Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 8 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
5 de maio de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis8

“Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos Seus estatutos e guardardes os Seus mandamentos, como hoje o fazeis” (v. 61).

Na primeira parte do capítulo de hoje, a referência à arca da aliança se repete sete vezes. Por sete vezes a palavra arca é citada e, a sétima vez, é mencionando o conteúdo dela: as tábuas dos dez mandamentos. Coincidência? Não. Providência.
O templo havia sido concluído. Uma solenidade de abertura foi realizada por Salomão. E em sua primeira fala, o rei confirma a promessa que Deus fez com Davi, seu pai. O que Davi havia proposto em seu coração, o SENHOR concedeu a Salomão realizar. O que nos diz que muitos podem ser os nossos sonhos, mas o realizar vem de Deus. E os maiores e melhores empreendimentos não nascem em reuniões ou em canteiros de obras, mas no coração. O que Davi havia resolvido no coração (v. 18 ), Deus redundou em ação: “Assim, cumpriu o SENHOR a Sua palavra que tinha dito” (v. 20).
Deus cumpre fielmente cada uma de Suas promessas! Ele não falha! “segundo tudo o que prometera; nem uma só palavra falhou de todas as Suas boas promessas” (v. 56).
Salomão ora a Deus. E que oração! Tremenda mensagem de fé em atitude de humildade diante do Deus único que o céu dos céus não pode conter (v. 27).
É como se fosse uma oração resposta ao que Deus lhe falou. Lembram? Está escrito em 2 Crônicas 7:14 e 15.
Todo pecado, ABSOLUTAMENTE TODO, poderia ser perdoado caso o pecador se arrependesse e buscasse esse perdão. A Casa do SENHOR seria um ponto de referência para o trono da graça de Deus. Aquele lugar realmente não poderia comportar o SENHOR dos senhores (v. 27), no entanto, era lugar de habitação da Sua glória (v. 11). A glória de Deus habita onde Sua Palavra tem lugar de honra. As tábuas da Lei foram colocadas dentro da arca da aliança, dentro do lugar Santíssimo do templo, ou seja, no lugar mais importante onde Deus manifestava a Sua glória (Shekinah). Porque “foi do agrado do SENHOR, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la GLORIOSA” (Isaías 42:21). A Lei de Deus fazia diferenciação entre Israel e os demais povos. E a obediência trazia bênçãos tais ao povo, que despertava a curiosidade dos outros, de maneira que todos os povos da terra ficavam sabendo que “o SENHOR é Deus e que não há outro” (v. 60). E HOJE? É diferente? Ou Deus ainda conserva um povo que faz distinção entre o certo e o errado, entre a Lei do SENHOR e as tradições de homens?
O conselho do sábio rei no verso base de hoje, resume bem a ênfase deste capítulo. Ter um coração perfeito aos olhos de Deus, é olhar para Deus quando tudo em sua volta é imperfeito. Pois “não há homem que não peque” (v. 46), e se não estivermos com o coração voltado para o Único que é conhecedor de todo coração (v. 39), a chaga mortal do pecado que nos assedia impedirá a conversão.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).
No Salmo 23, Davi termina com uma linda frase: “e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre” (Sl. 23:6). O sonho que ele não pôde ver realizado aqui nesta vida, sabia que viveria eternamente na Casa não feita por mãos humanas. E o seu desejo em ser participante da glória de Deus era tão grande, que compôs o maior Salmo e maior capítulo da Bíblia exaltando a excelência da Lei do SENHOR.
E no verso 11 deste Salmo, ele diz: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti”. Eis o segredo da vitória de Davi. Eis o caminho da vitória para cada filho de Deus. A “lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12).
Que ao irmos à Casa de Deus, nosso coração esteja aberto para ser REAVIVADO PELA SUA PALAVRA, então, de lá sairemos “alegres e de coração contente por causa de todo o bem que o SENHOR fizera” (v. 66).

Bom dia, homens e mulheres de coração perfeito para com o SENHOR!

*Leiam #1Reis 8


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Muito boa abordagm!!!

Comentário por Elcio Jr

AMEM QUE SEMPRE ESTEJA NA SUA PRESENÇA

Comentário por antonio carlos jose soares

Comentário maravilhoso e edificante!

Comentário por Carol




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: