Reavivados por Sua Palavra


SALMO 42 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
12 de dezembro de 2016, 0:22
Filed under: Sem categoria

“Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a Sua misericórdia, e à noite comigo está o Seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida” (v. 8).

Precisamos de três coisas essenciais para viver. A primeira delas é o ar. A respiração é imprescindível. A segunda é a água. Somos movidos por este “combustível” natural. E a terceira, e não menos importante, é o alimento. O alimento traz energia para o nosso corpo. Porém, se o ar que respiramos não é de boa qualidade; se a água que bebemos é contaminada; se a nossa alimentação é desregrada, corremos o sério risco de sofrer complicações que podem até gerar a morte.

Abrindo o Livro II de Salmos, encontramos o ar (v. 1), a água (v. 2) e o alimento (v. 3). O salmista suspirava por Deus. Conforme o dicionário, suspirar significa “respiração forte e prolongada ocasionada pela dor”. Ou seja, o anelo era tão grande pela presença de Deus, que chegava a lhe causar dor. Depois, ele “tem sede de Deus” (v. 2). Ele sente sede “do Deus vivo” (v. 2) e de ver a Sua face. Então, por fim, ele se alimenta: “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento” (v. 3).

Percebem que trata-se de um cenário de alguém que sofre de saudades? “Quando irei e me verei perante a face de Deus?” (v. 2). Deus era o Deus da vida do salmista. Ele tinha convicção em Quem confiava, assim como Jó quando replicava as falas orgulhosas de seus amigos para declarar-lhes que o seu Redentor um dia voltaria (Jó 19:25). E logo após Jó faz um desabafo de saudades (Jó 19:27).

Quando esperamos em Deus, também passamos em nossa vida por períodos angustiantes. Geralmente lembramos de como era boa alguma fase de nossa vida (v. 4) e suspiramos por aquele momento especial ao lado de pessoas especiais. 

Oh, amados, precisamos urgentemente praticar sem cessar a respiração da alma, conforme ESTÁ ESCRITO: “Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5:17). Precisamos respirar (orar) profundamente e de forma prolongada como quem sente dor no coração. Precisamos aprender a clamar, a suspirar por Deus. A sentir saudades de um Deus que nunca vimos, mas que cremos que veremos (Jó 19:27). 

Precisamos sentir sede do Deus vivo e permitir que Ele nos supra esta nossa necessidade assim como supriu a mulher samaritana junto ao poço (Vide João 4:15). Precisamos abandonar os cântaros (Vide João 4:28) secos, parar de procurar água em poços que secam e nos abastecer da Água da Vida (Vide João 7:37). 

Por fim, precisamos nos alimentar do Pão do Céu (Vide João 6:51) e regar Seus pés com lágrimas de arrependimento. Ele nos deixou a Sua Palavra para que possamos dela obter os nutrientes espirituais para responder aos que nos “dizem continuamente: O teu Deus, onde está?” (v. 3, 10), que “não retarda o SENHOR a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9).

As misericórdias do SENHOR acabaram de se renovar em sua vida. Ao anoitecer, louve “ao Deus da minha vida” (v. 8) e da sua vida. Respirar Deus, beber Deus e alimentar-nos de Deus, eis o que nos moverá a esperar nEle (v. 5, 11) a sentir saudades dEle (v. 1) e a amar o Seu retorno (v. 2; Vide II Timóteo 4:8).

Bom dia, todos quantos amam a volta do SENHOR!

Desafio do dia: Fale sobre a volta de Jesus para alguém, ou use as redes sociais para isto. Declare a saudade que você sente do seu Salvador.

*Leiam #Salmo42

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Salmo 42/RB/RPSP/14.01.22
Os 3As. O que são?
Podem ser os 3As do sistema de monitoramento do Covid-19: Aviso, Alerta e Ação. Podem ser 3 dos 8 remédios naturais do NEWSTART (ar, água, alimento), “sistema de monitoramento” de um estilo de vida saudável. São, na verdade, “três coisas essenciais para viver” (RPSP). De facto, ‘”Não vivemos sem oxigênio, água ou alimentos. Quando um destes falta ou escasseia, a sobrevivência fica seriamente ameaçada”
(Dra Ana Paula Escobar). Se
“a natureza humana não é dualista, e sim claramente holística” (RA), como vamos, então, sobreviver, “mais de 4 minutos sem Deus (Oxigênio Vivo); mais de 3 dias sem Deus (Água Viva) ou mais de 50 dias sem Deus (Pão Vivo)” (Adaptado de Dra Ana Paula Escobar). “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Ecl. 12:13). E a “guarda dos Seus mandamentos” não será consequência de “respirar Deus, beber Deus e alimentar-nos de Deus” (RPSP)? De “conhecê-Lo, o único Deus verdadeiro, e conhecer Jesus Cristo, aquele que o Senhor enviou? (Jo 17:3, BLT)?

Comentário por Rui Sérgio Parreira Curado

Que o Senhor continue te usando grandemente. Muito bom seus estudos, parabéns

Comentário por Samuel do nascimento pereira




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: