Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 29 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
10 de agosto de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“… Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia” (v. 5).

Que diferença do capítulo anterior! Que diferença de Ezequias para seu pai! Podemos perceber nestes dois capítulos que há sim diferença “entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). A primeira tarefa do reinado de Ezequias foi de reabrir “as portas da Casa do SENHOR” (v. 3) e de santificá-la. E a oportunidade que Acaz desperdiçou, seu filho viveu: “Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai” (v. 2). Ezequias reconheceu a enfermidade espiritual de todo o povo e agiu em prol da cura: SANTIFICAÇÃO. Mas o que significa santificação? Quando Jesus orou por nós, Ele proferiu também a seguinte declaração: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). Ao ordenar que se retire da Casa de Deus “a imundícia” (v. 5), Ezequias estava dizendo exatamente o que Cristo disse. Isto é, retirem do lugar sagrado tudo o que estiver em desacordo com a Palavra de Deus. Retirem tudo o que estiver em desacordo com a VERDADE

Mas percebam a ordem do mandado de Ezequias: vocês precisam se santificar primeiro, depois vão e livrem-se do que não presta. A santificação inclui um processo de reavivamento, e, por consequência, um processo de reforma. Nós só conseguimos nos livrar e tirar de nossa vida o que desagrada a Deus, se antes Deus estiver habitando em nosso coração. Caso contrário, as mudanças externas serão temporárias e provavelmente retornaremos à antiga vida de uma forma ainda pior, como está escrito: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do SENHOR e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro” (II Pedro 2:20). Pedro chega a usar ditados populares da época: “O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal” (II Pedro 2:22). São palavras duras, mas verdadeiras e que nos fazem refletir: 

— Eu tenho sido um ímpio com vestes de cristão, ou, como Ezequias, “estou resolvido” (v. 10) a buscar a santificação diária?

Ezequias usa de muito carinho e bom senso em suas palavras, apelando ao coração, principalmente dos líderes espirituais da época: “Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu” (v. 11).

Creio que a negligência tem sido um dos piores fatores de apostasia em todos os tempos. Ficamos satisfeitos com nossas vidinhas de mediocridade espiritual e nos contentamos com migalhas da Palavra, migalhas de oração; e ainda batemos no peito e pensamos estar fazendo muito ao compartilhar migalhas com o nosso próximo. Prestem atenção, amados: quem vive de migalhas não tem como ofertar banquetes!

Antes de abrir as portas da Casa do SENHOR, Ezequias escancarou as portas do seu coração!

Santificaram a Casa do SENHOR em oito dias” (v. 17), e por oito vezes o verbo santificar é conjugado neste capítulo. 

Todo o povo foi reunido, e todos “santificaram-se” (v. 15).

A plenitude daquele momento pôde ser notada também na presença do número SETE na “oferta pelo pecado” (v. 21).

Tudo foi realizado segundo o mandado que “veio do SENHOR, por intermédio de Seus profetas” (v. 25). 

Lembrete: “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (II CRÔNICAS 20:20). 

Então, “toda a congregação se prostrou, quando se entoava o cântico” (v. 28). Só há culto agradável a Deus quando a Sua presença é respeitada. Se não há a santificação por meio da Palavra e há negligência na comunhão, todo o resto é prejudicado, e o culto de adoração perde a sua essência dando lugar a apatia e sequidão espirituais. 

Observem os momentos de louvor dos versos 27 a 30. Como tem sido os momentos de louvor na sua igreja? Ezequias e todo o povo o faziam com alegria, e se inclinavam e adoravam (v. 30). E a sua adoração, como tem sido? 

Sabem, eu tenho um irmã em Cristo muito querida que hoje congrega na igreja em outro bairro. Ela me deixou lições preciosas de verdadeira adoração. Primeiro, ela tinha uma alegria imensa em louvar a Deus. E ela muitas vezes se inclinava, ou até mesmo se prostrava de joelhos enquanto louvava. Ela não se importava com os olhares de reprovação, mas com o olhar de aprovação do seu Salvador. 

Não é a posição eclesiástica que define a excelência da santificação, mas a entrega dos “retos de coração” (v. 34). 

É incrível como termina este capítulo. O ministério da Casa do SENHOR foi restabelecido (v. 35), “Ezequias e todo o povo se alegraram por causa daquilo que Deus fizera para o povo” (v. 36); e agora o versículo termina com algo fantástico: “subitamente, se fez esta obra” (v. 36). 

O caminho da vitória é este:

Quando resolvemos (v. 10) nos santificar (v. 15), não com negligência (v. 11), mas por completo retirando de nossa vida toda a imundícia do pecado (v. 16), estando “diante do altar do SENHOR” (v. 19) nas primeiras horas da manhã (v. 20), de forma plena (v. 21), conforme o ASSIM DIZ O SENHOR (v. 25), erguendo louvores a Deus, nos prostrando e O adorando com alegria (v. 30), sendo gratos e tendo o “coração disposto” (v. 31), tudo isto para o SENHOR (v. 32), ajudando-nos mutuamente uns aos outros (v. 34), com retidão de coração (v. 34); então o culto verdadeiro ao SENHOR é restabelecido (v. 35), e “subitamente” Deus nos ergue do vômito e do lamaçal do pecado para a Sua maravilhosa luz! “ESTE É O CAMINHO, ANDAI POR ELE” (Isaías 30:21)!

Bom dia, santificados pela Palavra!

Desafio do dia: buscar ao SENHOR nas primeiras horas de cada manhã. (Lembrem-se: deve tornar-se um hábito!)

*Leiam #2Crônicas29

Rosana Garcia Barros


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Só tenho a dizer amém, apenas amém.

Comentário por João Germano Raul Raul

Amém!!!!

Comentário por Ilsemara

GLORIA A DEUS TEM SIDO UMA EXPERIENCIA MARAVILHOSA QUANDO NAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA BUSCANDO A DEUS EM ORAÇAO MUITO TEM ME FORTALEZIDO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Louvado Seja O SENHOR! Seja grandemente abençoada por este estudo doutrinário de II Crônicas 29, foi de grande valia para nós pois, trouxe subsídio para a lição 11 do 3 trimestre de nossa EBD. Jamais deve-se deixar a observância da Genuína palavra de YAHWEH.

Comentário por Ed Carlos da Silva Araújo




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: