Reavivados por Sua Palavra


EFÉSIOS 1 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
13 de julho de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle” (v.17).


Como “apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus” (v.1), Paulo assumiu a responsabilidade de pastorear as igrejas do Senhor e o fazia com diligência. Quer presente, quer ausente, suas palavras ecoavam no coração dos crentes através de suas cartas, e com fervente prece, intercedia por seus irmãos. Este primeiro capítulo da epístola de Paulo aos efésios destaca a maravilhosa obra da redenção que o Senhor “nos concedeu gratuitamente no Amado” (v.6). Escolhidos “para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele” (v.4), esta carta também é destinada para “quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2:39).

Ao apresentar a Cristo como o Autor da nossa redenção, a Revelação desvenda diante de nossos olhos o mistério da vontade de Deus para todos os que O invocam. Em que, “na plenitude dos tempos” (v.10), o Senhor cumpriu a Sua promessa enviando Jesus ao mundo, a fim de nos salvar e “de sermos para louvor da Sua glória” (v.12). Mas após a Sua ascensão, Ele não nos deixou órfãos. Pois, depois que ouvimos e cremos na “palavra da verdade, o evangelho da [nossa] salvação”, fomos “selados com o Santo Espírito da promessa” (v.13), “até ao [nosso definitivo] resgate” (v.14).

Até lá, Paulo nos exorta a esperarmos em Cristo (v.12), sendo sempre agradecidos e ativos segundo a sabedoria e o conhecimento que Deus liberalmente nos oferece. O conhecimento das Escrituras abrem “os olhos do [nosso] coração” (v.18), para compreendermos as verdades nelas contidas. Estamos, à cada dia, através do estudo da Bíblia, permitindo que o Espírito Santo cure a nossa cegueira com o colírio de Cristo (Ap 3:18). Em 1920, ensinando alguns jovens adventistas para assumirem o ministério, Yan Yanovich Wilson falou o seguinte:

Vocês precisam conhecer a Palavra de Deus… Não é simplesmente saber sobre ela, mas conhecê-la. Vocês só se tornarão ministros eficazes se tiverem uma fé bem fundamentada… Desafio vocês a conhecerem cada capítulo deste Livro” (CPB, Ainda que Caiam os Céus, p. 45).

Percebam que a ideia do estudo de um capítulo da Bíblia por dia não é algo novo.

Cristo mesmo disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim” (Jo 5:39). Estas palavras de Jesus foram dirigidas especialmente aos líderes religiosos que conheciam a letra da Lei, mas não a conheciam por vivência, pois que “o cumprimento da lei é o amor” (Rm 13:10). O amor revelado através da Pessoa de Cristo deve ser a mola propulsora de nossa vida. Somente uma experiência pessoal diária com Ele, através do exame das Escrituras e da oração, pode nos tornar Suas testemunhas. Não é simplesmente saber as histórias da Bíblia, mas conhecer o pano de fundo que cada uma delas oferece para termos um conhecimento prático de Deus.

Amados, “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16). Deus deseja realizar em nós a Sua perfeita obra, e, para isso, precisamos simplesmente nos submeter ao governo do Espírito Santo, que nos encherá de Cristo, Aquele “que a tudo enche em todas as coisas” (v.23). Quando a graça de Jesus é suficiente na vida e o cristão descobre a “pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra” (Mt 13:46). Não é uma questão de obras, mas de entrega. Que a nossa fé e esperança estejam sempre firmes sobre o sólido fundamento das Sagradas Letras, pois são elas mesmas que testificam do Amado de nossa alma!

Bom dia, salvos pela maravilhosa graça de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Efésios1 #RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Amém

Comentário por Renato




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: