Reavivados por Sua Palavra


TITO 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
15 de agosto de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (v.11).


Em cada fase da vida, há deveres cujo cumprimento deve acompanhar um rijo compromisso com a vontade de Deus. Devemos sempre perguntar: “O que o Senhor espera de mim, hoje?” A este questionamento, temos a pronta resposta em Sua Palavra. De uma forma geral, Salomão já apresentara o dever da humanidade: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12:13). Uma vida temente a Deus requer a observância de Seus preceitos como indispensáveis “à sã doutrina” (v.1). Consequentemente, idosos, jovens, homens e mulheres, cada qual em sua esfera pessoal, são exortados a cumprir com os deveres de quem professa servir ao Deus único.

A Tito fora exigido: “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras” (v.7). Suas palavras jamais teriam o impacto almejado se a sua própria vida não fosse um polido exemplo de quem buscava ser iluminado pela aprovação divina. Jesus, Aquele que dera a Sua vida para salvá-lo, era a sua fonte de inspiração e Modelo acima de qualquer instrumento humano. Olhando firmemente para o Autor e Consumador de sua fé, Tito avançava, pela graça de Deus, renegando “a impiedade e as paixões mundanas”, vivendo em seu tempo, “sensata, justa e piedosamente”, como quem aguardava “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (v.12-13).

O sacrifício do Unigênito do Pai foi o nosso penhor, e segui-Lo e servi-Lo deve ser o nosso labor diário. Não há maior privilégio do que este. Pois que “Cristo sofreu em [nosso] lugar, deixando-[nos] exemplo para [seguirmos] os Seus passos” (1Pe 2:21). Nem as tribulações, ou perseguições, ou aflições podem superar o martírio do Salvador, “a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras” (v.14). Tito era apenas um, contra vários insubordinados que ensinavam doutrinas de homens. Mas em sua solitária missão, a destra do Onipotente o impelia a prosseguir, e ai daquele que desprezasse suas palavras.

A Inspiração nos diz que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, [EDUCANDO-NOS]” (v.11-12), mostrando assim que a graça de Deus educa na justiça, levando o pecador a renunciar às obras da carne e viver em santidade. Jesus está voltando para buscar “um povo exclusivamente Seu” (v.14). Assim como em Babilônia, os inimigos de Daniel não conseguiram achar “nele nenhum erro nem culpa” (Dn 6:4), “que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito” (v.8). Lançando sobre Jesus os nossos pecados, obtemos o perdão divino e a certeza de que o nosso passado escuro jaz nas profundezas do mar (Mq 7:19). Paulo experimentou esta preciosa graça na estrada de Damasco e foi perdoado de todas as atrocidades que cometera na ignorância. Acredite que o mesmo Jesus deseja ter este encontro contigo todos os dias e fazer de você uma testemunha Sua. Portanto, “torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras”, segundo a maravilhosa graça que do Céu é derramada sobre você, um dia de cada vez.

Bom dia, padrão de boas obras!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Tito2 #RPSP

Deixe um comentário:


5 Comentários so far
Deixe um comentário

Gostei muito desse capítulo, é interessante ver que devemos e podemos ensinar por nossos exemplos. Paulo sabia que influenciamos o tempo todo, ou somos influenciados. Que hoje SEJAMOS influenciadores, exemplos de cristãos genuínos.

Comentário por Liliane Alves Boeira dos Santos Mendonça

Diante de tão lindas mensagens, me envergonho por não conseguir ser uma verdadeira cristã. Vem a mim a vontade de desistir. Sei que minha salvação não depende exclusivamente dos meus esforços mas sim de Jesus. Orem por mim, me sinto miserável, pobre e nua. 😔

Comentário por Marcia

Ore de coração aberto, pedindo ao Espírito Santo q lhe ajude nessa caminhada. Que lhe dê forças para vencer a carne. só seremos vencedores se vivermos em comunhão com Jesus. Ore o tempo todo, até sentir q Deus é teu amigo. O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador. O Senhor te abençoe 🙏😊

Comentário por Iracema Lima Jesus

Esta é a nossa triste condição, amada. Mas Jesus nos oferece a Sua graça maravilhosa. Não desista, pois Jesus não desiste de vc. Só mais um pouco e O veremos para nunca mais perdê-Lo de vista. Como Jacó, agarre-se a Ele e não O largue até que Ele te abençoe! 😀
Graça e paz, querida irmã!

Rosana

Comentário por nanalipe

Amém.

Comentário por Anesio Rosalem




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: