Reavivados por Sua Palavra


AGEU 2 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by jquimelli
7 de janeiro de 2018, 0:45
Filed under: Sem categoria

AGEU 2 – Ageu deve cumprir ainda hoje seu objetivo através de seu livro.
 
Foi num tempo de paralisia espiritual, quando o povo estava acomodado, após regressar do cativeiro babilônico, e sem recursos suficientes, que Deus levantou o profeta Ageu para libertar Seu povo da letargia reinante.
 
A mensagem do profeta foi poderosa e eficiente: Líderes eclesiásticos e liderados reagiram e reconstruíram o templo em quatro anos, terminando-o em 516 a.C. Tal reconstrução era importante para o primeiro advento do Messias (vs. 2-9).
 
Pode ser que a tua congregação esteja como o templo em que as pessoas da época de Ageu frequentavam: inacabado. Era um esqueleto em ruína parecido a um cadáver que se decompunha, e a espiritualidade dos membros era visível na estrutura do templo (vs. 10-14).
 
• Não seria nosso caso também?
 
Além disso, há um tom messiânico na frase: “virá o Desejado de todas nas nações” (v. 7) – explica Merril F. Unger. Porquanto, extraímos as seguintes implicações:
 
1. Um templo arruinado e esquecido é símbolo de desprezo Àquele que é o único que pode libertar as nações de sua escravidão no pecado (vs. 10-14).
2. Meras cerimônias de purificação não santificam a ninguém; porém, o render-se de coração ao Senhor traz solução para os graves problemas econômicos da nação (vs. 15-19).
3. Um dia o Céu e a Terra serão abalados a fim de que o Reino de Deus seja restaurado plenamente sobre os reinos mundanos: A segunda vinda de Cristo é nossa maior esperança (vs. 20-22).
4. Um dia, Jesus, o Filho de Davi, tipificado por Zorobabel, filho de Davi, assumirá os tronos do mundo e Sua administração será plena de harmonia, honra e glória (v. 23).
 
Desta forma, o profeta…
 
• …abriu os olhos do povo para o presente: O templo; e, para o futuro: O Messias vindouro.
• …mostrou o efêmero: a construção; e, apresentou o eterno: O Messias glorificado.
• …apontou a atualidade: A casa de culto para o momento; e, a escatologia: Quando não haveria necessidade de edificações para a adoração.
 
Jesus, o Desejado de todas as nações, deve ser entronizado hoje (e diariamente) em nosso coração a fim de que haja restauração da nossa mornidão espiritual e aconteça o reavivamento pleno de nossa alma.
 
Quem se dispõe? Você? – Heber Toth Armí.

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Muito bem coloca o texto Heber Toth Armí. Obrigado pelo reavivamento!

Comentário por Marcos Estêvão Cardoso




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: