Reavivados por Sua Palavra


2Reis 22 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
10 de junho de 2016, 0:28
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Reis22

“Relatou mais o escrivão Safã ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. E Safã o leu diante do rei” (v. 10).

Inicia-se o reinado de Josias que, ao contrário de seu pai, fez “o que era reto perante o SENHOR” (v. 2). E mais: “andou em todo o caminho de Davi”. E ainda há outro complemento: “e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda”.
Essa é a verdadeira comunhão que todo cristão luta diariamente para ter. E Josias não se apartava do SENHOR.
O início de sua história assemelha-se muito com a do rei Joás. Coroados ainda na infância, os dois promoveram a restauração da Casa do SENHOR.
Observem que a Bíblia relata que quando o escrivão foi ter com o sumo sacerdote, este lhe entregou “o Livro da Lei” e mandou que fosse entregue ao rei. Antes de levar ao rei, Safã leu o Livro. Mas ao chegar perante Josias, ele diz: “O sacerdote Hilquias me entregou um livro” (v. 10). Como é que é? Um livro?
Um livro, amados, é aquele que temos de receitas. Um livro é aquele que faz parte de nossa biblioteca particular. Um livro é aquele que lemos e provavelmente não retornaremos a ler.
O que Safã entregou ao rei Josias não foi um livro, e sim O Livro! O que Safã não conseguiu mensurar, Josias conseguiu muito bem. Percebam que a Bíblia diz que Josias foi um rei fiel que não se desviava para lugar algum. Agora eu pergunto: Como, se ele só tomou ciência da Lei de Deus no décimo oitavo ano de seu reinado?
É por isso que as Escrituras deixam bem claro que o SENHOR julga as intenções de nosso coração. Josias foi fiel a Deus dentro do mínimo que havia aprendido. Mas no mínimo de que tinha conhecimento era grande em fidelidade. Compreendem?
“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém notifica aos homens que TODOS, em TODA PARTE, se arrependam” (Atos 17:30). E nós dizemos? Amém! Louvado seja Deus!
Conseguiram entender melhor porque não é a Lei que salva? É o SENHOR, e apenas Ele. Mas é a Lei do SENHOR, a Palavra de Deus que nos santifica (João 17:17). Por isso que Josias sentiu-se imensamente enternecido (v. 19) e se humilhou diante de Deus. Porque ele amava a Deus com todo o seu coração, e entristecer o Seu SENHOR era a última coisa que ele queria.
Josias era um verdadeiro adorador do Deus vivo mesmo desconhecendo a maneira correta de adorá-Lo. E esta é uma enorme lição para nós. Somos naturalmente críticos e julgadores. Temos muita facilidade em atirar pedras, mas corremos léguas se estas estiverem apontadas em nossa direção.
Agora, se você não tinha assimilado muito bem o recado de Deus no capítulo de hoje, eu lhe convido a prestar muita atenção ao que o Espírito Santo nos quer dizer hoje: O SENHOR possui um exército de adoradores espalhados por todo este mundo! E o alistamento para o batalhão do SENHOR dos Exércitos não é feito na igreja. Repito: o alistamento para o exército militante de Deus não é realizado na igreja. A convocação para o exército de uma multidão que ninguém poderá enumerar (Apocalipse 7:9) é realizada no coração.
“Porquanto o teu coração se enterneceu” (v. 19), foi a atitude de Josias. Naquele momento a sua fidelidade foi provada e aprovada. Ele entendeu que o que leu não se tratava apenas de um livro, mas O Livro, a carta de amor do SENHOR que o ouviu (v. 19) e o livrou de ver o mal (v. 20).
Deus tem uma igreja invisível espalhada por todo este mundo. Pessoas que ainda não conhecem a verdade, mas que são motivadas pelo amor que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7). Pessoas que ainda não carregam o título de cristãs no nome, mas que o são no coração.
A resposta do SENHOR por intermédio da profetisa Hulda não o foi somente para Josias, mas para todo aquele que, como ele, deseja servir ao SENHOR com inteireza de coração. E Deus terminou dizendo que ele iria morrer em paz e que seria poupado de ver o mal que sobreviria sobre o povo (v. 20).
Ontem vimos que a morte é apenas um descanso, e para os filhos do Reino, nem a morte pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo (Romanos 8:38-39).
Estamos muito perto de vermos cumprido o juízo de Deus, e Ele também tem recolhido muitos dos Seus filhos para poupá-los de todo o mal que Ele há de trazer a este lugar. Mas muitos de nós O veremos voltar em vida e precisamos nos preparar para este grande Dia. É hora de enternecer o coração, nos humilhar perante Deus, rasgar nossas “vestes” vergonhosas e chorar diante dAquele que prometeu: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá” (Apocalipse 21:4).
Sendo recolhidos em paz à sepultura, ou permanecendo vivos, que cada respirar nosso seja uma oração!
O Livro está à nossa disposição. Não deixe que ele fique apenas encerrado na igreja, mas que seja a bússola que te guia ao encontro do SENHOR que manhã após manhã, tarde após tarde, noite após noite, te diz: “Eu te ouvi, diz o SENHOR” (v. 19).
A verdade precisa ser anunciada a TODOS, assim como Josias fez (conforme veremos no capítulo de amanhã). Mesmo que muitos se escandalizem ou não dêem atenção, os fiéis soldados do exército do Deus vivo erguerão a bandeira da salvação em inabalável convicção de que ainda não estão em casa!
Há celebração no Céu, ansiedade por parte dos anjos, todos os seres viventes unem-se num só louvor e Cristo derrama as Suas últimas lágrimas de amor!
Preparemo-nos, meus irmãos, continuemos sendo Reavivados pela Palavra, pois eis que o Rei vem vindo!

Bom dia, igreja invisível de Deus!

*Leiam #2Reis 22
Rosana Garcia Barros


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Infelizmente muitos têm se enredado no engano de desmerecer a igreja do SENHOR e a importância de congregarmos. A nossa adoração não pode restringir-se a quatro paredes apenas. Nós somos a igreja de Cristo e não podemos pensar que o fato de estarmos dentro da igreja nos habilita para o Céu. Mas, a verdadeira adoração deve estar contida em nosso coração para que então ir à igreja se torne o ápice de nosso encontro com o Eterno. Muitos estão a adorá-Lo de forma errada, mas estes “sinceramente errados”, a partir do momento que se depararem com a verdade, precisarão arrepender-se, pois não são mais ignorantes (Atos 17:30).
Despertai, igreja do Deus vivo!

Comentário por Ivan Barros

GLORIA A DEUS

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

Glória a Deus! Lindo texto

Comentário por Ana




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: