie não está disposto a me abandonar e também me mostrou de forma muito clara qie spu totalmente depende da graça.

Comentário por Carla de Andrade Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: