Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 9 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de outubro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Porei nas nuvens o Meu arco; será por sinal da aliança entre Mim e a terra” (v.13).


A bênção do Senhor sobre Noé e seus filhos foi acompanhada de uma aliança estabelecida sete vezes (v.9, 11, 12, 13, 15, 16 e 17), com eles e com toda a humanidade. O mundo seria novamente povoado com a descendência de Noé e nunca mais haveria outro “dilúvio para destruir a terra” (v.11). Um sinal foi estabelecido: um arco composto por sete cores. Era a perfeita obra de Deus aliada à perfeição de Suas promessas. A fidelidade de Noé e o sacrifício que ofereceu ao Senhor não ficaram sem a resposta de um Deus que ama recompensar aqueles que O amam.

A queda original, porém, continuaria revelando nas futuras gerações as faces da maldade. Percebam como a alimentação está diretamente relacionada com a nossa essência: No Éden, Deus estabeleceu o cardápio do homem e da mulher (Gn.1:29). Após a queda, Ele acrescentou no regime do homem, os alimentos reguladores (Gn.3:18), que antes só serviam para os animais (Gn.1:30). Então, após o dilúvio, Deus permitiu que o homem fizesse uso das carnes. E aqui não confundamos a expressão “tudo o que se move e vive” (v.3), porque senão entraria aqui até o canibalismo. Já na entrada dos animais na arca, o Senhor fez a distinção entre os animais limpos e os imundos (Gn.7:2), o que Ele mesmo confirmou ao estabelecer as leis de saúde em Levítico 11. Deus também estabeleceu um regime alimentar para o Seu povo nos últimos dias (Aconselho a leitura do livro “A Ciência do Bom Viver”, da Casa Publicadora Brasileira).

Mesmo Noé, um homem considerado pelo próprio Deus como um homem justo, era passível de errar. E num momento em que permitiu ser levado pelo ímpeto de sua natureza carnal, “embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda” (v.21). Contudo, sua atitude não foi pior do que a de seu filho Cam, que ao aproximar-se da tenda de seu pai, ao invés de perceber o constrangimento e prestar auxílio, ficou contemplando a triste cena e saiu para delatá-lo aos seus irmãos. Cam revelou o seu vil caráter e o quanto isto afetaria a sua descendência. Noé não lançou uma praga sobre ele e seus filhos, mas profetizou o que havia de ser uma consequência entre os descendentes de Cam, os povos de Canaã. Sem e Jafé, pelo contrário, revelaram nobreza de caráter diante de Deus e profundo respeito por seu progenitor. Consequentemente, as bênçãos do Senhor os acompanhariam e, da linhagem de Sem, surgiria o povo escolhido, Israel, do qual viria o Salvador.

Amados, nossa lida nesta terra é repleta de altos e baixos. Noé também foi um homem sujeito aos mesmos sentimentos que você e eu. A diferença entre a sua atitude e a de Cam, é que o patriarca estava fora de si pelos efeitos do álcool na mente, mas o seu filho estava em perfeito juízo e, ainda sim, escolheu o mal. Ambos pecaram. Ambos eram passíveis de morte. Mas diante de um Deus que sonda os corações, nosso verdadeiro caráter é revelado. Perante o Senhor, aquele que comete um deslize e se arrepende é justificado. Mas aquele que tem prazer em contemplar o deslize do próximo e compartilhar a desgraça alheia, lança maldição sobre si mesmo. Que busquemos com profundo interesse e súplicas, a inscrição do caráter de Cristo em nós. Que não sejamos como Cam, tendo prazer em contemplar e espalhar os erros de outros, mas, como Sem e Jafé, tenhamos sincero interesse de cobrir a vergonha de nossos irmãos com a capa da discrição, cuidando deles até que despertem e percebam onde caíram, se arrependam e voltem “à prática das primeiras obras” (Ap.2:5).

Bom dia, aqueles que zelam por sua família na fé!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis9 #RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém!!! Que DEUS tenha misericórdia de nós pecadores!!!

Comentário por Ester




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: