Reavivados por Sua Palavra


SALMO 56 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – atualizado by jquimelli
26 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Os Salmos 56 e 57 são chamados de “salmos gêmeos” por causa das semelhanças no conteúdo e no desenvolvimento do tema. Eles começam com as mesmas palavras, consistem de duas partes similares que envolvem oração por livramento e louvor pelo socorro obtido; e empregam um refrão ao final de cada seção. Escritos sob circunstâncias muito adversas, ambos expressam a completa confiança em Deus que vence todo temor. … De acordo com o subtítulo do Salmo 56, Davi foi seu autor. … Ele o compôs como resultado de sua experiência com os filisteus em Gate (ver com. de 1Sm 21:13). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 861.

De acordo com o título, o Salmo foi escrito enquanto ele estava se escondendo de Saul entre alguns filisteus amigos, sendo que estes eram tradicionais inimigos de Israel. O plano não deu certo e ele retornou a Judá e se escondeu na caverna de Adulão. Mas as ameaças de Saul eram reais e prolongadas. Por três vezes (v. 1, 2 e 5) Davi afirma que o comportamento agressivo de seus atacantes durou “o dia todo”, como se não houvesse fim à vista. Ele suplica a ajuda de Deus. “Deixarás escapar essa gente tão perversa? Na tua ira, ó Deus, derruba as nações” (v. 7, NVI). Isto seria uma prova para ele de que Deus realmente estava do seu lado. “Com isso saberei que Deus está a meu favor” (v. 9, NVI). Garth Bainbridge, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/56/.

Isso provavelmente foi escrito na mesma ocasião do Salmo 34, quando Davi fugiu de Saul para território filisteu. Ele teve que fingir insanidade diante de Aquis quando alguns servos suspeitaram dele (1Sm 21:10-15). Life Application Study Bible Kingsway.

subtítulo Segundo a melodia “A pomba nos terebintos distantes”. Pode ser que o título da melodia em que este salmo era cantado tenha sido inspirado nos sentimentos de Davi, afastado do lar, buscando segurança numa região distante, como um pombo longe de seu ninho. Há algo de triste e terno nessa suposição. CBASD, vol. 3, p. 861.

homem. Do heb. ‘enosh, “homem na sua fragilidade” (ver com. do Sl 8:4). O contraste dentre “Deus”, o Poderoso, e enosh  é forte. CBASD, vol. 3, p. 861.

e me oprime. A LXX traz “me pisoteia”. Comparar com o v. 2. CBASD, vol. 3, p. 861.

3, 4 Davi declarou: “O que o homem mortal pode fazer comigo?” Quanto mal as pessoas podem nos fazer? Eles podem infligir dor, sofrimento e morte. Mas ninguém pode nos roubar nossas almas ou nosso futuro além desta vida. Quanto mal podemos fazer a nós mesmos? A pior coisa que podemos fazer é rejeitar a Deus e perder nosso futuro eterno. Jesus disse: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10:28). Em vez disso, devemos temer a Deus, que controla esta vida e a próxima. Life Application Study Bible Kingsway.

hei de confiar. A tônica do salmo. Quando o medo oprime, pode-se decidir confiar em Deus. Há nesta resolução uma base sólida para a experiência cristã. É preciso afirmar a confiança, ter fé. CBASD, vol. 3, p. 862.

Que me pode fazer o mortal? Ver Mt 10:28. O v. 4 é o refrão do salmo e se repete de forma ampliada nos v. 10 e 11. CBASD, vol. 3, p. 862.

Ajuntam-se, escondem-se, espionam. Os métodos desonestos empregados para perseguir o salmista são representados na rápida sucessão de frases sem conexão gramatical. CBASD, vol. 3, p. 862.

recolheste as minhas lágrimas. Como se Deus contasse suas lágrimas, gota a gota. A ilustração reconhece o terno cuidado de Deus por Seu filho. CBASD, vol. 3, p. 862.

odre. Do heb. no’d, usado pelos orientais como recipiente para levar água, leite, vinho, etc. O salmista ora para que suas lágrimas sejam colocadas num odre, a fim de que estejam sempre perante Deus. CBASD, vol. 3, p. 862.

livro. Comparar com Sl 69:28; 139:16; Ml 3:16. “No livro memorial de Deus […] todo ato de sacrifício, todo sofrimento e tristeza, suportado por amor de Cristo, encontra-se registrado” (GC, 481). CBASD, vol. 3, p. 862.

8 Mesmo em nossa mais profunda tristeza, Deus se importa conosco! Jesus nos lembra ainda mais do quanto Deus nos entende: Ele sabe mesmo o número de cabelos da nossa cabeça (Mt 10:30). Muitas vezes vacilamos entre fé e medo. Quando você se sentir tão desanimado que você tem certeza que ninguém entende, lembre-se que Deus conhece todos os problemas e vê cada medo. Life Application Study Bible Kingsway.

bem sei isto. O salmista tem certeza de que Deus está a seu lado. Esta certeza não admite derrota. É bom enumerar tudo o que traz segurança na experiência cristã (ver Jó 19:25; Sl 20:6; 135:5; 140:12; 2Tm 1:12). CBASD, vol. 3, p. 862.

11 neste Deus eu ponho a minha confiança. As palavras “Em Deus eu confio” [“In God we trust”], baseadas no versículo 11 do Salmo 56, são familiares a todos os residentes dos Estados Unidos, pois encontram-se estampadas nas cédulas e moedas americanas. Essas palavras apareceram pela primeira vez em moedas dos EUA em 1864, durante a Guerra Civil Americana, para expressar a crença de que Deus iria ajudá-los a obterem de volta a paz. Davi passou por sentimentos semelhantes quando corria novamente perigo de morte diante de seus inimigos. Garth Bainbridge, em http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/56/.

homem. Do heb. ‘adam (ver com. do Sl 8:4). A palavra “mortal” substitui “homem” no v. 4. CBASD, vol. 3, p. 862.

12, 13 O poema termina com dois versículos de agradecimento. CBASD, vol. 3, p. 862.

12 Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus O salmista promete expressar gratidão a Deus por responder sua oração. Ele cumpre seu voto. CBASD, vol. 3, p. 862.

13 para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida. A frase sugere harmonia com a vontade de Deus. Deus disse a Abraão: “Anda na Minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1). CBASD, vol. 3, p. 862.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Sempre devemos confiar em Deus

Comentário por Crismacleiton




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: