Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 6 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de abril de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel” (v.23).


Cercado pelos exércitos de Israel, o povo de Jericó buscou fortalecer sua segurança e cerrar as portas da cidade a fim de que ninguém entrasse ou saísse de lá. Terrível sensação de incapacidade tomou conta dos corações que desmaiavam de ansiedade e de medo. Do lado de fora de seus muros podiam avistar a jovem e robusta comitiva de Israel que deixava bem clara a sua intenção de tomar a cidade.

Contudo, algo inesperado aconteceu. Ao perceberem os inimigos a aproximação dos homens armados de Israel, tremeram e temeram, mas tudo o que viram fora um desfile com direito a “fanfarra” de trombetas. De alguma forma, porém, aquela primeira ação de Israel causara grande desconfiança e perturbação ao povo de Jericó. No dia seguinte, imagino que os muros, outrora evitados, ganharam novos espectadores para assistir ao desfile marcial de Israel. E assim, se deu durante sete dias.

No sétimo dia, porém, ao notarem que o desfile que dantes era limitado a apenas uma volta ao redor da cidade, se estendeu por uma volta a mais, e outra, e de novo… até que, no final da sétima volta, o toque das trombetas soou diferente e, pela primeira vez, Jericó ouviu a voz dos filhos de Israel que gritando a plenos pulmões, testemunharam o poder de Deus derrubando os imponentes muros de Jericó como se fossem feitos de pez.

Ninguém daquela cidade seria poupado, a não ser por Raabe e sua família. “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu em paz aos espias” (Hb.11:31). E mediante a sua confiança em Deus e disposição em servi-Lo, além de ter salvado toda a sua casa e de ter sido incluída na ilustre galeria dos heróis da fé, Raabe faz parte da mais privilegiada genealogia de todos os tempos: a genealogia de Jesus Cristo (Mt.1:5).

Mas além de Raabe, gostaria de destacar também a atitude daqueles dois espias, que mesmo sendo anônimos, a Bíblia relata que se tratavam de dois jovens (v.23). Aqueles jovens certamente haviam compreendido o real significado da misericórdia divina. O ultimato de Deus de destruir as ímpias nações de Canaã poderia tê-los feito negar o pedido de Raabe, mas o relacionamento que mantinham com o Senhor não os permitira deixar de reconhecer naquela mulher uma verdadeira adoradora do Deus a Quem serviam.

Todos, adultos, jovens, velhos e crianças, podem ter participação ativa na obra do Senhor. Nossa influência pode estar a colaborar ou prejudicar no bom andamento desta obra. Quantas “Raabes” estão ao nosso redor apenas aguardando que entremos em suas casas e lhes apresentemos o cordão escarlata da salvação em Cristo Jesus. Raabe não apenas recebeu dois espias em sua casa, ela recebeu uma dupla missionária que soube identificar a necessidade daquela mulher e ajudá-la a encontrar o verdadeiro Deus.

Você ainda não possui uma dupla missionária? Ore ao Senhor e peça que lhe mostre alguém de espírito voluntário. Lembrando aos casados, que vocês já são uma dupla missionária; e aos solteiros que procurem, preferencialmente, alguém do mesmo sexo para este fim. “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt.24:14). Vigiemos, oremos e apressemos o grande Dia do Senhor!

Bom dia, missionários de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué6 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom dia! Gostaria que enviasse no meu Whatsapp

Comentário por Leila vieira pinto




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: