Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 6 #RPSP Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
5 de abril de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (v. 23).


Se todos tivessem conhecimento do momento solene no qual estamos vivendo e aceitassem as verdades da Palavra de Deus, certamente de bom grado receberiam a disciplina do SENHOR e as advertências que nos deixou escrito. Como lâmpada e luz (Salmo 119:105), a palavra que sai da boca de Deus é a perfeita guia em um mundo de trevas espirituais. Tudo o que o SENHOR nos deixou mediante a Sua inspiração (II Pedro 1:21), é-nos um presente que devemos transmitir de pais para filhos (v. 20).

Em Deuteronômio 6:4-9, Deus ordena que os pais ensinem seus filhos no temor do SENHOR e que este ensinamento seja constante: “tu as inculcarás a teus filhos, e deles falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt. 6:7). E, como resultado da obediência, eis a promessa para os filhos: “Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo” (v. 22). Pode ser que os pais, mesmo sendo cristãos, falhem na tentativa de acertar, mas, se com perseverança estiverem sempre em submissão aos pés do Deus Pai, Ele completará a obra.

Quando a Palavra de Deus é colocada no lugar de honra no lar, ali são cultivados o amor, a paz, a segurança e o bem-estar. Não há lugar para negócios inseguros ou duvidosos (v. 1-5), nem para a preguiça (v. 6-11), nem para maldade e contendas (v. 12-19), e muito menos para o adultério (v. 24-35). Pais tementes a Deus não se envolvem em negócios que coloquem em risco a segurança do lar. Pais tementes a Deus não comem o pão da preguiça e nem têm uma vida ociosa e sem propósito. Pais tementes a Deus não abrem a boca em maledicências contra o próximo e nem tampouco andam “semeando contendas” (v. 14) (O que, por sinal, Deus ABOMINA! v. 16 e 19). Pais tementes a Deus têm um casamento baseado no amor e na fidelidade.

Portanto, “vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do SENHOR” (Efésios 6:4).
E, vós, “filhos, obedecei a vossos pais no SENHOR, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1-2).
Em breve, o SENHOR “converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais” (Malaquias 4:6), e Ele deseja que todos nós estejamos inclusos no cumprimento desta promessa (II Pedro 3:9). Aceite, obedeça e viva!

Bom dia, pais e filhos tementes a Deus!

Desafio do dia: Lembram do nosso desafio de estabelecer os cultos familiares matinal e vespertino? Não desista! Persevere neste propósito e a luz do Céu estará sempre sobre o seu lar.

Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus
#Provérbios6


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom dia, gostaria de nascer em um lar assim, com certeza estaria rico e honraria ao SENHOR em tudo. Mas rendo graças pelos anos que tenho sido e apreendido

Comentário por Elias Nascimento Rodrigues




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: