Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 5 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
17 de outubro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (v.24).


Em minha opinião, esta é a segunda genealogia mais importante de toda a Bíblia. Ela é repleta de significados e possui uma mensagem clara da vitória final do Senhor e do Seu povo. Através dos nomes ali contidos, Deus apresentou o Seu plano de salvação. O plano original do casamento de nossos primeiros pais representa o desejo de Deus para a Sua igreja, de que sejamos um. Percebam que Deus criou o homem e a mulher “e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados” (v.2). Assim como no sexto dia da semana da criação Deus os criou para serem um, no final, Jesus regressará à Terra para buscar um só povo.

Este é o livro da genealogia de Adão” (v.1), porém, a Bíblia incide maior brilho sobre a vida do sétimo, Enoque. Sua biografia foi resumida em apenas quatro versículos, porém, foi tomado para Deus como as primícias dos justos vivos que hão de ser trasladados ao céu no grande Dia do Senhor (1Ts.4:17). “Andou Enoque com Deus” (v.24). Nada lhe era mais precioso do que a constante companhia do Criador. Talvez mais do que ninguém, Enoque tenha vivido na Terra como se já habitasse no Céu. Tornou-se tão semelhante ao Seu Mestre, que “foi trasladado para não ver a morte… Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hb.11:5). E foi ele mesmo que profetizou: “Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram…” (Jd.1:14-15). Enoque, portanto, enquanto na Terra, não se calou diante da iniquidade que o rodeava, mas, por palavras e ações, ensinava o povo a verdadeira piedade. E será uma nova geração de “Enoques” que Cristo virá resgatar em Seu glorioso Dia.

De Adão a Noé, foram gravados os oráculos de Deus à humanidade. E à cada primogênito, uma nova ordem era estabelecida, mais um passo era dado na direção da vitória final. Analisemos cada nome desta genealogia, considerando seus significados:

  1. Adão: “homem”, ou “ser humano”;
  2. Sete: “determinado”, ou “definido”;
  3. Enos: “mortal”, ou “homem”;
  4. Cainã: “pena, aflição”, ou “adquirido, possuidor”;
  5. Maalalel: “Santo Deus”, ou “louvor a Deus”;
  6. Jarede: “descerá”, ou “descendente”;
  7. Enoque: “ensino”, ou “consagrado, dedicado”;
  8. Metusalém/Matusalém: “sua morte trará”, ou “homem da lança” (que indica juízo);
  9. Lameque: “sem esperança, pobre”, ou “poderoso”;
  10. Noé: “descanso, vida longa”.

Com base nesses significados, veremos que a Bíblia não é apenas um compêndio de livros, ela é o perfeito e harmonioso conjunto de palavras, números, símbolos e profecias que apontam sempre para o plano da redenção. O Senhor deseja nos revelar as entrelinhas de Sua Palavra pela iluminação do Espírito Santo e derramar em nossa vida a Sua abundante chuva de amor. Acompanhem comigo a carta de amor que Deus deixou para mim e para você neste capítulo:

Ao homem (Adão), foi determinada (Sete) mortal (Enos) penalidade (Cainã), mas, o Santo Deus (Maalalel) descerá (Jarede), ensinando (Enoque) que Sua morte trará (Matusalém), aos sem esperança, ou pobres [de espírito] (Lameque), descanso e vida longa (Noé).

Eis o plano da salvação! Deus é tremendo! Mas aos que defendem o segundo significado dos nomes, eis que o resumo da ópera é o mesmo:

Ao ser humano (Adão), foi definido (Sete), que o homem (Enos) foi adquirido (Cainã) para louvor a Deus (Maalalel). E o descendente (Jarede) consagrado (Enoque), como homem da lança [ou do juízo] (Matusalém), trará poderoso (Lameque) descanso (Noé).

Vamos reler, agora, sem citar os nomes, para ficar mais claro:

Ao homem, foi determinada mortal penalidade, mas, o Santo Deus descerá, ensinando que Sua morte trará aos sem esperança, ou pobres [de espírito], descanso e vida longa.

Ao ser humano, foi definido que o homem foi adquirido para louvor a Deus. E o descendente consagrado, como homem da lança [ou do juízo], trará poderoso descanso.

Eu não sei que tipo de reação isto causa em você, mas, certamente, ninguém que verdadeiramente creia em Deus e nas Escrituras, pode deixar de sentir o amor do Senhor em cada palavra deste capítulo. Exatamente no ano em que Matusalém morreu, o dilúvio aconteceu. Coincidência? Não, amados! Providência! Veio o juízo e levou a todos, menos a Noé e sua família. Jesus mesmo afirmou que os dias que antecedem o Seu retorno serão como os dias de Noé (Mt.24:37-39). Assim como Ele salvou a última geração de Adão, salvará a última geração de Noé. A “arca” da graça de Deus ainda está aberta. Anda tu com Deus e “serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31).

Bom dia, salvos pela graça de Jesus Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Gênesis5 #RPSP


2 Comentários so far
Deixe um comentário

O plano da salvação em um capítulo, em uma genealogia! Nosso Deus é perfeito! Ele cumpre com suas promessas! Aleluia! Glória a Deus! Como toco meu coração!

Comentário por Eliane Martins

O plano da salvação em um capítulo, em uma genealogia! Nosso Deus é perfeito! Ele cumpre com suas promessas! Aleluia! Glória a Deus! Como tocou meu coração!

Comentário por Eliane Martins




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: