Reavivados por Sua Palavra


2Reis 1 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
20 de maio de 2016, 6:35
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Reis1 / Texto base: versículo 3.

O segundo livro dos Reis já inicia com mais um reinado fadado ao fracasso. O filho de Acabe havia adquirido uma doença após uma queda e não descansaria enquanto não soubesse o que lhe iria sobrevir. Só que ao invés de consultar ao Deus de Israel, SENHOR dos Exércitos, mandou seus mensageiros consultarem ao deus de Ecrom, cujo nome significa “senhor das moscas”.
Que troca insana! Desde que o pecado entrou no mundo, a maioria quase que absoluta tem feito a mesma coisa. Não foi à toa que só entraram na arca, Noé e sua família. A insanidade era tanta que o homem deu as costas ao Criador de todas as coisas, para adorar a todas as coisas criadas.
O “senhor das moscas” representa tudo aquilo no qual depositamos a inteira confiança que só deveria pertencer ao SENHOR dos senhores.
Mas todo aquele que cumpre o ASSIM DIZ O SENHOR, como Elias, recebe as características de um verdadeiro filho do Reino. A descrição exterior de Elias (v. 8 ) não foi o real motivo de Acazias reconhecê-lo, mas uma confirmação visual de alguém que o rei já sabia quem era: “É Elias, o tesbita” (v. 8 ).
Contudo, a profecia de Elias trouxe desassossego ao coração do enfermo rei, que mandou buscá-lo. E por mais duas vezes, Deus manifestou o Seu poder fazendo descer fogo do Céu para consumir os soldados de Acazias. O título de homem de Deus havia sido desqualificado por profetas que não honraram o ASSIM DIZ O SENHOR, mas Elias deixou bem claro que ele era, DE FATO, UM HOMEM DE DEUS. Títulos não dizem nada quando quem os representa não vive conforme exigem as suas qualificações.
Ser chamado de homem de Deus ou mulher de Deus não lhe dá o direito automático ao Céu. Mas um homem ou mulher de Deus que verdadeiramente vivencia este título, como Acazias disse sobre Elias, o mundo dirá sobre aquele(a): “É Elias!” O seu nome, aparência (v. 7-8) e atitudes (v. 10 e 12) declaram ao mundo em alto e bom som que só o SENHOR é Deus!
A missão do profeta era transmitir a Palavra do SENHOR e conduzir o povo ao arrependimento. Foi o que Elias fez em todo o seu ministério. Foi extremamente zeloso em cumprir a vontade de Deus e ir exatamente para onde Deus o mandava (v. 15).
Aquela chuva de fogo atingiu apenas alguns, porém, chegará o tempo em que será uma execução em massa do juízo de Deus sobre os ímpios.
Toda vida é preciosa aos olhos de Deus (v. 13), porém, o valor dado por Deus não nos impede de rebaixar este grande valor a um montão de cinzas.
A justiça de Deus não é para oferecer medo, mas é salvação. “Sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24).
Muitas vezes Deus nos reprova aqui para que não sejamos reprovados para a eternidade. Acazias não se deu por satisfeito até ouvir da boca do próprio Elias as mesmas palavras condenatórias ditas antes.
Meus irmãos, fomos criados para a felicidade eterna, não para condenação. Pois o castigo foi “preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).
Correr atrás de coisas ao invés do SENHOR das coisas significa, no mínimo, insanidade e ignorância.
Muitos podem até ignorar a Palavra de Deus, mas não podem evitar que ela se cumpra: “Assim, pois, morreu [Acazias], segundo a palavra do SENHOR” (v. 17).
Chegará o tempo em que descer fogo do céu não será mais um sinal evidente do poder do SENHOR, mas astúcia de Satanás para enganar a humanidade (Leiam Apocalipse 13:13). E o que nos ajudará a discernir o fogo do SENHOR do fogo da maldição? A nossa caminhada com Deus. Não importava para onde Elias fosse, ele andava perante a face de Deus. E nós?
Temos andado em conformidade com a vocação que recebemos do Alto? Deus dizia a Elias: Suba. E ele subia. Deus dizia: Desça. E ele descia. Deus dizia: Vai. E ele ia. Deus dizia: Fica. E ele ali permanecia.
Que nossa vida seja uma revelação de que somos, DE FATO, homens ou mulheres de Deus.

Bom dia, homens e mulheres do SENHOR dos Exércitos!

*Leiam #2Reis 1

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Uauuu, maravilhoso este comentário, muito sábia na explicação hein, Deus vos abençoe ricamente que possa continuar assim sempre.

Comentário por Roberto Silva




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: