Reavivados por Sua Palavra


SALMO 44 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
14 de dezembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

A memória desempenha um papel fundamental nos salmos (Sl 77). Quando estamos aflitos, somos aliviados por relembrar os atos graciosos de Deus no passado. Neste salmo, entretanto, o livramento passado lança um sinal de interrogação sobre o presente. Por que Deus não age agora como o fez com nossos pais, no passado? Bíblia de Genebra.

Este salmo pode ter sido cantado numa ocasião como a de 2Cr 20: 18,19, onde o fiel Jeosafá foi cercado por inimigos e os levitas cantaram ao Senhor antes da batalha. Life Application Study Bible Kingsway.

1-8 Louvor a Deus pelas vitórias do passado: 1) aquelas mediante as quais Israel se estabeleceu na terra (v. 1-3); 2) aquelas mediante as quais Israel foi mantido seguro na terra (v. 4-8). Bíblia de Estudo NVI Vida.

1-3 Expulsar as nações refere-se à conquista de Canaã (a terra prometida) descrita no livro de Josué. Deus deu a terra a Israel – eles deveriam entrar e expulsar qualquer um que fosse perverso e opusesse a Deus. Foi dito a Israel que se estabelecesse na terra e testemunhasse ao mundo do poder e do amor de Deus. Cercado por inimigos, o salmista se lembrou do que Deus tinha feito por Seu povo e tomou coragem. Podemos ter essa mesma confiança em Deus quando nos sentimos atacados. Life Application Study Bible Kingsway.

a Tua destra. Israel não tomou posse da Terra Prometida por seu próprio poder ou estratégia, mas através do poder de Deus. Deus lutou por eles como um guerreiro em seu meio (Js 6; Dt 7). Bíblia de Genebra.

Jacó. Um outro nome para Israel. Bíblia de Genebra.

não é a minha espada que me salva. O povo de Deus precisa lutar, mas não confiar no tamanho de seu exército e nem em suas armas. Bíblia de Genebra.

6,7 Em quem ou em que você confia? Somente Deus é confiável – ele nunca vai deixar você abatido.  Life Application Study Bible Kingsway.

9-22 Israel tinha sido derrotado apesar de sua fé (44:17) e obediência (44:18) a Deus. O salmista não podia entender por que Deus permitiu que isso acontecesse, mas ele não desistiu da esperança de descobrir a resposta (44: 17-22). Embora ele sentisse que seu sofrimento era imerecido, ele revelou a verdadeira razão para isso: sofreu por causa de seu compromisso com o Senhor. Paulo citou a queixa do salmista (Rm 8:36) para mostrar que devemos sempre estar prontos para enfrentar a morte por causa de Cristo. Assim, nosso sofrimento pode não ser um castigo, mas uma cicatriz de batalha que demonstra nossa lealdade. Life Application Study Bible Kingsway.

12 Vendes por um nada o Teu povo. Essas são palavras ousadas, um notável exemplo da honestidade da abordagem do salmista a Deus, em suas orações. Bíblia de Genebra.

22-26 O escritor clamou a Deus para redimir Seu povo por causa de seu amor infalível. Nada pode nos separar do amor de Deus, nem mesmo a morte (Rm 8: 36-39). Quando você temer por sua vida, peça a Deus por libertação, e lembre-se que nem a morte pode separá-lo dEle. Life Application Study Bible Kingsway.

22 por amor de Ti. O mundo parecia virado de cabeça para baixo. O povo não se havia esquecido de Deus, mas sofria por amor de Deus. Paul cita este versículo em Rm 8.36. Bíblia de Genebra.

23-25 As palavras do salmista sugerem que ele não acreditava que Deus o havia deixado. Deus ainda era o Governante, mas Ele parecia estar adormecido, e o salmista se perguntava por quê. No Novo Testamento, os discípulos se perguntavam por que Jesus estava dormindo quando precisavam de sua ajuda durante uma tempestade (Marcos 4: 35-41). Em ambos os casos, é claro, Deus estava pronto para ajudar, mas desejava primeiro construir a fé em seus seguidores. Life Application Study Bible Kingsway.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Hoje, podemos fazer as mesmas perguntas. Mas não podemos permitir que O SENHOR, está ausente. Temos, ESPERANÇA. em JESUS. Louvamos ao [ SENHOR ] ; Nas horas criticas da vida em todos aspectos. Ótimo comentários [ O SENHOR ABENÇOE VOCÊS ].

Comentário por Elias Nascimento Rodrigues

Eu estou aprendendo muito essas palavras maravilhosa isso está sendo muito bom e util pra mim obrigado Deus abençoe

Comentário por Roberto Francisco Bernardo




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: