Reavivados por Sua Palavra


SALMO 1 – #RPSP – Comentário Rosana Barros  by Ivan Barros
1 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

 

“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite” (v. 2)

Quem não já viu uma Bíblia em alguma casa ou estabelecimento aberta no livro de Salmos? Creio que todos nós já vimos e já tivemos a curiosidade de saber o porquê da escolha deste livro. Na verdade, tal costume tornou-se uma espécie de amuleto. Apesar de ser o livro mais comprado no mundo, a Bíblia tem sido também o menos lido. A partir de hoje, vamos descobrir que o livro de Salmos têm muito mais a nos oferecer do que apenas sorte.

Ao contrário do que muitos pensam, os Salmos não foram escritos apenas por Davi, mas há também aqueles de autoria desconhecida como o Salmo de hoje. O salmista inicia falando de uma bem-aventurança. Parafraseando, verdadeiramente feliz é todo aquele que não dá ouvidos a conselhos maus, que quando percebe que está diante do mau se afasta e que não se demora no meio daqueles que escarnecem do que seja puro e santo (v. 1). Então, o salmista descreve o prazer deste bem-aventurado e sobre o que ele pensa e pondera durante todo o dia. A lei do SENHOR é o aio dos justos. E, “no devido tempo” (v. 3) surgem os frutos de justiça “e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (v. 3).

Mas daí, o salmista também descreve o lado contrário: “Os ímpios não são assim” (v. 4).

O meditar do nosso coração diz muito sobre quem somos e para onde vamos. Sobre o que você tem considerado em teu coração? Qual tem sido o teu meditar? O livro mais lido e admirado na Bíblia inicia deixando bem claro que há diferença entre o justo e o ímpio, entre o obediente e o desobediente, entre o “conselho dos ímpios” (v. 1) e a “lei do SENHOR” (v. 2).

Esta foi uma das primeiras passagens bíblicas que ensinei meus filhos a recitar e a guardar no coração. Porque se eles entenderem a verdade ali contida, igualmente saberão qual é o caminho em que devem andar, aquele que o SENHOR conhece (v. 6).

Amados, percebam que o Salmo chama de ímpio e de perverso todos os que não têm prazer na Palavra do SENHOR. Não é preciso cometer atrocidades para ser considerado um perverso, basta ignorar a lei de Deus e fazer pouco caso da Sua Palavra. Forte, não? Mas é a verdade. Como está escrito: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). Ou seja, o justo anda na “cartilha” de Deus e o ímpio não se sujeita à Sua vontade.

Não foi sem razão que este livro começou deixando clara esta distinção. De que lado você está? O pecado por si só já faz um tremendo estrago nos separando do nosso Criador (Vide Isaías 59:2). Não permita que esta separação seja eterna (v. 5). Mas que nossa vida seja uma árvore frondosa que dê muito fruto (Vide Gálatas 5:22-23), sendo constantemente regada pela sabedoria e poder da Palavra de Deus, e Ele mesmo nos justificará.

Bom dia, justos do SENHOR!

Desafio do dia: Compartilhe esta mensagem com amigos e familiares. Convide-os a serem bem-aventurados também.

*Leiam #Salmo1

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Os pensamentos, como nos são difíceis de domar. Já tive muita dificuldade e tenho ainda mais de três anos pra cá, após circunstâncias adversas na minha vida. Mas, agora que estou buscando retomar essa disciplina, de uma coisa refleti lendo o Salmo 1 de ontem pra hoje: geralmente, a minha mente nunca está no presente, mas se alimenta do passado e de coisas que preciso ser/estar/fazer no futuro. Quando na verdade, nem o presente nos pertence. Não sabemos o que vai ocorrer conosco daqui a um minuto. Nos cabe apenas descansar em Deus, pois ainda que morramos hoje, estaremos salvos. Nossa mente tende a viver em constante tensão, quando na verdade deveríamos esquecer as preocupações vãs e viver o momento presente. Pois a cada dia, basta o seu próprio mal 🙏 Sigamos confiantes em Deus! 🙌 E o mais se acrescentará 😁

Comentário por Poliana Almeida




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: