Reavivados por Sua Palavra


I Reis 13 – Comentários selecionados by jquimelli
10 de maio de 2016, 7:55
Filed under: Sem categoria

um homem de Deus. Nenhuma passagem bíblica oferece seu nome. … Deus sempre teve mensageiros, que nem sempre se tornavam famosos; o importante é entregar a mensagem e viver fiel a ela. Bíblia Shedd.

sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos. Essa profecia teve cumprimento durante o reinado de Josias (2Rs 23.15-20). Ao queimar ossos humanos sobre o altar, Josias contaminou-o e o tornou impróprio para continuar a ser usado como um recinto sagrado. Bíblia de Genebra.

ora por mim. Ele [o rei] ainda não tinha ido longe demais, de modo que o Senhor não o pudesse perdoar. Se o rei estivesse disposto a se converter de seu mau caminho e tivesse pedido pela restauração de seu coração, o caminho teria sido aberto para que a nação voltasse a Deus, e teria acontecido uma poderosa reforma por toda a terra de Israel. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 874.

nem comeria pão, nem beberia água. Se o profeta aceitasse a hospitalidade do lugar, isso significaria que ele estava aprovando as políticas de Jeroboão. Bíblia de Genebra.

19 voltou ele. Um profeta de Deus não pode voltar do caminho que Deus lhe indicou; deve continuar fiel a ele. … Ao ir contra as instruções divinas diretas, colocou-se no terreno do inimigo, onde o Senhor não podia estar com ele. CBASD, vol. 2, p. 874, 875.

22 teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. Era considerado importante ser sepultado juntamente com os próprios ancestrais, no sepulcro da família (1Rs 1.21; Gn 24.32; 2Sm 2.32; 17.23). Bíblia de Genebra.

24 um leão. Em profecias bíblicas, o leão é sempre apresentado como um agente do julgamento divino (Is 35:9; Dn 7:4; Os 13:7; Am 5:19). Andrews Study Bible.

um leão o encontrou. A punição parece ser severa para alguém que simplesmente caíra numa armadilha sedutora de um falso profeta. Mas o homem de Deus recebera ordens diretamente do Senhor (8 e 9), portanto nenhuma pretensa revelação deveria fazê-lo duvidar da palavra de Deus; tais conversações levaram Adão e Eva à perdição, juntamente com seus descendentes (Gn 3.12, 13). Bíblia Shedd.

Profetas com frequência encontram leões, mas enquanto estiverem ocupados no serviço de Deus não tem razão para temer. Ninguém tem mais razões para ser ousado ou corajoso do que um mensageiro que é obediente às ordens do Senhor. CBASD, vol. 2, p. 875.

31 junto aos ossos dele. Isto é, “coloquem o meu corpo ao lado do dele. Fomos irmãos em vida, seremos irmãos na morte”. Os ossos de ambos os profetas foram encontrados pelo rei Josias quando profanou o altar em Betel, queimando nele ossos humanos dos sepulcros, mas os ossos dos dois profetas não foram tocados (2Rs 23:17, 18). CBASD, vol. 2, p. 875.

32 Samaria. Este nome pode designar tanto a futura capital do reino do norte quanto o território pertencente a este reino. Andrews Study Bible.

33 Jeroboão estava se tornando outro Faraó: quanto mais sinais eram dados presenciar, tanto menos se arrependia, endurecendo seu coração contra Deus. Bíblia Shedd.

Confie no que a Palavra de Deus diz em vez do que alguém diz que é verdade. E não dê atenção àquilo que outros proclamam ser mensagens de Deus se suas palavras contradizem a Bíblia. Bíblia Shedd.

 


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia! Porque o profeta velho não recebeu também uma condenação de Deus, visto que mentiu e fez o outro profeta voltar? Obrigada

Comentário por Patricia C. Leandro Romão

Olá Patrícia, boa tarde!

O foco do texto é no “homem de Deus”. Não há relato sobre o que houve com o profeta velho, mas sabemos que Deus em sua justiça trará tudo a juízo.

Um texto que me traz alívio nesses momentos de dúvida está em Deuteronômio 29:29, segue:

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”
‭‭Deuteronômio‬ ‭29:29‬

Graça e paz,

Ivan Barros
Equipe RPSP

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: