Reavivados por Sua Palavra


I Reis 16 – Comentários Selecionados by jefersonquimelli
13 de maio de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-7 Deus destruiu os descendentes de Jeroboão por seus flagrantes pecados e, mesmo assim, Baasa repetiu os mesmos erros. Ele não aprendeu do exemplo daqueles que vieram antes dele; ele não parou para pensar que seu pecado seria punido. Aprenda do seu passado, da experiência de outros e das vidas daqueles cuja histórias são contadas na Bíblia. Não repita erros. Life Application Study Bible Kingsway.

Jeú. Assim como seu pai antes dele (v. 2Cr 16.7-10), Jeú levou ao rei uma palavra de condenação. Foi enviado do sul para o norte, de modo bem semelhante ao homem de Deus proveniente de Judá (13.1) e, posteriormente, ao profeta Amós. Bíblia de Estudo NVI Vida.

embriagando-se. O fato de Elá estar se embriagando em Tirza enquanto o seu exército estava sitiando Gibetom (v. 15) indica que ele tinha pouca percepção das suas responsabilidades como rei. Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 Depois de assassinar Elá e lhe tomar o trono, Zinri reinou apenas sete dias, quando Onri e seu exército o sitiaram em Tirza. No entanto, o suicídio de Zinri – porque ele incendiou o palácio de Tirza estando lá dentro – teve consequências permanentes. Até aquele momento, Tirza era a capital de Israel, mas Onri estabeleceu em Samaria a nova capital, e a outrora grande cidade de Tirza desapareceu da história. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

15 reinou Zinri sete dias em Tirza. A história de Israel, o Reino do Norte, foi cravejada de frequentes golpes políticos ou tentativas de golpe. Judá, o Reino do Sul, mostrou ser um tanto mais estável, talvez porque seus reis continuaram a ser descendentes de Davi. Mas a instabilidade de Israel, no Norte, também pode ser atribuída ao desprezo de seus reis pela aliança mosaica. A agitação política era a maneira de Deus disciplinar e renovar a liderança de Israel (11.29-39; 14.7-11; 16.1-4; 21.19-22; 2Rs 1.2-4). Bíblia de Genebra.

22 Tibni morreu. Naqueles tempos de guerra civil, era desnecessário dizer do que morreu! Onri, o vencedor, historicamente [não espiritualmente] tornou-se um grande rei, segundo a arqueologia. Bíblia Shedd.

24 Samaria, localizada 11,3 quilômetros ao norte de Siquém, era a cidade ideal para sediar a capital do Reino do Norte, pois era imune a praticamente qualquer ataque, estando cerca de 90 metros acima dos vales férteis que a cercavam (ver 20.1-21; 2Rs 6.25; 18.9,10). Os arqueólogos descobriram que ela foi adornada por Onri e Acabe com estruturas magníficas, para concorrer com as edificações de Salomão em Jerusalém. Depois dessa época, o Reino do Norte passou a ser designado pelo nome de sua cidade real, assim como o Reino do Sul era identificado por sua capital, Jerusalém (ver, e.g., 21.1; Is 10.10, Am 6.1). Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

Ficava a cerca de 60 km ao norte de Jerusalém. Samaria podia ser defendida com facilidade e tornou-se a capital permanente de Israel (20.1; 2Rs 6.24; 10.17; 13.6; 18.9-10). Contudo, algumas vezes, “Samaria” refere-se ao Reino do Norte como um todo (2Rs 17.24; Am 3.9, 12). Bíblia Shedd.

O ato estratégico de construir Samaria quase se equipara, em importância política, ao ato de Davi em construir a cidade de Jerusalém ao redor da fortaleza central de Sião, a qual conquistara dos Jebuseus (2 Sm 5.6-10). As muralhas, que os arqueólogos desenterraram são as mais poderosas de todas as fortificações deitas no oriente, na antiguidade; a paz que assim obteve, levou a cidade de Samaria a se tornar, no decurso de um século apenas, um centro de riqueza, idolatria e luxúria (cf Is 8.4; Am 6.1-11). Bíblia Shedd.

30 mais do que qualquer outro. Onri pecou mais do que os que reinaram antes dele (cf. v. 25), e Acabe pecou mais que seu pai. A iniquidade tornou-se progressivamente na casa real do Reino do Norte. Quase terça parte do material narrativo de 1 e 2Reis diz respeito ao período de 34 anos do reinado de Acabe e dos seus dois filhos, Acazias e Jorão. Nesse período, ficou especialmente intensa a luta entre o reino de Deus (cujos campeões eram Elias e Eliseu) e o reino de Satanás. Bíblia de Estudo NVI Vida.

31 Os nomes dos filhos de Acabe (Acazias, “O SENHOR segura”) e Jorão, “O SENHOR é exaltado”) levam a crer que ele não pretendia substituir o culto aoSenhor pelo culto a Baal, mas adorar as duas deidades de modo sincretista. Bíblia de Estudo NVI Vida.

32 templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria. Acabe importou imediatamente a adoração ao Baal fenício da sua esposa para o Reino do Norte, ao construir-lhe um templo em Samaria, assim como Salomão construíra o templo do Senhor em Jerusalém. Esse templo pagão e sua pedra sagrada … foram posteriormente destruídos por Jeú (2Rs 10.21-27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

34 reconstruiu Jericó. Não significa que Jericó tinha permanecido desabitada desde a sua destruição por Josué (v. Js 18.21; Jz 1.16; 3.13; 2Sm 10.5), mas que permaneceu como aldeia sem muros. Durante o reinado de Acabe, Hiel fortificou a cidade reconstruindo seus muros e portões (v. em 9.17 uso semelhante de “reconstruir”). Assim foi violada a intenção de Deus de deixar as ruínas de Jericó (Js 6.26) como lembrança perpétua de que Israel recebera a terra de Canaã da mão de Deus como uma dádiva da Sua graça. Por isso, Hiel sofreu os efeitos da  maldição impetrada por Josué. Bíblia de Estudo NVI Vida.

 


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Muito bom esse estudo

Comentário por Crismacleiton




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: