Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 27 – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
16 de junho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Naquele dia, dirá o SENHOR: Cantai a vinha deliciosa” (v. 2).


Definitivamente, se tem uma planta a qual a Bíblia cita como ilustração mais do que qualquer outra, esta é a videira. Os seus ramos, fruto e raiz foram bem explorados em forma de alegorias a fim de ensinar ao homem ricas lições espirituais. A vide era uma cultura muito comum na agricultura de Israel e precisava de cuidados especiais. A plantação geralmente era cercada e tinha uma torre de vigia para se evitar os ladrões. Além de que precisava ser cuidadosamente regada e frequentemente podada para produzir mais fruto.

“Jacó” (v. 6), isto é, Israel, diferente da situação do triste cântico de Isaías 5:1-7, agora desfrutaria de todas as coisas que precisava para ser uma “vinha deliciosa” (v. 2). Diferente da decisão do antigo Israel, Deus suscitaria um Israel espiritual que cumpriria a obra que fora negligenciada. Uma obra que encheria “de fruto o mundo” (v. 6). Seria cumprida a promessa feita por Cristo aos discípulos: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

De igual forma, Jesus usou a figura da videira para ilustrar o plano da salvação: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5). Eis a “vinha deliciosa”: Jesus Cristo. Não basta apenas pertencer a Ele, mas Ele precisa estar em nós. Eu nEle e Ele em mim, esta é a fórmula da salvação! Então, podem surgir “espinheiros e abrolhos” (v. 4) diante de nós, mas teremos em nosso favor o Agricultor (João 15:1) que nos dará a Sua paz (v. 5), agirá contra eles e os destruirá. O SENHOR também realiza em nós a Sua poda, lançando fora tudo aquilo que esteja nos impedindo de dar mais fruto. Muitas vezes não compreendemos de início os benefícios das lutas e provações que enfrentamos aqui, mas quando permitimos que o SENHOR nos molde, percebemos que o “xô!, xô!” (v. 8) nos ajudou a frutificarmos “uvas boas” e evitarmos as “uvas bravas” (Isaías 5:2).

Está mui perto o dia em que “o SENHOR castigará com a Sua dura espada, grande e forte” (v. 1), “a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (Ap. 12:9). Porém, muitos também receberão a mesma condenação porque simplesmente recusaram dar atenção à santa Palavra de Deus. Como ramos secos, serão quebrados (v. 11). Um dia estiveram na videira, mas não permitiram que a vida que dela emana estivesse neles. Tornar-se-ão um povo sem entendimento e que é levado por toda sorte de doutrinas de homens. A porta da graça se fechará e já não mais haverá perdão (v. 11). Porém, o SENHOR colherá os Seus filhos “um a um” (v. 12) e, ao ressoar da última trombeta, os ajuntará, como um só povo, “e adorarão ao SENHOR” (v. 13) pelos séculos dos séculos.

Amados, precisamos permanecer em Cristo e permitir que Ele permaneça em nós. Acordou? Primeiro Deus! A comunhão é a chave de acesso aos portais eternos! Manter uma amizade íntima com Cristo todos os dias é o que nos mantém conectados a Ele. Bíblia + oração = poder do Espírito Santo. E poder do Espírito Santo = testemunhas de Jesus. Esta é a equação cujo resultado é um só: SALVAÇÃO.

Bom dia, salvos em Jesus!

Desafio do dia: Desenhe ou imprima a figura de um cacho de uvas, escreva ao lado o texto de João 15:5 e coloque em um lugar visível para que você nunca se esqueça da sua comunhão diária com Cristo.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías27
#RPSP

DEIXE SEU COMENTÁRIO…

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

A poda pode ser dolorida, mas é sempre necessária.

Comentário por Tamir




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: