Reavivados por Sua Palavra


1 Reis 5 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
2 de maio de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Reis5

“Porém a mim o SENHOR, meu Deus, me tem dado descanso de todos os lados; não há nem inimigo, nem adversidade alguma” (v. 4).

Este verso acima trata-se do sonho de consumo de todo ser humano. Quem não quer descanso, paz? Salomão afirmou que a sua vida era tão abençoada, mas tão abençoada, que ninguém o incomodava e que nenhum problema o afligia.
Uau! Sua vida era um verdadeiro oásis no deserto… do ponto de vista do próprio Salomão.
Na verdade, as suas alianças de paz com os outros povos geralmente eram feitas mediante o casamento. E os casamentos de Salomão foram a causa de futuros problemas e de grande corrupção entre o povo de Deus e em seu próprio coração.
Cristo disse: “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo” (João 16:33).
Salomão foi o escolhido para construir o primeiro templo, a primeira igreja. Seria uma obra suntuosa e riquíssima. Mas seus muitos matrimônios o fariam perder o foco do que realmente importava: o Deus do templo.
Quando a Bíblia diz que passaríamos por momentos ruins neste mundo, não afirma que sempre podemos identificá-los. Ou seja, nossa vida pode estar muito boa… aos nossos olhos. Percebem?
Salomão, apesar de ter recebido do SENHOR sabedoria extraordinária, permitiu que a sua fraqueza o dominasse. E quando isto acontece, meus irmãos, é a pior aflição que pode existir. Porque pode ser por meio de um pecado acariciado que minha vida corre o sério risco de ficar limitada a este mundo. Não está escrito que neste mundo poderemos passar por aflições, mas que no mundo passamos aflições. Quer sejam elas do tamanho de um elefante, ou microscópicas. E podem acreditar, as vezes é melhor enfrentarmos um “elefante” que podemos ver, do que algo que aparentemente não conseguimos identificar como sendo destrutivo.
Em muitos casos firmamos alianças que Deus não aprova, e procuramos ajuda de forma errada e no lugar errado.
Salomão pediu a ajuda de Hirão, rei de Tiro (v. 1), porque dizia que em Israel não havia quem cortasse madeira como os sidônios (v. 6). E veremos que a aliança feita entre Salomão e Hirão (v. 12) foi mediante casamento com alguma princesa de Tiro, e que esta união levou o rei a seguir Astarote, deusa dos sidônios (1 Reis 11:5).
Portanto, amados, a paz que Salomão julgava ter não passava de uma tranquilidade fajuta que o levava para a mortal zona de conforto.
Contudo, quando vamos ao encontro da única forma pela qual conseguimos achar descanso, a paz que nos preenche “excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7).
Quando entendemos que ter bom ânimo vai além de nossa falsa impressão de alegria, mas sim da alegria que emana da cruz.; quando nossa mente finita se encontra com o Infinito; quando compreendemos que o objeto de dor transformou-se em objeto do amor; então nossos olhos se voltam para o único lugar onde podemos encontrar descanso: aos pés do Salvador.
Ele firmou uma aliança eterna com a humanidade, entretanto, só entrarão pelos portais da Casa Celestial “todo aquele que nEle crê” (João 3:16).
A missão de Salomão era a de edificar uma casa para o SENHOR. A missão de Cristo foi de nos ensinar a sermos “casa espiritual” (1 Pedro 2:5), para que, por meio de Seu sacrifício, possamos em breve estar para sempre na Casa que Ele mesmo nos preparou “desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).
Antes de fazermos preparativos paliativos para a edificação de qualquer coisa, mesmo que tenha a ver com atividades espirituais, precisamos ir ao encontro de Jesus. “Vinde a Mim” (Mateus 11:28) não é um convite avulso, mas está intimamente ligado com a última frase de Cristo antes da morte: “Está consumado” (João 19:30).
Prestem atenção! É como se Jesus nos dissesse assim:
— Filhos, neste mundo em que vocês vivem não há como não ter aflições. Mas não precisam perder a esperança, pois Eu já venci tudo o que lhes aflige e tudo o que vocês julgam ser inofensivo (mas que, de fato, é nocivo). Basta virem até Mim e Eu darei a vocês descanso para o coração e leveza para a alma!

Pronto! O caminho do Céu é esse. Imitações mundanas de descanso e a busca por ajuda no terreno do inimigo podem até causar encantamento passageiro, porém, como tudo neste mundo, um dia tem fim.
Precisamos abolir os paliativos e nos apegar ao Único que É A VERDADE! Que o nosso descanso não dependa das circunstâncias, mas de um Deus que usa de circunstâncias boas ou não para nos salvar!

Bom dia, homens e mulheres que descansam no SENHOR!

*Leiam #1Reis 5

Rosana Garcia Barros


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Louvado seja Deus. Nesse mundo sempre teremos problemas, sendo pequenos ou grandes, como ela disse. Porém, o que sempre mais precisamos é de Deus… todos nós. Que nós busquemos Ele sempre, todos dias, independente de tudo. Esses estudos andam me ajudando a sempre tirar lições edificantes da Palavra de Deus, obrigado!

Comentário por Rennan.N




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: